Incomformicidade: dos fragmentos de Heráclito à performance como experiência subversiva da cidade

Autores

  • Raoni Carricondo Leite Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i6.8446

Resumo

Esse texto propõe uma reflexão sobre as relações entre os “Fragmentos” de Heráclito e o desenvolvimento da performance urbana Incomformicidade, partindo da análise do processo de criação, que teve como estímulo três dos fragmentos, utilizados como mote para experimentações performáticas do corpo na cidade. Esse processo criativo integrou as artes do teatro, da dança e as artes visuais, e se desdobrou na criação de uma caminhada-performance que se deu pelo campus da Universidade de Brasília. Dentre os temas encon- trados nos fragmentos, um tema que perpassa a obra de Heráclito é o do pen- sador caminhando pela cidade, narrando os eventos performativos e os pa- drões de comportamento que observa. Por isso, selecionei três fragmentos relativos aos temas dos caminhos e das caminhadas, visando a criação de uma performance que aborda a percepção e a subversão dos padrões de ação dos corpos e de relação com os espaços urbanos da cidade contemporá‚nea. 

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Leite, R. C. (2017). Incomformicidade: dos fragmentos de Heráclito à performance como experiência subversiva da cidade. Dramaturgias, (6), 105–120. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i6.8446