A busca pela cultura da paz por meio da mediação: o projeto de extensão existente em Santa Cruz do Sul como política pública no tratamento de conflitos1

Ana Carolina Ghisleni, Fabiana Marion Spengler

Resumo


O presente artigo analisa e apresenta os benefícios do projeto de extensão existente na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, o qual utiliza a mediação de conflitos como instrumento consensual e democrático no tratamento de litígios. É incontestável a necessidade se buscar uma cultura de paz e isso que pode ser feito com a utilização do mecanismo, pois se fundamenta na possibilidade dos próprios indivíduos resolverem seus conflitos e na responsabilização pela decisão construída. Os resultados obtidos com referido projeto são muito positivos, demonstrando que a judicialização dos conflitos é um paradigma que pode ser modificado e que inciativas como esta são importantes meios de transformação e evolução social, promovendo inicialmente o avanço da comunidade local para posteriormente alcançar o amplo progresso social.


Palavras-chave


Conflito; Cultura de paz, Mediação

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
A obra Revista Direito & Sensibilidade de http://seer.bce.unb.br/index.php/enedex/ foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.