n. 199 (17)

Dol

Edição de Fevereiro de 2017 - Ano 17 - Número 199

 

Nesta edição de fevereiro de 2017 trazemos a vocês, leitores do Boletim Dor On Line, um editorial que a IASP está promovendo sobre o ano de luta contra a dor após cirurgias. Além disso, temos na nossa seção de Divulgação Científica alertas tratando de cirurgias articulares e uma nova fonte de tecido de implantes; um indicativo comportamental de camundongos perceberem a nocicepção pelo olfato; evidências clínicas da eficácia de estratégias de enfrentamento da dor lombar, além de outras técnicas não farmacológicas para o gerenciamento da dor; e uma pesquisa sobre a qualidade de dispensação de maconha medicinal. Na seção de Ciência e Tecnologia temos alertas tratando da adenosina e seu papel na nocicepção crônica; a relação da enxaqueca e a microbiota do sistema digestório; evidência clínica da ineficiência da terapia de opioides na fibromialgia; a função dos canais ASIC3 e TRPV1 na analgesia induzida por eletroacupuntura; e a ketamina como fonte de novos fármacos analgésicos.

Além disso, disponibilizamos aqui dois links para textos biográficos sobre o nosso Editor-Chefe, o Prof. Sérgio Henrique Ferreira, que fez sua passagem em 2016...

 

Bakhle YS, Flower RJ. Sergio Henrique Ferreira (1934-2016). Br J Pharmacol. 2017 Feb, 174(4):341-342 (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/bph.13683/abstract).

 

Moncada S. Sergio Henrique Ferreira (1934-2016). Eur J Pain. 2016 Nov;20(10):1549-1550 (http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejp.966/abstract) - [artigo original].

 

Editorial

2017, o ano internacional contra a dor após cirurgias.

Mani Indiana Funez

Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento

 

Divulgação Científica

1. O tratamento para sua dor no joelho pode estar no seu nariz! Pesquisadores suíços implantaram cartilagem do septo nasal no joelho de pacientes com lesões articulares.

Larissa Garcia Pinto

2. Animais sentem dor do outro. Eu posso sentir a sua dor... ou cheirá-la?

Mateus Fortes Rossato

3. Redução do estresse baseado na atenção plena e terapia comportamental cognitiva para dor lombar. Efeitos semelhantes sobre a atenção plena, catastrófica, auto-eficácia e aceitação em um estudo controlado randomizado.

Amanda de Araújo Fonseca

4. O poder da mente! Técnicas mentais para ajudar a combater a dor.

Denis Augusto Santana dos Reis

5. Treinamento e práticas dos funcionários do dispensário de cannabis. Qualidade da dispensação de cannabis nos Estados Unidos.

Adriele Alves Santos

 

Ciência & Tecnologia

 

6. O papel da adenosina na dor. Pró ou anti nociceptivo?

Andreza Urba de Quadros

7. As enxaquecas são correlacionadas com níveis mais elevados de nitrogênio, nitrito e óxido nítrico redutase de micróbios orais na coorte americana do projeto intestinal. Correlação entre aumento de compostos nitrogenados e bactérias do trato digestivo.

Ana Carolina Alves M. de Moura

8. Opioides x Fibromialgia. O uso de opioides pode ser um possível tratamento do controle da dor para pacientes com e sem fibromialgia?

Mirelle Falcão Barreto

9. Papel dos receptores ASIC3 e TRPV1 na analgesia segmentar e sistêmica induzida pela eletroacupuntura. Estudos dos mecanismos envolvidos na analgesia induzida pela eletroacupuntura demonstram a participação de receptores ASIC3 e TRPV1.

Erika Ivanna Araya Pallarés

10. Uso de ketamina como analgésico alternativo para o tratamento de dor crônica. Novos usos para velhas drogas.

Francisco Fábio Bezerra de Oliveira

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa EPUB

Sumário