Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville

Autores

  • Filipa Magalhães CESEM, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical ”“ NOVA FCSH

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27385

Palavras-chave:

Constanca Capdeville. Teatro-musica. Musica contemporanea Portuguesa. Performance.

Resumo

Constança Capdeville é a maior representante do teatro-música em Portugal. As suas composições vão além do musical, incluindo recursos extramusicais, como adereços, luzes, imagens, elementos teatrais e gravações em fita magnética. Esses recursos foram introduzidos nas suas obras, seja para estabelecer ambientes, estados emocionais ou para definir espaços. As obras de teatro-música de Capdeville, apesar de seu sucesso, também suscitaram reações controversas no público. Na perspetiva da compositora, a ópera e o concerto tradicional tinham terminado e, portanto, o conceito do palco deveria ser repensado. Capdeville referiu que, muitas vezes, teve que resolver esse problema criando os seus próprios palcos. Neste artigo, discutiremos o conceito de teatro-música no contexto da música contemporânea portuguesa e as suas influências nas composições de Capdeville.

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view/770.

discografia

Libera Me (na mesma edição de Amen para uma ausência e ... In somno Pacis

(One for nothing)

ª ed. Portugalsom, 1991; 2.ª ed. Strauss, 1994, SP 4o3o.

Amen para uma ausência

Versão para viola de arco, oboé, piano e contrabaixo, interpretado pelo Opus

Ensemble gravação em Vinil, Ed. Discoteca Básica; CD, Ed. Portugalsom, 1.ªed.

; 2.ª ed. 1994.

...In Somno Pacis (one for nothing)

Viola de arco, oboé, piano e contrabaixo, interpretado pelo Opus Ensemble

gravação em Vinil, Ed. Discoteca Básica, Lisboa; CD da Ed. Portugalsom, 1991;

CD da Ed. Strauss, 1994.

Valse, valsa, vals: Keuschheits Waltz / La Prose du Transsibérien et de la Petite

Jeanne de France / Amen para uma Ausência / ...Vocem Meam (Ucello) /

Caixinha de Música / O Natal do Anjinho Dorminhoco.

Digital Recording, Miso Records MCD oo8; DDD, 1997.

Variações sobre o Nome de Igor Stravinsky

Órgão, por Monserrat Torrent.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Magalhães, F. (2019). Reflexões em torno do teatro-música de Constança Capdeville. Dramaturgias, (11), 88–102. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i11.27385