n. 201 (17)

Dol

Edição de Abril de 2017 - Ano 17 - Número 201

Caros leitores, nesta edição 201 do boletim Dor On Line trazemos a vocês um editorial tratando das vias de processamento nociceptivo, com ênfase na região medular. Em nossa seção de Divulgação Científica temos alertas sobre artigos internacionais tratando da atividade física de idosos; uma possível solução para a tolerância a morfina; o controle analgésico pós-operatório de usuários crônicos de opioides; e um estudo da sensibilização da dor e o processamento sensório. Em nossa seção de Ciência e Tecnologia trazemos alertas que tratam sobre os mecanismos moleculares da terapia por LED; biomarcadores de neuropatia periférica; mecanismos moleculares da neuropatia induzida por quimioterárico; um modelo experimental de alcoolismo e a dor crônica; e um novo fármaco com ação em um modelo de enxaqueca. Boa Leitura!

Editorial do mês

Redes neuronais e processamento nociceptivo no corno dorsal da medula espinal

Mateus Fortes Rossato

Divulgação Cientifica

1. Atividade física: um santo remédio para o controle descendente da dor em idosos saudáveis.

Henrique de Oliveira Castro

2- Tolerância da morfina é dependente da sinalização do receptor do tipo µ. A combinação entre agonistas e antagonistas pode ser uma alternativa mais segura e eficaz para o controle da dor.

Larissa Garcia Pinto

3. A cetamina intraoperatória reduz o consumo de opioides em pacientes com dor crônica com dependência de opioides. População com risco de abuso em cirurgias ortopédicas pode ter alternativa.

Yara Corrêa Alves Mendes

4. Fatores psicossociais predizem analgesia opioide por meio da função opioide endógena? Fatores negativos tem maior resposta analgésica opioide.

Renata da Nóbrega Souza de Castro

5. A dor intensa influencia o processamento cortical de estímulos visuais projetados sobre a pele sensibilizada. Sentir dores intensas possibilita maior compreensão cerebral de estímulos.

Danylo Santos Silva Vilaça

Ciência e Tecnologia

6. Terapia de Emissão de luz por diodo induz analgesia em modelos de nocicepção em camundongos. Luz de LEDT no controle da Dor.

Glauce Regina Pigatto

7. Biomarcadores de dor neuropática na neuropatia de fibras nervosas da pele: estímulo provocado por calor como uma assinatura fisiológica.

Maikon Gleibyson Rodrigues dos Santos

8. Paclitaxel e Neuropatia Periférica. O aumento da expressão e função dos canais de cálcio Cav3.2 e interação com TLR4 são observados na Neuropatia Periféfica induzida por Paclitaxel.

Douglas Araújo dos Santos Albernaz

9. Modelo de dor crônica em animais induz aumento no consumo de álcool. Alcoolismo e osteoartrite, parceiras na dor.

Aline Silveira Silva

10. Análogo do ácido quinurênico como possível tratamento da enxaqueca. Fármaco tem ação em modelo de dor induzida por nitroglicerina.

Erika Ivanna Araya Pallarés

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa EPUB

Sumário