Narrativa da desigualdade na arquitetura da pobreza

Autores

  • Elza K. N. N. do Couto UFG
  • Antonio Busnardo Filho FIAM/FAMM

Palavras-chave:

cidade; urbano; análise do discurso ecossistêmica; ecolinguística; desigualdade.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta analisar, a partir da Análise do Discurso Ecossistêmica/Ecológica (ADE), os efeitos de sentido no discurso legal que trata da questão da Habitação de interesse Social (HIS), considerando a própria cidade como um discurso, ampliando a análise para além do texto da lei. Os discursos sobre a preocupação com a população carente sinalizam a segregação do espaço público, que setoriza a cidade e o uso do solo, a partir de interesse de empreendedores. Isto gera a desigualdade e aquilo que aqui se permitiu chamar de arquitetura da pobreza. Considerando as propostas do Ministério das cidades e do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, e as HIS, no espaço urbano, encontra-se a possibilidade de aproximação da compreensão das cidades e do discurso/narrativa, a partir da aparente bondade das elites políticas que erguem impessoais conjuntos habitacionais na periferia das grandes cidades, que não diminuem o sofrimento dos desprivilegiados, mas afirmam a manutenção de um discurso de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza K. N. N. do Couto, UFG

Possui pós-doutorado em Linguística na UNB, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Semiótica Greimasiana ,Análise do discurso, Antropologia do Imaginário Durandiano e Ecolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e imaginário dos meninos de rua, linguagem, identidade e imaginário em textos escritos e orais, linguagem e meio ambiente(ecolinguística) e ciganologia. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa NELIM- Núcleo de Ecolinguística e Imaginário.

Antonio Busnardo Filho, FIAM/FAMM

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil(2002)
professor do Centro Universitário de Várzea Grande , Brasil

Referências

BERQUE, Augustin. Écoumène: introduction à l’étude des millieux humains. Paris: Édition Belin, 1987.
CARVALHO, Celso Iso Santos; ROSSBACH, Anaclaudia (org.). O estatuto da cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades: Aliança das Cidades, 2010.
CARVALHO, José Carlos de Paula. Antropologia das organizações e educação: um ensaio holonômico. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
CARVALHO, J. C. de P. A Educação fática: construção, vieses e projetividade. Cuiabá: Ver. De Educação Pública, v. 4, n. 6, jun./dez. 1995.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
COUTO, H. H. A comunidade de fala Fazenda do Zé Artino. Disponível em:
http://meioambienteelinguagem.blogspot.com.br, 2016 (acesso: 20/02/2016).
COUTO, H. H.; COUTO, E. K.; BORGES, L. O. Análise do discurso ecológica. Campinas: Pontes, 2015.
DURAND, Gilbert. La cité et les divisions du royaume. In: BRILL, E. J. ”“ L’Une et le divers. Leiden: Editeur Adolf Portmann et Rudolf Ritsema, 1980.
DURAND, Gilbert. Figures mythiques et visages de l’oeuvres: de la mythocritique à la mythanalyse. Paris: Berg International, 1979.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
HILLMAN, James. Cidade & alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
MARICATO, Ermínia. O estatuto da cidade periférica. In: CARVALHO, Celso Iso Santos; ROSSBACH, Anaclaudia (org.). O estatuto da cidade: comentado. São Paulo: Ministério das Cidades/Aliança das Cidades, 2010.
SÃO PAULO (Município). Plano diretor Estratégico. Diário oficial da cidade de São Paulo, ano 59, nº 140, 01 de agosto de 2014.
SECCHI, Bernardo. La città dei ricchi e la città dei poveri. Bari, Itália: Editori Laterza, 2013.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

do Couto, E. K. N. N., & Filho, A. B. (2018). Narrativa da desigualdade na arquitetura da pobreza. Ecolinguística: Revista Brasileira De Ecologia E Linguagem (ECO-REBEL), 4(2), 65–82. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/erbel/article/view/12362

Edição

Seção

Artigos