
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191   

Recebido: 07/10/2018 
Aprovado: 01/12/2018

Samuel Wainer: entre Diretrizes e Ultima Hora 

Thiago Fidelis1 

Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir uma parte da trajetória 
de Samuel Wainer, jornalista que entrevistou em 1949 Getúlio Vargas, em sua 
propriedade no interior do Rio Grande do Sul. Dentre os vários assuntos 
discutidos, o então senador e ex-presidente teria declarado que seria novamente 
candidato ao posto máximo do Executivo na eleição do ano seguinte. A partir daí 
Wainer, que durante o governo de Vargas teve sua revista, Diretrizes, fechada por 
conta da ação da censura e exilou-se para fugir da repressão do Estado Novo, 
acabou se aproximando do político gaúcho e foi um dos repórteres que 
acompanhou toda a candidatura vitoriosa de Getúlio. Pouco tempo depois da 
posse, em 1951, o jornalista fundou o jornal Ultima Hora, publicação que 
disputaria espaço no campo jornalístico para, ao contrário dos outros diários, 
defender o governo e o legado de Vargas, buscando direcionar as ações do 
mandatário de maneira positiva. Assim, foi discutido o caminho de Wainer entre 
Diretrizes e Ultima Hora, indicando como o então perseguido político passou a 

1 Doutor em Ciências Sociais pela Unesp. Trabalho vinculado à tese de doutorado, financiado pela CAPES. 
E-mail: fidelisrp@gmail.com

02035471109
DOI: 10.26512/emtempos.v1i33.23683



276 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

ser uma das figuras mais próximas de Vargas durante seu último governo (1951-
1954).   
Palavras-chaves: Samuel Wainer; Diretrizes; Ultima Hora. 
 
Abstract: The main purpose of this paper is to discuss Samuel Wainer's trajectory 
as the journalist who interviewed Getúlio Vargas, in 1949, in the Rio Grande do 
Sul (Brazil) countryside ex-president's property. Among all the issues addressed, 
the Senator (at that moment) Vargas suggested he would be a candidate for the 
maximum public position in Brazilian Executive System during the elections of the 
following year. From this moment on, Wainer, who, in Vargas's first government, 
was forbidden to publish the magazine Diretrizes because of the censorship; and 
who exiled himself to escape the repression of the New State, just approached 
the politician and became one of the most important journalists who followed 
Getúlio's victorious campaign. After the Presidential inauguration (1951), the 
journalist created the paper Ultima hora, a publication that would fight for space 
in the journalistic field, because, unlike other newspapers, it defended 
government and Vargas's legacy, seeking to direct the actions of the 
representative in a positive way. Thus, the objective of our research was to discuss 
Wainer's “evolution” from Diretrizes to Última hora, indicating how the victim of 
political persecution converted himself in one of the characters who were closer 
to Vargas in his last government (1951-1954). 
Keywords: Samuel Wainer; Diretrizes; Ultima Hora. . 
 
 

Na campanha eleitoral de 1950, a figura de Getúlio Vargas  foi  extremamente 

combatida pelos jornais de maior tiragem no país, desejosos de aniquilar a movimentação 

eleitoral do ex-presidente. Sua candidatura ganhou proporções nacionais a partir de uma 

reportagem feita por Samuel Wainer, repórter dos Diários Associados (DA), que 

funcionou como uma espécie de estopim para a mobilização do então senador rumo à 

presidência. 

O jornalista viajou até ao Rio Grande do Sul para fazer uma reportagem sobre as 

plantações de trigo da região e, após sobrevoar propriedades do então senador em São 

Borja, decidiu tentar conversar com o proprietário, já que ele era cotado como um possível 

nome para a eleição presidencial em 1950. A entrevista foi concedida e a candidatura 

confirmada (WAINER, 1988, p. 26-29), após questionamentos em relação à política 

nacional. Nas próprias palavras do jornalista: 

 
- E se o senhor viesse a ser candidato? - perguntei. 



277 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

- Eu não sei... - começou Vargas. - Mas pode dizer uma coisa: eu 
voltarei (...) Tremi. Ele pronunciara duas palavras mágicas. Desde 
que Getúlio deixara o poder, pichações em muros de centenas de 
cidades do país repetiam uma frase: “Ele voltará”. Agora a frase era 
formulada na primeira pessoa. Em seguida, repetiu as palavras 
mágicas e acrescentou uma ressalva que cairia como uma bomba 
sobre o mundo político brasileiro: 
- Eu voltarei. Mas não como líder de partidos, e sim como líder 
de massas (…) Fui para o aeroporto e voei para São Paulo. Na 
segunda-feira passei pela sede dos Diários Associados, na rua 7 de 
abril, e deixei uma cópia da reportagem na mesa de Assis 
Chateaubriand, acompanhada de várias fotos. Segui para o Rio de 
Janeiro. Como não se imprimiam jornais durante o carnaval, 
tampouco na Quarta-Feira de Cinzas, eu teria de esperar pela quinta-
feira para ver impresso o resultado da minha entrevista com Getúlio. 
Valeu a pena esperar: como previa Pasqualini, foi uma bomba que, 
detonada na fronteira gaúcha, espalharia estilhaços por todo o país 
(WAINER, 1988, p. 22-23). 
 

Na reportagem publicada no dia 03 de março, com  grande destaque em O Jornal, 

a  fala de Vargas  não apontava para uma volta imediata (como colocada  no livro de  

memórias  do jornalista), sendo que ele se declarava um líder de massas e que agiria como 

tal (O Jornal, “O  DEBATE  DA  SUCESSÃO  PRESIDENCIAL  NÃO  PODERÁ  SER  

MAIS  CONTIDO”, 03/03/1949). Ainda assim, o efeito da publicação da entrevista foi 

bastante importante, uma vez que, embora muito se especulasse sobre a postura do ex-

presidente e suas possíveis movimentações em relação à candidatura, não havia nada 

ainda documentado sobre o assunto.  

Mesmo sem ser anunciada oficialmente, a candidatura de Vargas começou a 

ganhar apoio e, consequentemente, o ataque de vários órgãos da imprensa foi acentuado, 

sendo que publicações como O Estado de S. Paulo (OESP) e O Globo foram umas dessas 

principais vozes de oposição. Enquanto isso, Wainer passou a acompanhar o político 

gaúcho como enviado especial dos DA e tornou-se um dos principais divulgadores de 

sua campanha, gerando uma situação bastante peculiar, já que o dono dos DA, Assis 

Chateaubriand (mais conhecido como Chatô) defendia  a candidatura de Canrobert 

Pereira (e, depois que essa não foi estruturada, passou a apoiar o candidato do governo 

Dutra, Cristiano Machado) e fazia ataques diretos ao ex-presidente em seus editoriais, 

com um ritmo bastante frequente. 

Assim, nas edições de sua empresa, era possível ler reportagens dando detalhes 

da campanha do ex-presidente com uma perspectiva bastante positiva de seus possíveis  



278 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

resultados e, ao mesmo tempo, ler um editorial extremamente crítico em relação a 

Vargas ou à sua movimentação política. Por exemplo, em um dos vários textos 

publicados e assinado por Wainer, Getúlio teria atestado para outros jornalistas que tudo 

o que o funcionário dos DA escrevia era balizado por ele próprio: 

 
O Sr. Getúlio Vargas recebeu a imprensa (...) palestrando durante 45 
minutos com os jornalistas e respondendo às suas perguntas. Sobre 
a sua impressão da excursão que vem realizando ao norte do país, 
Getúlio, sorrindo, perguntou aos interpelantes: “Vocês não lêm as 
crônicas de Samuel Wainer? Pois eu subscrevo tudo o que ele 
escreve” (...) (O Jornal, Subscrevo todas as crônicas escritas por 
Samuel Wainer, 02/09/1950). 

 
No dia seguinte, em seu texto no editorial, a publicação carioca minimizou a 

viagem feita por Vargas aos estados do Norte e Nordeste brasileiro, além de chamar a 

atenção para o fato do “fracasso” de sua chegada ao aeroporto no Rio de Janeiro após 

tal movimentação: 

 
O sr. Getulio Vargas regressou ontem de sua excursão de quatorze 
dias pelo norte e nordeste do país. Veio naturalmente cansado, não só 
da viagem longa como do sacrifício a que foi submetido, obrigado a 
falar em todos os comícios (...) Mas ao aqui chegar, supunha, talvez 
que seria recompensado com uma recepção grandiosa, com uma 
multidão incontavel a se espraiar pelas redondezas do aeroporto e a 
gritar o seu nome. O que ocorreu, entretanto, foi coisa muito 
diferente. Não correspondeu presentes á intensa propaganda que 
desde pela manhã se fazia em todos os bairros da cidade (...) Mais 
decepcionante ainda, foi o seguinte: depois do desembarque e de 
receber abraços e vivas dos correlegionários, dentro da estação, o sr. 
Getúlio Vargas entrou num automóvel fechado e partiu em 
disparada rumo a sua residência, deixando os que se deram ao 
incômodo de ir presenciá-lo de perto a ver navios (...) (O Jornal, 
NÃO CORRESPONDEU À ESPECTATIVA, 03/09/1950). 

 
Ainda na mesma edição, foi publicado um texto (sem assinatura) intitulado 

CONTRA  O POVO, no qual fazia acusações a Vargas de que ele não recebia e nem se 

importava com a população em geral, utilizando-a apenas para sua ascensão política (O 

Jornal, CONTRA O POVO, 03/09/1950). Assis Chateaubriand apoiou, em seus textos, 



279 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

Cristiano Machado; no entanto, mesmo com críticas contundentes a Vargas e aos outros 

concorrentes, não fechou o espaço de sua cadeia a nenhum deles, permitindo colunas ou 

reportagens  favoráveis  a  qualquer um dos outros nomes (MORAIS, 1994, p. 494). 

Além  disso, continuou investindo  em Samuel Wainer e seu acompanhamento da 

campanha de Vargas, até o final da movimentação. 

Em outubro de 1950, o então senador venceu a eleição, derrotando novamente o 

candidato da UDN, Eduardo Gomes. Como era esperado, a imprensa voltou-se 

inteiramente contra tal ponto, buscando explicações para o que parecia inexplicável. Em 

seu editorial, por exemplo, OESP não perdoou o eleitorado, os partidos políticos e o 

próprio Vargas pelo seu resultado vitorioso: 

O candidato democratico, por excelencia, foi vencido pelo candidato 
antidemocratico, também por excelencia. Ao paladino da justiça e 
da lei preferiu o eleitorado o paladino do totalitarismo e da violencia. 
(...) Que é que resta aos democraticos fazerem diante da vontade do 
eleitorado assim manifestada nas urnas? (…) Em 1945, deposto o 
ditador, coube aos democratas a tarefa de restaurar o regime da lei, 
elaborando uma constituição que o consagrasse integralmente. Bem 
ou mal, essa tarefa foi cumprida. Agora, com a vitoria do ex-ditador 
nas urnas, compete-lhes o trabalho de amparar as instituições que 
estabeleceram. Esse trabalho não o levarão a termo se, seduzidos 
pelos cantos de sereia do ex-ditador a seus companheiros, perderem 
o ardor combativo e derem por consolidado definitivamente o 
regime que a Constituição de 1946 consagrou (…) O que se pede, 
em suma, aos democratas genuinos é que saibam conservar-se á 
distancia razoavel do governo e que não se lancem, 
precipitadamente, ao primeiro aceno amistoso, nos braços do 
homem que rasgou duas constituições e suprimiu, durante anos, 
todas as liberdades que o povo estava habituado a desfrutar (...) O 
que se espera, em suma, dos democratas verdadeiros é que tenham 
um pouco de juizo e, principalmente, que tenham um pouco de 
vergonha (OESP, A posição dos partidos, 17/10/1950). 
 

As primeiras ações de Vargas como presidente foram cobertas com um viés 

bastante negativo pelos principais veículos de comunicação do país, que acompanhavam 

suas movimentações a distância e criticavam, praticamente, todas as suas ações. Samuel 

Wainer    era um dos poucos repórteres que acompanhavam a movimentação presidencial, 

mantendo a lógica incutida por Assis Chateaubriand, que ainda utilizava um de seus 

grandes desafetos políticos como um dos principais chamativos de seus jornais. 

A partir desses aspectos, Vargas teria proposto ao Profeta (apelido dado ao 

jornalista pelo presidente) a criação de um jornal que procurasse acompanhar melhor o 



280 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

governo e cobrir de maneira positiva suas causas (defendendo seus pontos de vista). 

Segundo relato do próprio Wainer: 

 
– Por que tu não fazes um jornal? 
Respondi que aquele era um sonho de um repórter com o meu 
passado. Ponderei que não seria difícil articular a montagem de uma 
publicação que defendesse o pensamento do presidente que, como 
era o seu caso, tinha o perfil de um autêntico líder popular. 
– Então, faça – determinou Getúlio. Perguntei-lhe se queria 
saber como faria. 
– Não – cortou. Troque idéias com a Alzira e faça rápido – 
reagi com o entusiasmo de sempre: 
– Em 45 dias dou um jornal ao senhor. 
– Então, boa noite, Profeta – encerrou Getúlio. 
– Boa noite, presidente. 
A Ultima Hora começava a nascer e eu a encontrar a minha razão 
de viver (WAINER, 1988, p. 127). 

 
Em 12 de junho de 1951,  nasceu o periódico Ultima Hora (UH), com o intuito de 

defender  os posicionamentos do governo Vargas, mas também de aproximar-se mais da 

população com menor renda da cidade (já que ler jornal ainda era um hábito caro e pouco 

comum).  Para isso,   a estratégia utilizada pela equipe editorial do jornal foi de não  falar 

somente de  política em suas páginas, mas também de abordar outros temas mais 

“próximos” à população como questões do cotidiano, cultura e esporte, entre outros. 

Diferentemente de boa parte dos jornais da época, em suas primeiras edições a UH 

costumava não separar os temas por páginas ou cadernos. Desse modo, em uma mesma 

página era possível encontrar comentários políticos, uma notícia sobre um assassinato no 

centro do Rio de Janeiro e uma nota sobre uma peça que seria encenada no Teatro 

Municipal, por exemplo.  

Além disso, o jornalista Edmar Morel (um dos primeiros contribuidores da UH) 

publicou em seu livro de memórias que o periódico seria o primeiro a utilizar outdoors, 

anúncios no rádio, outros periódicos e também propaganda na TV para divulgar seu 

lançamento, evidenciando a intensa busca da publicação em se estabelecer já como  uma  

grande marca no meio dos outros impressos (MOREL, 1999, p. 187). 

Na coluna à esquerda da capa da primeira edição, há uma carta de felicitação 

mandada por Vargas para o jornal, na qual o presidente reconheceu a importância da 

publicação para a democracia do país, indicando a necessidade de um novo canal popular 

de comunicação. Ao mesmo tempo, como manchete principal a publicação trazia uma 



281 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

denúncia às péssimas condições da Central do Brasil, principal estação de trem do Rio de 

Janeiro, indicando que a  UH estava ao lado do presidente, mas, ao mesmo tempo, 

atenderia as demandas da população, buscando denunciar as más condições das estruturas 

públicas da capital e de todo o país. 

Nessa primeira edição foi inaugurada também a coluna O Dia  do  Presidente,  

que trazia o cotidiano do mandatário brasileiro tanto em ações políticas quanto em 

aspectos  comuns, utilizando uma tática bastante interessante de procurar aproximar o 

leitor da figura humana de Getúlio, e não apenas de seu já conhecido lado político ou 

institucional. Partindo dessa perspectiva, o jornal passou a ter um número expressivo de 

tiragens e grande sucesso, conseguindo concorrer diretamente com os principais diários 

do Rio de  Janeiro  e  de  São Paulo (BARROS apud CAMPOS, 1993, p. 63-71). 

O diário carioca também é apontado como um celeiro de nomes de destaque da 

imprensa brasileira no período, abrindo espaço para profissionais que se tornariam 

referências jornalísticas no cenário nacional2. Além desse ponto, a  publicação  também  

inovou  em relação à estrutura gráfica, trazendo a capa e alguns pontos dentro de sua 

publicação em cores (em  especial  o  logo,  um  azul  que  se  tornaria  sua  marca  

registrada),  além  de  quebrar um protocolo muito comum entre os diários em geral no 

                                                           
2 No início da publicação, o jornal contou com profissionais como o jornalista Luís Fernando 
Bocayuva Cunha (sua assinatura no jornal era como L. F. Bocayuva Cunha), que exercia também o 
cargo de diretor superintendente da publicação; o colunista Manuel Bernardes Muller (que assinava 
no jornal como M. Bernardes M.), costumeiramente apontado como o criador da coluna social na 
imprensa brasileira e que também utilizava (em várias outras publicações nas quais ele também 
trabalhava) o codinome Jacinto Thormes; Medeiros de Lima, um dos principais colunistas políticos 
do período; o jornalista português radicado no Brasil Tomás Ribeiro Colaço (que escrevia sobre 
Portugal e outros países europeus); o escritor e notório representante do PCB na redação, Octávio 
Malta (que já trabalhara com Wainer em outro empreendimento, a revista Diretrizes); o experiente 
fotojornalista Daniel Caetano; o poeta, cantor e diplomata Vinícius de Moraes (que escrevia sobre 
cinema no jornal); o escritor Marques Rebelo (que discutia teatro em sua coluna); o artista plástico 
Augusto Rodrigues; o jornalista esportivo Álvaro Paes Leme; o famoso caricaturista argentino 
Lorenzo Molas (criador dos principais mascotes dos clubes cariocas e da Argentina); o jornalista 
esportivo Caio de Nassau; o escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, que desenvolveria a famosa 
coluna A Vida Como Ela É; o já famoso jornalista Edmar Morel; o escritor Francisco de Assis Barbosa; 
o caricaturista e pintor argentino André Guevara (que criou todos  os logotipos e  design  gráfico  do 
jornal,  considerado extremamente inovador  para a época);  o  famoso 

jornalista esportivo Albert Laurence; a dramaturga Olga Obry, além do quadrinista estadunidense 
Monte Hale, entre outros nomes, que passaram pelos mais de 20 anos de existência do jornal. 

 



282 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

Brasil, que ostentavam seu nome  no  clichê principal da capa. No caso da UH, o logo 

sempre esteve presente, mas não, necessariamente, em posição centralizada, deslocando-

se conforme as  manchetes  e  as  imagens estruturadas. 

Mas, afinal, quem era Samuel Wainer? Levando em conta a trajetória dos grandes 

grupos de mídia impressa até então existentes no Brasil, seus donos geralmente eram 

famílias ligadas ao poder ou a grandes conglomerados financeiros (BAHIA, 1990, p. 

227). No entanto, Wainer não pertencia a nenhum desses grupos. Nasceu em 1910 e era 

filho de imigrantes que vieram da distante Bessarábia, região do Leste Europeu 

(atualmente fragmentada em vários outros países, como a Moldávia e Ucrânia), sendo 

que seu local de nascimento foi objeto de muita polêmica ao longo de toda sua vida, 

sempre  permeada por incertezas se ele nascera  ainda na região de origem de seus 

progenitores ou se viera ao mundo em território brasileiro (ROUCHOU, 2004, p. 153-

158). 

Passou a infância em São Paulo e, devido às poucas condições financeiras da 

família, mudou-se para o Rio de Janeiro para morar com familiares, exercendo desde 

adolescente a função de jornalista e passando pelos principais diários do Rio de Janeiro. 

Em 1938, foi convidado pelo famoso jornalista Antônio José de Azevedo Amaral para 

auxiliá-lo em uma nova publicação, a revista Diretrizes. Tal empreendimento, com 

frequência mensal,  surgiu  com a proposta de ser um semanário que trataria de várias 

temáticas (seu  subtítulo  era Política, Economia, Cultura), embora com a perspectiva 

política sempre destacada. 

O fundador da revista era médico, com inúmeros trabalhos já no jornalismo e  com 

várias obras relacionadas à política, defendendo os regimes de exceção e justificando a 

intervenção do Estado na sociedade e limitações à liberdade de expressão (fato esse 

bastante curioso). No mesmo ano do início da circulação da revista, o autor publicou a 

obra O Estado Autoritário e a Realidade Nacional, no qual fez uma defesa contundente 

dos regimes autoritários e justificou o novo regime de Vargas, indicando sua necessidade 

e possíveis benefícios para a população, que deveria, em contraponto, seguir alguns 

aspectos (AMARAL, 1981, p. 1996) 

Já bastante debilitado fisicamente (viria a falecer quatro anos depois do 

lançamento da revista) e praticamente sem visão, Azevedo Amaral contratou Wainer para 

assessorá-lo na revista (tinham trabalhado juntos no Almanaque Israelita (AI), um dos 

primeiros trabalhos do jovem bessarabiano). O autor possuía intensa participação em 



283 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

sociedades cariocas israelitas,  que promoviam jornais, revistas próprias e participavam 

de publicações cariocas (seja com publicidade ou artigos próprios) para difundir 

princípios ou ideias ligadas ao judaísmo. 

Foi nesse contexto que ambos se conheceram. Embora a data não seja precisa  (as  

únicas referências ao assunto são as memórias do próprio Wainer), o futuro dono da UH 

começou escrevendo para um jornal da Associação dos  Estudantes  Israelitas,  depois 

migrando para o DN, no qual ficou encarregado de escrever uma coluna para a divulgação 

da cultura israelita e aspectos da colônia judaica no Rio de Janeiro. Antes de chegar à 

parceria  com Azevedo, Wainer passou por vários outros empreendimentos, como a 

escrita de textos no próprio AI; posteriormente, na Revista Brasileira (RB), também 

traduzindo para essa publicação artigos da revista Francesa Le Mois; fundou, com apoio 

financeiro e intelectual de Caio Prado Júnior (com quem trabalhara na RB), a Revista 

Contemporânea (RC) que durou menos de um ano; e, por fim, passou a trabalhar para seu 

antigo companheiro de AI, em 1937, transcrevendo seus textos, distribuindo-os para os 

vários periódicos com os quais o tradicional jornalista brasileiro contribuía (DUQUE 

FILHO, 2007, p. 54-57). 

Próximo de várias figuras da empresa canadense de eletricidade Light and Power, 

Amaral conseguiu financiamento para o lançamento de Diretrizes em 1938, cuja tessitura 

era ligada aos acontecimentos da política nesse contexto. Embora o médico e jornalista 

fosse o diretor e criador da revista, cujo primeiro número saiu em abril,  a revista  foi 

orientada, de  fato, por Wainer, até por conta da limitação física de Amaral. Mesmo sendo 

secretário  particular do já consagrado escritor brasileiro, suas ideias não eram próximas, 

principalmente em relação à política, uma vez que o fundador da UH colocava-se como 

um pensador de esquerda, mas não comunista (WAINER, 1988, p. 47-48), orientação 

bastante distinta de seu chefe. 

Seis meses depois, Amaral abandonou a revista pela incompatibilidade de ideias 

entre a equipe formada e as suas. Praticamente todos os nomes da publicação possuíam 

textos e  laços com grupos de esquerda e com o Partido Comunista do Brasil (PCB), 

com uma visão bastante crítica ao Estado Novo, sendo incompatível com a perspectiva 

do fundador da publicação. A partir da edição de novembro, Wainer teria o total controle 

de Diretrizes, que contava com nomes como o  jornalista e poeta Alvaro Moreyra, o 

jornalista Carlos Lacerda, o militar e historiador Nelson Werneck Sodré, o escritor 



284 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

Graciliano Ramos, o delegado e escritor Rubem Braga, entre outros (FERRARI, 2012, p. 

138). 

O antigo diretor da revista fundou uma nova publicação, intitulada Nova 

Diretrizes (ND), levando o financiamento da Light para esse empreendimento e fazendo  

com  que  Wainer passasse a buscar patrocínio de outros grupos, recebendo inclusive 

apoio financeiro da propaganda do governo, mesmo com textos muitas vezes críticos a 

algumas posturas do líder político nacional (FERRARI, 2012, 138-139). 

As revistas não chegaram a rivalizar diretamente (até porque se distanciaram cada 

vez mais em relação às suas linhas editoriais) e seguiram caminhos opostos: com maior 

liberdade dentro da redação, Amaral passou a orientar praticamente a ND inteira para 

apoio  incondicional a Vargas e às políticas cada vez mais autoritárias, valorizando os 

discursos já conhecidos em suas obras nas páginas de sua revista. A publicação durou  

apenas  até  sua morte, não prosseguindo após o desaparecimento de seu principal mentor. 

Em compensação, a perspectiva de Diretrizes era cada vez mais eclética e voltada 

aos valores democráticos e de contestação  ao autoritarismo  e ao fascismo, em um 

período em que o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) estruturava 

seu amplo controle sobre a produção cultural do país (CAPELATO, 2009, p. 81-82). 

A revista reunia um número ainda maior de nomes identificados com a esquerda e com 

aspectos democráticos, embora também mantivesse nomes mais conservadores e até de 

apoiadores do regime. Entre os novos colaboradores após sua “nova fase”, pode-se 

destacar as presenças de Moacyr Werneck de Castro, Astrogildo Pereira, Joel Silveira 

(que se tornou secretário de redação), Osório Borga, Marques Rebelo, Genolino Amado, 

Adalgiza Nery (esposa de Lourival Fontes) e os jovens escritores Jorge Amado e Rachel 

de Queiróz, entre outros (DUQUE FILHO, 2007, p. 82-83). 

Por conta desse perfil, a publicação era visada em praticamente todos os  meses  e 

passou a ser consultada antes de sua publicação. Em linhas gerais, Diretrizes passou a se 

aproximar cada vez mais dos ideais democráticos, tendo como base o modelo 

estadunidense (não à toa, grande parte da publicidade vinha de empresas desse país) e 

também com vários textos próximos à linha defendida pelo PCB que, embora na 

ilegalidade, tinha ainda várias atividades, tendo como prática comum a presença de seus 

representantes nos meios de comunicação (FERRARI, 2012, p. 140-141). 

Mesmo com o cerco do governo e com os escassos anúncios (a eclosão da guerra 

em 1939 tornou a situação econômica bastante grave e complexa), a revista seguiu 



285 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

mensalmente  até 1941, quando passava por grave situação financeira. Após buscar 

recursos com vários de seus contatos para manter sua publicação, Wainer conseguiu uma 

grande quantia de Maurício Goulart, ex-aliado de Vargas (colaborara com a Revolução 

de 1930) e agora  opositor  ao regime (FERRARI, 2012, p. 142-143). 

A partir desse contexto, a revista passou a ser semanal e agregou ainda mais jovens 

nomes da intelectualidade nacional, tais como Gilberto Freyre, Artur Ramos, Cassiano  

Ricardo, Sérgio Millet, Manuel Bandeira e José Lins do Rego (FERRARI, 2012,  p.  144) 

e,  por conta disso, passou a ter cada vez mais problemas com o DIP, principalmente  pela  

presença de Goulart na redação (já que ele tinha sido preso por envolvimento com a 

Aliança Nacional Libertadora, em 1935), sendo que vários textos relacionados a 

acontecimentos recentes do país eram constantemente censurados pelo órgão estatal. 

Após inúmeros cortes, em 1944 o fornecimento de papel para a impressão foi 

suspenso em definitivo e, por conta disso, a revista deixou de circular. A “gota  d’água”,  

segundo Wainer, teria sido a publicação do texto Vinte e dois dias que abalaram o Brasil, 

no qual comemorava os 20 anos do movimento tenentista liderado por Miguel Costa, 

Isidoro Dias Lopes e Juarez Távora. Embora a reportagem não fizesse nenhum ataque ao 

governo diretamente, exaltava o clima de liberdade e busca pela consolidação de ideias 

democráticas e de um país com maior abertura política3. 

A partir da suspensão da revista e pelos inúmeros questionamentos feitos em 

audiência com membros do governo e do DIP (como tentativa de reverter a situação, 

embora sem sucesso), Wainer acabou exilado e passou pelo Chile, Estados Unidos (onde  

ficou boa  parte  do tempo) e México (FERRARI, 2012, p. 146-150). O fechamento da 

revista, embora de certa forma sempre visto como uma possibilidade pelos seus membros, 

não deixou  de  causar  grande impacto, principalmente para seu organizador: 

                                                           
3 Algumas obras da bibliografia costumam indicar um outro motivo para o fim da circulação de 
Diretrizes, que teria sido uma entrevista concedida por Lindolfo Collor, ex-ministro do Trabalho de 
Vargas, a Francisco de Assis Barbosa em 02/07/1942, indicando que, após o fim da Segunda Guerra 
Mundial e o possível triunfo dos Aliados, a democracia deveria voltar a triunfar no país. Por essa 
entrevista, Collor foi preso e, mesmo liberto, acabou morrendo poucos meses depois (BRUINELLI, 
2013). Também há uma outra versão, ainda mais disseminada, de que o fim de Diretrizes teria sido 
causado por uma outra entrevista, concedida por Monteiro Lobato a Joel Silveira, publicada no dia 
06/09/1943, cuja chamada de reportagem fora uma frase do famoso escritor, indicando que “UM 
GOVERNO DEVE SAIR DO POVO COMO A FUMAÇA DE UMA FOGUEIRA”. Nessa 
reportagem, Lobato fez vários elogios a temáticas como a democracia e à organização social na 
URSS, entre outros. No entanto, Diretrizes fechou apenas no ano seguinte à tal publicação 
(SILVEIRA, 2001, p. 82-83). 
 



286 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

 

Entre abril de 1938 e julho de 1944, Diretrizes sustentou 
contra o DIP uma luta sem tréguas, apoiada pelo entusiasmo 
ideológico e pela capacidade intelectual de cada um de seus 
oponentes. Essas virtudes compunham seu capital. Em 1944, a 
revista estava profissionalizada, mas devia sua sobrevivência à visão 
romântica que tínhamos do jornalismo. Faltavam anunciantes, 
faltava capital, a venda em bancas não bastava para assegurar 
salários justos para os homens que faziam a revista e a dívida com a 
gráfica aumentava. Ainda assim, prosseguíamos. Também o eterno 
combate de gato e rato travado com o DIP começava a nos cansar 
(...) No primeiro semestre de 1944, contudo, a luta contra toda 
espécie de adversidade se mostrava demasiado exaustiva. Hoje 
tenho consciência de que, nessa época, comecei a provocar o 
fechamento de Diretrizes, pautando ou fazendo pessoalmente 
reportagens sobre temas considerados tabus (WAINER, 1988, p. 66-
67). 

 
Pouco mais de um ano após o exílio, voltou ao Brasil e retomou a publicação de 

Diretrizes, mas dessa vez com o formato de jornal (embora em suas páginas ainda 

estivesse grafado o termo “revista semanal”). No entanto, a aventura (como ele próprio 

relata) duraria pouco tempo, uma vez que percebera (de maneira tardia, como também 

relembrou em suas memórias) que manter uma publicação diária demandava um trabalho 

muito maior do que ele imaginara com suas edições semanais, além de que havia também 

um custo mais elevado do que o esperado. Assim, já em 1945 acabou vendendo o 

periódico para  o  ex-interventor  paulista João Alberto e rumou para a Europa, tornando-

se correspondente internacional do próprio periódico (WAINER, 1988, p. 83-85) até 

1947. 

Durante seu período de exílio, trabalhou como correspondente do Globo, 

escrevendo inúmeras reportagens para o jornal de Roberto Marinho. Dentre as várias 

reportagens de destaque, foi publicada sua cobertura sobre assuntos relacionados à 

Segunda Guerra  Mundial  e, em especial, uma reportagem que, segundo o próprio 

Wainer, teria sido encomendada pelo dono do jornal, sobre a filha de Luís Carlos Prestes, 

Anita Leocádia (WAINER, 1988, p. 81). Após encontrá-la no México junto de familiares, 

o jornalista fez uma longa reportagem com várias fotos (inclusive pequenos textos e 

desenhos enviados pelo líder político do PCB à filha)  e seu texto ganhou destaque na 

capa da edição do dia 16/03/1945, com o título A MENINA BRASILEIRA QUE AINDA 

NÃO CONHECE O BRASIL. Em suas memórias, Samuel indicou que, ao voltar ao 

Brasil em 1945, foi levado ao presídio no qual o dirigente comunista estava preso para 



287 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

falar sobre sua filha, mas acabou sendo repreendido por ter exposto a garota, dessa forma, 

na reportagem (WAINER, 1988, p. 83-84). 

Quando voltou a exercer a função de correspondente após a venda de Diretrizes, 

teve como grande destaque a cobertura do julgamento de inúmeros  oficiais  nazistas  em 

Nuremberg, na Alemanha. Único jornalista brasileiro que acompanhou in loco os 

acontecimentos, o próprio Wainer descreveu em suas memórias como conseguiu estar lá, 

uma vez que as credenciais foram disputadas por jornalistas do mundo todo (WAINER, 

1988, p.  85). Segundo seus próprios apontamentos, ele estava em Paris na época em que 

foi informado que aconteceria tal julgamento e não queria perder a oportunidade de 

presenciar um momento considerado histórico. Além disso, é  necessário também levar 

em conta sua origem judaica  que, embora nunca muito problematizada pelo autor, foi 

sempre um aspecto bastante presente em sua trajetória e sua porta de entrada no 

jornalismo (ROUCHOU, 2004, p. 133-134). 

Wainer também soube que o embaixador estadunidense em Paris no momento era 

Jefferson Caffery, que tinha sido até 1944 embaixador no Brasil e com quem o jornalista 

travara certa proximidade. A partir disso, não hesitou em procurar o diplomata uma vez  

que, das 450 credenciais para jornalistas disponíveis, 300 eram para os profissionais  

estadunidenses e as outras 150 estavam sendo disputadas por europeus e soviéticos 

(principalmente por representantes de países envolvidos diretamente nos conflitos) e, 

após conseguir uma audiência, procurou convencê-lo da importância de se ter um 

jornalista  brasileiro na cobertura, já que o Brasil também participara do conflito 

(WAINER, 1988, p. 86). 

Após conseguir as credenciais, viajou de Paris a Nuremberg e ficou cerca de 120 

dias acompanhando todo o processo (o julgamento durou dez meses), intercalando as 

estadias na Alemanha com viagens por várias partes da Europa, sempre em busca de  

reportagens  no campo político e aproveitando as facilidades que seus contatos permitiam 

para obter furos de reportagem como o julgamento de Vichy em Paris, dos franceses que 

colaboraram com os nazistas na ocupação durante os acontecimentos do início dos anos 

1940 (WAINER, 1988, p. 94). 

Além dessa cobertura, escreveu uma série de reportagens sobre os displaced 

people, grupo de descendentes de alemães ou estrangeiros que,  por problemas de  

documentação ou  por restrições diplomáticas (muitos deixaram seus países durante a 

Segunda Guerra e foram defender a Alemanha no conflito), não estavam regularizados 



288 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

no país, mas também  não  podiam deixá-lo (WAINER, 1988, p. 97-98). Essa série de 

entrevistas teria causado grande impacto ao jornalista, uma vez que ele teria pensado até 

em escrever uma peça baseada nos relatos (ROUCHOU, 2004, p. 95-98),  pois a situação 

desses apátridas era, de certa forma, a  sua condição: no Brasil, era o judeu que buscava 

seu espaço entre seus habitantes; na Europa, era o brasileiro que também buscava firmar-

se entre outros povos. Sempre era o diferente, o outsider, o apátrida. Tal condição, de 

certa forma, acompanhá-lo-ia em sua trajetória jornalística, principalmente após fundar a 

UH. 

Após retornar ao Brasil, em 1947, Wainer deixou Diretrizes por perceber que o 

diário havia tomado um rumo bastante distinto de seu período, indicando um tom  mais  

sensacionalista e com um enfoque mais “popularesco” (WAINER, 1988, p.  84-85),  

sendo que o jornal parou de circular em 1948. Logo que se desligou de seu antigo 

periódico, foi  contratado por Assis Chateaubriand e passou a trabalhar como repórter em 

O Jornal, um dos inúmeros periódicos da imensa cadeia do empresário paraibano. 

Viajando pelo Brasil (e também algumas vezes para fora dele, a fim de cobrir eventos 

como o da criação do Estado de Israel, em 1948), o jornalista trabalhou com inúmeras 

matérias que versavam sobre os mais variados  assuntos, indicando uma  versatilidade  

que agradava bastante ao dono do periódico  no qual trabalhava. 

Dentro dessa perspectiva, a viagem aos campos de trigo no Rio  Grande  do Sul  

em 1949 tinha como objetivo buscar uma questão para se chegar à outra. Segundo o 

próprio Wainer, a ideia de Chatô era desencorajar seus leitores de que o Brasil deveria 

ser autossuficiente na produção de trigo para não perder mercado com os argentinos (já 

que esses eram os maiores fornecedores do país), sendo que as reportagens deveriam 

corroborar esse princípio para manter a dependência brasileira a grupos internacionais 

que controlavam esse mercado (WAINER, 1988, p. 113-114). Contrariado, o jornalista 

começou a fazer um levantamento minucioso dos produtores e da produção na região, 

percebendo que  o  Brasil tinha capacidade para produzir mais trigo do que a demanda 

nacional e que suas conclusões iriam contra os princípios do dono do jornal (se fizesse a 

reportagem com o teor que achava correto, provavelmente pagaria por isso com seu 

próprio emprego). 

No entanto, em uma das viagens à região próxima de Porto Alegre, em conversas 

informais com alguns acompanhantes e com o piloto (Nelson da Gama e Souza, ex-

membro da Força Expedicionária Brasileira), descobriu que Vargas estava recebendo 



289 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

algumas pessoas, esporadicamente, na sua instância Itu, em São Borja. O repórter decidiu 

realizar a viagem e, embora com recomendações dos acompanhantes de que não seria 

recebido pelo ex- presidente e então senador, decidiu arriscar: 

 

Estávamos nas imediações de Bagé, e perguntei ao piloto quanto 
tempo levaríamos para chegar a São Borja. Duas horas, calculou 
Nelson. Eram duas da tarde. Então, murmurei, chegaremos às 
quatro. O piloto pareceu espantar- se. 

- O Senhor pretende ir lá? – quis saber. Confirmei. 
- Não faça isso, porque ele não recebe – disse Nelson (...) 
- Nelson, o avião é meu e nós vamos para lá – disse. Se ele me 
receber, farei uma bela reportagem. Caso contrário, farei uma 
reportagem dizendo que ele não recebe ninguém (WAINER, 1988, 
p. 20). 

 
Rumaram à estância de Vargas e, de maneira bastante simpática,  o  proprietário  

recebeu Wainer e começou, não necessariamente, a responder perguntas, mas sim a expor 

sua opinião sobre a política do período e sobre a eleição que se aproximava. Após refletir 

sobre várias possíveis candidaturas, acabou indicando a própria (embora sempre  de  

maneira  indireta, nunca enfática), incitando Wainer a divulgá-la4. 
 

                                                           
4 Há outras versões para o acontecimento. No início dos anos 1950 (já após a criação da UH), Assis 
Chateaubriand defendeu a ideia, no texto “Uma história mal contada”, publicado na revista O 
Cruzeiro, de que a entrevista já era premeditada e que não fora divulgada na época para não causar 
grande alarde, uma vez que já havia grande movimentação para a “volta” de Vargas ao cenário 
nacional, sendo que Wainer teria sido o repórter escolhido. Tal versão foi confirmada por alguns 
nomes que trabalhavam no DA da época, como Carlos Castelo Branco e Austregésilo de Athayde 
(MORAIS, 1994, p. 495). Poucos anos após o lançamento da biografia de Wainer, o assessor de 
imprensa de Getúlio Vargas durante seu último governo, Rivadavia de Souza, lançou um livro para 
fazer contraponto a várias afirmações do dono da UH, taxando-as de mentirosas. Entre elas, o 
jornalista afirmou que quem lançou a candidatura de Vargas, na verdade, foi a seção paulista do PTB, 
fator que teria causado a ira do senador gaúcho (SOUZA, 1989, p. 28-29), sendo que a reportagem 
de Wainer teria sido mais uma, entre tantas outras, sobre a possível entrada de Getúlio na disputa. 
Recentemente, o jornalista Lira Neto publicou uma trilogia sobre a biografia do político gaúcho e, na 
última edição (que comporta o período de 1945 a 1954), sustentou uma outra versão, indicando que, 
ao analisar as correspondências entre o político gaúcho e sua filha Alzira, notou que havia um acordo 
entre membros da UDN e do PSD para que um repórter do DA fosse até o sul arrancar uma declaração 
positiva do senador em relação à figura de Eduardo Gomes, candidato derrotado em 1945 e que 
seria lançado novamente pelos udenistas. Ainda dentro dessa visão, Wainer não teria sido o repórter 
escolhido para promover tal ação, mas sua entrevista acabou servindo a esses propósitos (LIRA NETO, 
2014, p. 158-175), já que nessa conversa o político gaúcho tecera elogios ao Brigadeiro. No entanto, 
independente das motivações, a repercussão da reportagem foi enorme no país todo, por vários 
motivos. 



290 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

A partir daí a discussão sobre candidatura de Vargas  ganhou  musculatura  

(FERREIRA, 2011, p. 60-63) e teve início uma fase importante na vida  do jornalista,  

pois  toda essa movimentação daria origem à UH. Naturalmente, a publicação entrou em 

rota de colisão com outras publicações e nomes da imprensa, como as acusações de 

financiamento de maneira ilícita (por ter recebido verbas do governo) e de que Wainer 

não podia ser dono de jornal por ser estrangeiro5, o que causou grandes problemas para 

a publicação, que se manteve fiel à defesa dos grupos ligados ao legado varguista até suas 

últimas páginas, mesmo no período ditatorial pós 1964 (LAURENZA, 1998, p.122-125). 

Em linhas gerais, é possível identificar que Wainer entrara, definitivamente, no 

mundo dos proprietários de jornais a partir desse novo empreendimento, com forte apoio 

governamental e com muitas das idealizações e novidades já apresentadas em Diretrizes 

e atualizadas pela sua vasta experiência como repórter. Assim, o jornal tinha início sobre 

o capital cultural de seu criador e de sua equipe (boa parte já havia trabalhado junta na 

década de 1930 e  1940), com um forte apoio político (o que implicava, também, em um 

grande capital econômico). 

A própria origem dessa nova publicação evidenciava uma disputa política que 

refletia diretamente no campo da imprensa, sendo que a cultura política trabalhista, 

representada por Vargas e pelo PTB, buscava um espaço maior nesse segmento, já que 

todo o restante dos periódicos (com pontuais exceções) fazia intensa oposição ao político 

gaúcho, tendo destaque as maiores publicações do país: GLOBO, OESP e Jornal do Brasil 

(JB). 

Entre a imprensa com maior número de tiragem, nesse contexto, UH ganhava cada 

vez mais força e passava, aos poucos, a se consolidar entre os jornais de maior alcance na 

capital brasileira e em todo o país (LAURENZA, 1998, p. 52). E justificando a  sua  

criação,  trabalhava como um contraponto bastante enfático em relação às publicações 

em sua maioria na época, sendo que desde seus primeiros dias o periódico fez defesa 

pontual do governo. O fundador do jornal mantinha, na primeira página da publicação, 

um espaço diário intitulado Coluna de Ultima Hora, na qual escrevia (embora 

                                                           
5 A Constituição brasileira autorizava que os meios de imprensa fossem controlados apenas por 
pessoas nascidas no país; embora toda sua família viesse da Bessarábia, o dono do jornal argumentou 
que nascera no Brasil, fato esse que nunca foi comprovado; em seu livro de memórias, que foi 
publicado após sua morte, Wainer assumiu que, de fato, não tinha nascido em território brasileiro, 
embora chegara aqui ainda com cerca de 2 anos de idade (ROUCHOU, 2004, p. 157). 
 



291 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

intercalasse, muitas vezes, com outros jornalistas)  sobre várias temáticas de cunho social 

e,  principalmente, de bases políticas. No  dia 07/07/1951, por exemplo, estruturou um 

texto que demonstrava bem a posição do jornal frente a insinuações de alguns deputados 

da oposição de que Vargas arquitetava um plano contra a democracia: 
 

O discurso de ontem do sr. Getulio Vargas constituiu nova 
reafirmação de sua disposição de manter-se como principal sentinela 
do sistema democratico do país. A cordialidade e o respeito com que 
o atual Chefe de Governo se dirigiu ao Congresso, representaram o 
mais cabal desmentido aos tendenciosos rumores, espalhados 
antecipadamente por alguns circulos udenistas, sobre pretensos 
ataques ao Poder Legislativo que aquele discurso conteria (...) Deve-
se ainda notar que ao contrario do sucedido no governo anterior, que 
gozou de uma paz parlamentar unica, o atual governo tem contra si 
uma oposição extremamente combativa, vigilante e ardorosa. Esse 
fato amplia ainda mais a importancia das referencias feitas pelo sr. 
Getulio Vargas aos senadores e deputados em cujas mãos depositou 
a chave da recuperação financeira do país (...) (UH, Coluna de 
Ultima Hora Samuel WAINER, 07/07/1951). 

 
Com essa perspectiva, o jornal procurou consolidar-se como o principal 

representante, na imprensa, do governo Vargas e de suas demandas, estruturando sua 

própria cultura política em convergência com os pressupostos do governo. Ao mesmo 

tempo em que a publicação desenvolvia métodos próprios em prol de sua identidade, 

criava ambiente para a divulgação e disseminação das demandas defendidas pelo 

Executivo federal, que não encontrava espaço  entre os periódicos de grande circulação 

(CARVALHO, 2012, p. 32). 

De modo geral, a UH apresentou, em suas páginas, perspectivas bastante distintas 

das apresentadas pela imprensa em geral. Os principais aspectos da cultura política do 

jornal  foram  estruturados com base no capital de seu fundador e, de certa forma, da 

equipe formada desde  o grupo de Diretrizes, com uma pauta defendendo interesses 

nacionalistas, buscando o desenvolvimento do capitalismo pela intervenção do Estado, 

dando maior importância aos interesses nacionais perante os estrangeiros (embora não 

negasse a participação desses investimentos no país). 

Não era contra o capital privado, mas defendia seu uso perante regulamentação do 

Estado. Além disso, também voltava sua atenção para as demandas dos trabalhadores, 

procurando abrir espaço para os interesses e a situação do chamado cidadão  comum, 

aquele  que não estava envolvido nem no domínio dos meios de produção nem 



292 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

diretamente com as instituições políticas, tirando seu sustento da venda de sua força de 

trabalho. 

A defesa dos pressupostos do governo Vargas seria uma espécie de  convergência, 

já que boa parte do habitus do presidente era defendido pela UH. O jornal surgiu, então, 

como  um elemento de disputa dentro do campo, buscando um espaço pelo viés da 

imprensa que, na leitura do político gaúcho e de seus assessores próximos, não existia ou 

era extremamente diminuto. O próprio surgimento desse periódico foi estruturado como 

uma ação efetiva  política, procurando espaço no campo político para o estabelecimento 

do sistema republicano. 

Nesse caso, a disputa seria em torno da legitimação de um novo governo, que 

trazia elementos condenados pelos principais veículos de imprensa no período. Em uma 

das  primeiras edições, em editorial, a UH comentou as críticas que vinha recebendo por 

ser um pretenso jornal oficioso, procurando especificar que tinha sua própria identidade, 

não estando apenas a reboque de Vargas: 
No entanto, nem todos souberam compreender o pronunciamento do 
sr. Getulio Vargas. A carta do Presidente deu margem a que fossem 
tecidas sórdidas explorações, a nosso respeito, por jornais 
tendenciosos, que passaram a apontar-nos como “órgão oficioso do 
governo” (...) Não. Não somos um orgão oficioso do governo. Somos 
um jornal livre e independente. E podemos afirmá-lo, á luz do sol, 
sem temer a invectiva dos nossos adversarios. Muitos jornais, que 
se intitulam oposicionistas, atacando o governo com mão de gato, 
mas recebendo por detrás da cortina gordas propinas, subvenções e 
estipendios duvidosos, talvez não possam, como nós, proclamar essa 
liberdade e essa independencia (...) Ao sr. Getulio Vargas, não é 
segredo para ninguém, prendem-nos laços de grande afetividade 
pessoal. Mas a amizade do Presidente, que só nos pode honrar, não 
significará, de forma alguma, obstaculo para que saiamos da rota 
que nos traçamos, desde o primeiro numero de ULTIMA HORA: o 
nosso jornal será, antes de mais nada, um jornal do povo para o 
governo, e nunca um jornal do governo para o povo. O futuro 
confirmará o que o presente já pronuncia (UH, Coluna de Ultima 
Hora Samuel WAINER, 29/06/1951). 

 
 Por fim, é importante salientar que a publicação, ao se colocar como 

defensora de valores que eram caros ao governo Vargas (e não defensor do político em 

si), buscava independência de ação, mas sem negar sua perspectiva política. Assim, com 

um misto do jornalismo combativo, politicamente, do século XIX, com uma visão mais 

empresarial e estratégica do século XX, Wainer buscou a fórmula para manter a UH como 

um dos principais jornais do país (GOLDSTEIN, 1993), com grande circulação até o ano 



293 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

de 1964, criando surcursais em cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do 

Sul, Paraná e Pernambuco), além da nova capital, Brasília. Entre a militância política e a 

sobrevivência econômica, o jornalista acabou criando um dos principais canais de 

fomentação e divulgação da cultura política trabalhista no Brasil, cujo principal símbolo 

era o de Getúlio Vargas. 

 
 
Referências bibliográficas 

AMARAL, Azevedo. O Estado autoritário e a realidade nacional. Brasília: Editora 
Universidade de Brasília, 1981. 

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. História da imprensa brasileira. 4 ed. São 
Paulo: Editora Ática, 1990. 

BARROS, Theodoro de. Imprensa era dominada por um grupo familiar até 1950. In: 
CAMPOS, Anderson (org.). Nos tempos de Wainer: a Última Hora de Samuel. Rio de 
Janeiro: ABI-Copim, 1993. 

BRUINELLI, Tiago O. LINDOLFO COLLOR: múltiplas narrativas. Dissertação 
(mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em 
História, São Leopoldo, RS, 2013. 

CAPELATO, Maria H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no 
peronismo.  2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2009. 

CARVALHO, Aloysio C. O caso Última Hora e o cerco da imprensa ao Governo Vargas. 
Niterói: Editora Nitpress, Ediotra da UFF, 2012. 

DUQUE FILHO, Álvaro X. Política internacional na revista Diretrizes (1938-1942). Assis, 
2007. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Ciências e Letras de Assis – Universidade 
Estadual Paulista. 

FERRARI, Danilo W. A atuação de Joel Silveira na imprensa carioca (1937-1944). São 
Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 

FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. 3º ed. Rio de Janeiro: Civilizaçao 
Brasileira, 2011. 

GOLDSTEIN, Gisele. Do Jornalismo Político à Indústria Cultural. São Paulo: Summus, 1987 (Novas 
buscas em comunicação; v. 19). 

Jornal O Estado de S. Paulo. Edições de 1950. 

Jornal O Jornal. Edições de 1949 a 1950. 

Jornal Ultima Hora. Edições de 1951. 

LAURENZA, Ana M. de A. Lacerda x Wainer – O corvo e o bessarabiano. 2º ed. São 
Paulo: SENAC, 1998. 

LIRA NETO, José. Getúlio: da volta pela consagração popular ao suicídio (1945-1954). 
São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. 

MOREL, Edmar. Histórias de um repórter. Rio de Janeiro: Record, 1999. 

ROUCHOU, Joelle. Samuel: duas vozes de Wainer. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 
2004. 



294 
 

 
(PPGHIS/UnB) Nº. 33, Brasília, Ago – Dez 2018 ISSN 2316-1191 

 

 SILVEIRA, Joel. Memórias de alegria. Rio de Janeiro: Mauad, 2001. 

SOUZA, Rivadavia de. Botando os pingos nos is: as inverdades nas memórias de Samuel 
Wainer. Rio de Janeiro: Record, 1989. 

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio de Janeiro: 
Record, 1988. 


