CALADA NOITE PRETA

Ambiências Noturnas e o Medo do Outro

Autores

  • Nathalia Moreira Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18830/http://dx.doi.org/10.18830/issn.2238362X.n2.2018.8

Palavras-chave:

Ambiências noturnas. Medo. Alteridade.

Resumo

Ambiências noturnas carregam consigo associações comuns e globais com o escuro e o vazio, que possibilitam o afloramento de sentimentos como o medo, uma das grandes preocupações urbanas que afligem planejadores e projetistas desde o início da história das cidades. No entanto, apesar do assunto ser geralmente levantado em função de seus aspectos objetivos, como índices de segurança ou até mesmo iluminação, este artigo, que traz como tema o medo do Outro (espaço ou indivíduo) em ambiências noturnas, se pauta na subjetividade, que permite uma compreensão mais holística das ambiências e dos processos entre sujeito e espaço a elas vinculados. Assim, buscando-se analisar os aspectos subjetivos que relacionam os sujeitos, o medo e a cidade noturna, propõe-se como metodologia a Etnotopografia (tipo de etnografia onde o suporte da análise de grupos socioculturais se dá través do espaço em si). As conclusões evidenciam que está nas relações de alteridade a questão chave da presente temática e que é o contato aproximado com o Outro que minimiza o sentimento de medo na cidade à noite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Moreira Carvalho

Arquiteta e urbanista, doutoranda PPG-FAU/UFRJ. Mestre em Ciências da Arquitetura pelo ProArq-UFRJ; especialista em iluminação; pesquisadora do laboratório de arquitetura, subjetividade e cultura - LASC/UFRJ; professora de Percepção Visual do Instituto de Ensino Superior Brasileiro e Instituto Jamile Tormann.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

Carvalho, N. M. (2019). CALADA NOITE PRETA: Ambiências Noturnas e o Medo do Outro. Revista Estética E Semiótica, 8(2), 99–112. https://doi.org/10.18830/http://dx.doi.org/10.18830/issn.2238362X.n2.2018.8