Dramaturgia na dança, no teatro e a linguagem desenvolvida por Pina Bausch

Autores

  • Juliana Carvalho Franco da Silveira UFV

DOI:

https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14966

Palavras-chave:

Dança, Teatro, Dramaturgia.

Resumo

O artigo apresenta um percurso histórico da apropriação do conceito de dra- maturgia pelo teatro e pela dança, a fim de elucidar a origem das reflexões sobre dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch, apresentadas na segun- da parte do texto. Este estudo não abrange toda a história do conceito, ao in- vés disso, oferece uma visão panorá‚mica de transformações e nuances das discussões sobre dramaturgia no contexto das artes da cena, com o objetivo de identificar termos e práticas que serão articulados com o trabalho desen- volvido pela diretora alemã. Portanto, para o percurso histórico, foram esco- lhidos estudiosos e artistas que trouxeram definições e discussões que vão colaborar para as reflexões sobre a construção dramatúrgica das peças cria- das por Pina Bausch com o Tanztheater Wuppertal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Cultrix, 2005.

BAUSCH, Pina. Dance senão estamos perdidos. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 ago. 2000. Caderno Mais: 11-13.

BENTIVOGLIO, Leonetta. O teatro de Pina Bausch. Lisboa: Fundação Calouste Goubenkian, 1994.

BERGSOHN, Isa Partsch; BERGSOHN, Harold. The makers of modern dan-ce in Germany: Rudolf Laban, Mary Wigman, Kurt Jooss. Hightstown: Princeton Book Company, 2003.

BILSKI-COHEN, Rachel. Compañeros de espíritu de la época in GOETHE-INSTITUT. Teatrodanza hoy: treinta anos de historia de la danza alema-na. Kallmeyersche: Hannover, 2000.

BORNHEIIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

CLIMENHAGA, Royd. Pina Bausch. New York: Routledge, 2009.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

CYPRIANO, Fábio. Pina Bausch. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

ECUM. Palestra de Raimund Hoghe, DVD. Belo Horizonte, 1998.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

HOGHE, Raimund. Pina Bausch: histoires de théâtre dansé. Paris: L’Arche, 1987.

HOGHE, Raimund. Bandoneon: em que o tango pode ser bom para tudo. São Paulo: Attar Editorial, 1989.

HOGHE, Raimund . Uma carícia também pode ser como uma dança, Revista Humboldt, São Paulo, Goethe Institut, 1985.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático e teatro político. In GUINSBURG, J; FERNANDES, Sílvia. O pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2008.

MARKARD, Anna. Jooss, the teacher: his pedagogical aims and the development or the choreographic principles of harmony in WALTHER, Suzanne. The dance theater of Kurt Jooss. Abingdon, Routledge, 1993.

MONTEIRO, Mariana. Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: FAPESP, 2006.

PAIS, Ana. O Discurso da Cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

PEREIRA, Sayonara Souza. Rastros do tanztheater no processo criativo de Esboço: espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. Tese (Doutorado) ”“Unicamp, 2007.

SERVOS, Norbert; WEIGELT, Gert (Photography). Pina Bausch dance thea-ter. Pina Bausch Dance Theater. Munich: K. Kieser Verlag, 2008.

SERVOS, Norbert; WEIGELT, Gert (Photography). Pina Bausch ”“ Wuppertal Dance Theater or the art of training a goldfish. Excursions into dance. Translated by Patricia Stadié. Cologne: Ballett-Buhnen-Verlag Rolf Garske, 1984.

SERVOS, Norbert. As muitas faces de Pina. Revista Bravo. São Paulo, Ano 4, número 39: 62-66), 2000.

SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco. Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco; MUNIZ, Mariana Lima. Pesquisa de Campo no Tanztheater Wuppertal Pina Bausch: a construção dramatúr-gica das peças. Repertório, Salvador, vol. 1, nº 22, p. 48-60, 2014.

SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco; MUNIZ, Mariana Lima. Pina Bausch e Tanztheater Wuppertal: processos de criação e dispositivos de composi-ção (1973 a 2009). Moringa, vol. 4, nº. 2 jul-dez/2013a.

SILVEIRA, Juliana Carvalho Franco; MUNIZ, Mariana Lima. Pina Bausch: aproximações com Brecht e o teatro pós-dramático. Urdimento, nº 20, p. 109-118, set. 2013b.

SCHLICHER, Suzanne. The west German dance theater paths from the twenties to the present in WALTHER, Suzanne. The dance theater of Kurt Jooss. Abingdon, Routledge, 1993.

THOMAS, Gerald. Nós, do teatro, a invejávamos. Folha de São Paulo, São Paulo, 1º julho de. 2009. Ilustrada: E3.

TURNER, Cathy; BEHRNDT, Synne. Dramaturgy and performance. New York: Palgrave Macmillan, 2008.

WALTHER, Suzanne. The dance theater of Kurt Jooss. Abingdon, Routledge, 1993.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Franco da Silveira, J. C. (2018). Dramaturgia na dança, no teatro e a linguagem desenvolvida por Pina Bausch. Dramaturgias, (8), 44–71. https://doi.org/10.26512/dramaturgias.v0i8.14966

Edição

Seção

Dossiê