PLATÃO ”“ O BANQUETE

Autores

  • Flávio R. Kothe Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n1.2011.01

Palavras-chave:

Banquete, Simpósio, Platonismo, Sócrates

Resumo

Será que Platão se confunde com o platonismo? Será que acima de ser um filósofo ele não era antes um escritor, um dramaturgo de ideias? O Simpósio é estratégico para essa questão, pois está em jogo mais que a releitura de um texto, mas examinar se o platonismo, base do cristianismo, trai pulsões básicas de sua obra, uma leitura parcial e errônea, em desacordo com a estruturação estratégica do texto. O que Platão mesmo pensava, e que não coincide com a fala de qualquer um de seus personagens ”’ embora haja a tendência de confundir Sócrates com Platão e o personagem Sócrates com a figura histórica de Sócrates ”’, importa menos do que os seus textos propiciam por sua organização literária. Até onde nos leva a assertiva de Alcibíades no sentido de que Sócrates era basicamente irônico, nunca dizendo o que realmente estava pensando, antes dizendo o contrário do que ia em sua mente?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio R. Kothe, Universidade de Brasília - UnB

Professor titular de Estética na FAU/UnB, autor de obras sobre o cânone literário brasileiro, a narrativa trivial, a teoria literária e a arte comparada, tradutor de Nietzsche, Marx, Kafka, Benjamin, Adorno, Habermas e outros, autor de poemas, contos e novelas.

Downloads

Publicado

29-11-2011

Como Citar

Kothe, F. R. (2011). PLATÃO ”“ O BANQUETE. Revista Estética E Semiótica, 1(1), 1–20. https://doi.org/10.18830/issn2238-362X.v1.n1.2011.01

Edição

Seção

Artigos