O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Em Tempo de Histórias aceita para publicação artigos, resenhas, entrevistas e memórias (palestras, depoimentos, documentos e fontes) na área de História e realizados por pós-graduados ou pós-graduandos. Todos os textos deverão ser inéditos em publicações brasileiras.

  • Os trabalhos devem ser submetidos pelo portal da revista após realização do cadastro. Com a marcação da opção “autor”. Uma cópia deverá ser enviada a emtempodehistorias@gmail.com
  • O trabalho submetido pelo portal não deve conter identificação
  • A cópia encaminhada para o e-mail da revista deverá constar em página separada: nome do autor, endereço postal, endereço eletrônico e telefones (fixo e celular), para possível contato durante a fase de editoração
  • As resenhas deverão conter até 2.000 palavras. Serão aceitas resenhas de livros publicados há, no máximo, 2 anos no Brasil e, no exterior, há 10 anos. Serão aceitas também resenhas de filmes e exposições.
  • As resenhas devem seguir as indicações de digitação e normatização estabelecidas para os artigos.
  • As traduções devem ser inéditas no país e devem ser acompanhadas da autorização assinada do autor, reconhecendo a revista Em tempo de Histórias como publicação autorizada no país.
  • Documentos Transcritos, palestras, e outros trabalhos deverão seguir a formatação dos artigos. A Em Tempos de Histórias não se responsabiliza por erros de grafia e estilo. 

 

 

 

Artigos e entrevistas deverão ter entre 4.000 e 9.000 palavras, incluindo resumo e bibliografia, e devem seguir a seguinte formatação:

  1. Página: tamanho A4
  2. Margens: superior 3,0cm; inferior 2,0cm; esquerda 3,0cm; e direita 2,0cm.
    c. Fonte para todo o texto: Time News Roman (TNR).
    d. As páginas não devem ser numeradas.
    e. Os arquivos não podem conter cabeçalho ou rodapé.

 

A primeira página do artigo enviado por e-mail deve conter:

  1. Título: Fonte TNR, tamanho 14, negrito, sem uso de caixa alta, alinhamento centralizado, espaço entrelinhas simples.
  2. Autoria (na linha imediatamente abaixo ao título): Fonte TNR, corpo 12, normal; alinhamento à direita, espaço entrelinhas simples. Nota de rodapé com o vínculo institucional, titulação e, quando necessário, indicação de entidade patrocinadora da pesquisa que o originou ou evento em que foi apresentado: fonte TNR, tamanho 10; parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples. A divulgação de e-mail para contato com os leitores é opcional. Nas cópias submetidas pelo portal, o autor deve omitir seu nome, instituição e e-mail.

 

Na segunda linha após a autoria, o trabalho deve constar de um resumo em português (máximo de 250 palavras) com três palavras-chave e sua versão para o inglês (abstract) ou francês (resumé). Formatação a ser seguida:

  1. Resumo, em fonte TNR, tamanho 12, negrito, sem uso de caixa alta, parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, seguido de dois-pontos.
    b. Texto do resumo, na linha imediatamente após a palavra "Resumo": fonte TNR, corpo 12, normal; parágrafo justificado e espaço entrelinhas simples.
    c. Palavras-chave (na linha imediatamente abaixo ao texto do resumo com três palavras/expressões): em fonte TNR, tamanho 12, itálico; parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, separadas por ponto-vírgula.

Exemplo:

Resumo: As formas de representação de poder sofreram consideráveis alterações ao longo dos tempos. Desde a invenção da imprensa, por Gutemberg no século XV, até os dias atuais,(...) 
Palavras-chave: Imprensa; Estado Novo; Poder

 

Epígrafe: Quando houver epígrafe, esta deverá aparecer na segunda linha após as palavras-chave do resumo em idioma estrangeiro, fonte TNR, tamanho 10; parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, com recuo de 6 cm à esquerda, sem avanço da primeira linha. A referência deve vir imediatamente após a citação, em linha abaixo.

 

Corpo do texto: Inicia na segunda linha após as Keywords/ mots-cléspalavras-chave em idioma estrangeiro ou na segunda linha após a epígrafe, quando houver, TNR, tamanho 12; parágrafo justificado, espaço entrelinhas 1,5, com avanço no início de cada parágrafo equivalente a uma tabulação padrão, ou seja, 1,25cm.

 

Citações de até 3 linhas (excluindo no cálculo a referenciação da fonte): Deverá vir no copo do texto, entre aspas, fonte TNR, tamanho 12, normal (não usar itálico) e seguido da referência entre parênteses: sobrenome em maiúsculo, ano da obra e página.

Exemplo:

(...) as campanhas publicitárias no período de beligerância, apontam que "memória e identidade podem ser perfeitamente negociadas e não são fenômenos que devam ser compreendidos como essências de uma pessoa ou de um grupo"(Pollak, 1992:204).

 

citações com mais de 3 linhas: fonte TNR, tamanho 11; sem aspas, parágrafo justificado, espaço entrelinhas simples, com recuo à esquerda de 4 cm, sem avanço da primeira linha. Itálico apenas quando em idioma estrangeiro.

 

citações a partir de fonte secundária: Usar o termo "apud", em itálico, entre o nome do autor originário e o nome do autor da fonte secundária.

Exemplo: (García. apud BATISTA, 2007: 87).

 

Paráfrase: Quando não se fizer exatamente uma citação, mas umaparáfrase das idéias do autor, deve-se preceder a referência com "Cf.".

Exemplo: (Cf. GARCÍA, 2006: 11-12).

 

Notas de rodapé: Devem ter apenas o caráter explicativo/complementar e estas devem ser numeradas em algarismos arábicos seqüenciais (Ex.: 1, 2, 3, etc.). Devem seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 10; espaço entrelinhas simples; e o limite máximo de 8 linhas em cada nota.

Expressões em língua estrangeira: Deverão vir em itálico.

São aceitos os empregos de idem, ibidem, op. cit., os quais deverão ser apresentados em itálico.

Referências bibliográficas:Deve constar apenas os textos referenciados ao longo do texto e vir, em ordem alfabética, no final do texto em fonte TNR, tamanho 10, parágrafo justificado, espaço entre linhas simples, sem avanço na primeira linha. As referências deverão seguir ao modelo abaixo:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p.
Ou
SOBRENOME, Nome."Título do capítulo ou parte do livro." In: Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. x - y.
Ou
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y, ano.

Uso de imagens:Caso o trabalho contenha imagens, essas não poderão exceder o número de 12 e deverão ser enviadas em arquivos independentes, no formato JPEG, com resolução de 300 dpi e dimensões máximas de 15 cm x 21 cm.

À revista Em Tempo de Histórias reserva-se o direito de não publicar imagens com problemas de visualização. O local de inserção das imagens no corpo do texto deverá ser indicado junto com o arquivo enviado (sugere-se que no local onde será inserida a imagem tenha o nome da figura). As imagens deverão estar nomeadas em ordem (ex.: Figura 1, Figura 2...). Todas imagens devem constar a fonte de onde foram retiradas, respeitando a Lei de Direitos Autorais.

A permissão para a reprodução das imagens é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Caracteres especiais: Como alfabeto grego, hebraico, cirílico, chinês, japonês, coreano, hindu, entre outros, ou sinais matemáticos, por exemplo, a fonte utilizada (arquivo formato "TTF") deve ser enviada à Comissão de Editoração juntamente com o texto.

Observando a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões emitidas no trabalho, bem como a revisão de língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa, e estilo de redação, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

Artigos

Política padrão de seção

Documentos Transcritos

Espaço para publicação de documentos inéditos transcritos a fim de divulgar e incentivar pesquisas em história e áreas afins

Entrevista

Entrevistas realizadas com profissionais de História e áreas afins.

Notas de Pesquisa

Manuscritos entre 10 e 15 página, incluídas referências e notas e estar formatado de acordo com as normas indicadas pelo periódico. Exclusivo para alunos cursando a graduação ou formados em História e áreas afins (não necessita de pós-graduação). Exemplo: resultado de pesquisas Pibic ou monografias de conclusão de curso.  

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.