O Anarquismo Epistemológico e o Ensino de Física: Implicações da Epistemologia de Paul Feyerabend no Ensino.

Autores

  • Hugo Shigueo Tanaka dos Santos Universidade Estadual de Maringá (PCM-UEM)
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá
  • Daniel Gardelli Departamento de Física - Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i3.18947

Resumo

A História da Ciência não é construída apenas por gênios e nem há um método único para que se construa a Ciência. Paul Feyerabend foi um dos maiores críticos desta concepção antiga de Ciência, postulando o que ele chama de anarquismo epistemológico. Utilizaremos, então, a epistemologia de Feyerabend como aporte teórico do ensino de História da Ciência, a fim de apresentar teorias que estão fora do padrão aceito atualmente pela comunidade científica, mas que são tão efetivas quanto as teorias que são aceitas. Neste sentido, no presente artigo, faremos uma apresentação dos principais pontos do pensamento feyerabendiano, bem como discutiremos suas possíveis implicações no Ensino de Física, de modo a auxiliar os alunos na compreensão da construção da Ciência. Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento de dissertação de mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHALMERS, Alan Francis. O que é ciência afinal?. 1ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1993

FEYERABEND, Paul Karl. Ciência em Uma Sociedade Livre. 1ª edição. São Paulo: Editora UNESP, 2011a.

FEYERABEND, Paul Karl. Contra o Método. 2ª edição. São Paulo: Editora UNESP, 2011b.

FEYERABEND, Paul. Consolando o Especialista. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. (orgs.). A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

FOUREZ, Gerard. A Construção das Ciências ”“ Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

LABURÚ, Carlos Eduardo; ARRUDA, Sérgio de Mello; NARDI, Roberto. Pluralismo metodológico no ensino de ciências. Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 9, n. 2, p. 247-260, 2003. Disponível em: . Acesso em 28 de jul. de 2017.

LABURÚ, Carlos Eduardo; CARVALHO, Marcelo de. Controvérsias do construtivismo e pluralismo epistemológico no Ensino de Ciências Naturais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 1. n. 1, 2001. Disponível em: . Acesso em 28 de jul. de 2017.

MASSONI, Neusa Teresinha. Epistemologias do Século XX. Textos de apoio ao professor de física, Porto Alegre, v. 16, n. 3, 2005.

REGNER, Anna Carolina Krebs Pereira. Feyerabend e o plurarismo epistemológico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 231-247, dez. 1996.

SANTOS, Hugo Shigueo Tanaka dos. FUSINATO, Polônia Altoe. A importância da epistemologia de Feyerabend nas interpretações do experimento de Ørsted. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 5, 2016, Ponta Grossa, PR. Anais... 2016. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

Tanaka dos Santos, H. S., Fusinato, P. A., & Gardelli, D. (2018). O Anarquismo Epistemológico e o Ensino de Física: Implicações da Epistemologia de Paul Feyerabend no Ensino. E-Boletim Da Física, 7(3). https://doi.org/10.26512/e-bfis.v7i3.18947

Edição

Seção

Divulgação científica e Ensino de Física