Before the Premié€re: Recording the Performance of Ancient Greek Drama

Autores

  • Eleonora Rocconi Università di Pavia

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8103

Palavras-chave:

Drama grego antigo, Música grega antiga, Rítmica grega antiga, Dança grega antiga.

Resumo

O Teatro Grego Antigo, um espetáculo multimídia (originalmente concebido para uma única apresentação) que contém palavras, música, gestos e dança, sempre foi um desafio para pesquisadorees que se ocuparam de sua performance original. Este artigo explora as possibilidades de os elementos performativos das peças terem sido registrados durante o processo de sua montagem, isto é, antes da estréia. Mais detalhadamente: aqui se examina a probalibidade de ”” dada a natureza rítmica e melódica da antiga língua grega e o caráter descritivo e/ou perlocutório da informação cênica presente nos textos ”” os autores podem ter inserido expressividade musical e gestual no código linguístico. O alto nível de ‘performatividade’implicada nesses textos antigos provavelmente adiou a necessidade de uma tecnologia capaz de registrar seus diferentes componentes multimidiáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Clarendon Press, 1962.

BARKER, A. Greek Musical Writings, 2: Harmonic and Acoustic Theory. Cambridge University Press, 1989.

Comotti, G. “Melodia e accento di parola nelle testimonianze degli antichi e nei testi con notazione musicale.” In: Quaderni Urbinati di Cultura Classica32.2 (1989): pp. 91-108.

CSAPO, E. “The Politics of the New Music.” In: Penelope Murray, Peter Wilson (eds.). Music and the Muses. The Culture of ‘Mousike’ in the Classical Athenian City. Oxford University Press, 2004, pp. 207-248.

D’ANGOUR, A. “The New Music”“So What’s New?” In: Simon Goldhill, Robert Osborne (eds.). Rethinking Revolutions through Ancient Greece. Cambridge University Press, 2006, pp. 264-283.

D’ANGOUR, A. The Greeks and the New. Novelty in Ancient Greek Imagination and Experience. Cambridge University Press, 2011.

DEVINE, A. M., STEPHENS, L. D. The Prosody of Greek Speech. Oxford University Press, 1994.

EDMUNDS, L., WALLACE, R. W. Poet, Public and Performance in Ancient Greece. Baltimore and London: The John Hopkins University Press, 1997.

ERCOLANI, A. “Le didascalie sceniche del teatro tragico.” In: Angela Zampetti, Andrea Marchitelli (eds.). La tragedia greca: metodologie a confronto. Roma: Armando Editore, 2000, pp. 15-30.

HAVELOCK, E.A. Preface to Plato. Cambridge, MA: Belknap Press of Harvard University Press, 1963.

GAGNÉ, R. “Dancing Letters. The Alphabetic Tragedy of Kallias.” In: Renaud Gagné, Marianne Govers Hopman (eds.). Choral Mediations in Greek Tragedy. Cambridge University Press, 2013, pp. 297-316.

GAMMACURTA, T. Papyrologica scaenica: i copioni teatrali nella tradizione papiracea. Alessandria: Edizioni dell’Orso, 2006.

GENTILI, B. Poetry and Its Public in Ancient Greece: From Homer to the Fifth Century. Translated, with an introduction by A. Thomas Cole. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1988.

GIURIATI, G. Musiche e danze della Cambogia. Milano: Ricordi-BMG Publications, 2003.

GOLDHILL, S., OSBORN, R. (eds.) Performance Culture and Athenian Democracy. Cambridge University Press, 1999.

HAGEL, S. Ancient Greek Music. A New Technical History. Cambridge University Press, 2010.

HALLERAN, M. L. Stagecraft in Euripides. London and Sidney: Croom Helm 1985.KOVACS, D. (ed. and transl.) Euripides. Volume 3: Suppliant Women. Electra. Heracles. Harvard University Press, 1998.

MEDDA, E. “Il pianto dell’attore tragico.” In: Enrico Medda. La saggezza dell’illusione. Studi sul teatro greco. Pisa: Edizioni ETS, 2013, pp. 1-24.

MONTANA, F. “Drammi greci: dallo spettacolo ‘monouso’ all'idolo testuale.” In: Michela Garda, Eleonora Rocconi (eds.). Registrare la performance. Testi, modelli, simulacri tra memoria e immaginazione. Pavia: Pavia University Press, 2016, pp. 21-48.

MOORE, T. “ParakatalogÄ“: un altro sguardo.” In: Eleonora Rocconi (ed.). La musica nell’Impero Romano. Testimonianze teoriche e scoperte arche-ologiche. Pavia: Pavia University Press, 2010, pp. 153-162.

NETTL, B. Folk and Traditional Music of the Western Continents. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1973.

OLSON, S. D. (ed. and transl.). Athenaeus. The Learned Banqueters, Volume I: Books 1-3.106e. Harvard University Press, 2006.

OLSON, S. D. (ed. and transl.). Athenaeus. The Learned Banqueters, Volume V: Books 10.420e-11. Harvard University Press, 2009.

PALISCA, C. Humanism in Italian Renaissance Musical Thought. Yale University Press, 1985.

PEARSON, L. Aristoxenus, Elementa Rhythmica. The Fragment of Book II and the Additional Evidence for Aristoxenean Rhythmic Theory. Clarendon Press, 1990.

PICKARD-CAMBRIDGE, A. The Dramatic Festivals of Athens. Revised by John Gould and D. M. Lewis. Oxford University Press, 19882.

PÖHLMANN, E. “Die ABC-Komödie des Atheners Kallias.” In: Rhenisches Museum 114 (1971): pp. 230-240.

PÖHLMANN, E. “Sulla preistoria della tradizione di testi e musica per il tea-tro.” In: Bruno Gentili, Roberto Pretagostini (eds.). La musica in Grecia. Roma-Bari: Laterza, 1988, pp. 132-144.

PÖHLMANN, E., WEST, M. L. Documents of Ancient Greek Music: The Extant Melodies and Fragments. Oxford University Press, 2001.

PRAUSCELLO, L. Singing Alexandria: Music between Practice and Textual Transmission. Leiden: Brill, 2006.

RESTANI, D. “Il «Chirone» di Ferecrate e la ‘nuova’ musica greca.” In: Rivista italiana di musicologia 18.2 (1983): pp. 139-192.

ROCCONI, E. “Metro e ritmo nelle fonti di scuola aristossenica.” In: Lexis 26 (2008): pp. 283-294.

ROCCONI, E. “The Ancient World.” In: Colin Lawson, Robert Stowell (eds.). The Cambridge History of Musical Performance. Cambridge University Press, 2012, pp. 209-230.

ROCCONI, E. “Osservazioni sulla configurazione musicale dei drammi anti-chi.” In: Elisabetta Matelli (ed.). Quaderni per la messinscena dello Ione di Euripide. Milano: EDUCatt, 2013, pp. 149-156.

ROCCONI, E. “Prima della ‘prima’: registrare la performance dei drammi gre-ci antichi.” In: Michela Garda, Eleonora Rocconi (eds.). Registrare la per-formance. Testi, modelli, simulacri tra memoria e immaginazione. Pavia: Pavia University Press, 2016, pp. 9-19.

ROCCONI, E. “Moving the Soul through the Immovable. Dance and Mimesis in Fourth-Century Greece.” In: Laura Gianvittorio (ed.). Choreutika. Performing and Theorizing Dance in Ancient Greece. Pisa-Roma: Fabrizio Serra Editore, 2017, pp. 174-187.

TAPLIN, O. The Stagecraft of Aeschylus: The Dramatic Use of Exits and Entrances in Greek Tragedy. Clarendon Press, 1977.

USHER, S. (transl.). Dionysus of Halicarnassus. Critical Essays, Volume 2: On Literary Composition. Harvard University Press, 1985.

WEST, M. L. “The Singing of Homer and the Modes of Early Greek Music.” In: Journal of Hellenic Studies 101 (1981): pp. 113-129.

WILSON, P. The Athenian Institution of the Khoregia: The Chorus, The City and the Stage. Cambridge University Press, 2000.

Downloads

Publicado

2017-10-27

Como Citar

Rocconi, E. (2017). Before the Premié€re: Recording the Performance of Ancient Greek Drama. Dramaturgias, (5), 10–21. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i5.8103

Edição

Seção

Dossiê