Sobre a Revista

A revista Discursos Contemporâneos em Estudo contempla trabalhos que tenham no discurso, nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais seu eixo central, em relação dialética com os sistemas de crenças e de conhecimentos. Desse modo, as contribuições teóricas que fundamentam os trabalhos publicados em Discursos Contemporâneos em Estudo encontram respaldo primordial no espectro teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica, o que imprime a esta revista um caráter transdisciplinar. Isso significa dizer que também serão bem-vindas abordagens feitas no campo de outras Ciências Sociais além da Linguística.

Acesso aberto: Sim          Idioma: Português, Inglês e Espanhol

Seções:

As seções que compõem a revista são:

Artigos: nesta seção, são aceitos artigos inéditos que abordem temáticas relativas ao escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica e das contribuições da Teoria Semiótica Social da Multimodalidade e da Linguística Sistêmico-Funcional.

Resenhas: nesta seção, serão aceitas resenhas inéditas de livros ou de coleções, com, no máximo, dois anos de publicação ou de reedições com revisão teórica.

Entrevistas: nesta seção, serão aceitas entrevistas inéditas realizadas com teóricos de expressiva e reconhecida produção acadêmica nas temáticas definidas no escopo da revista.

Foco e escopo da revista:

Discursos Contemporâneos em Estudo é uma publicação quadrimestral de responsabilidade do Centro de Pesquisas em Análise de Discurso Crítica (CEPADIC), sob a chancela do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília (UnB). A revista tem o comprometimento de estimular o debate acerca do papel que o discurso e os textos desempenham nas práticas, nos eventos e nas estruturas sociais, o que situa seu interesse na vertente teórica e metodológica da Análise de Discurso Crítica, em articulação com a Teoria Social Semiótica da Multimodalidade, com a Linguística Sistêmico-Funcional e com a abordagem dos Multiletramentos. Desse modo, são especialmente relevantes análises que associem, por exemplo, o discurso ao processo de globalização, às construções multimodais, às noções de identidade, identificação e diferença, à categoria de gênero (social ou textual/discursivo) e às práticas de letramento.

Público leitor a que se destina a revista:

A revista Discursos Contemporâneos em Estudo tem como público pesquisadores, estudantes, professores e demais interessados nos estudos do discurso. Dado seu caráter transdisciplinar, a revista interessa também a profissionais de outras áreas de conhecimento, como História, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, Educação, entre outras.

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Política de avaliação pelos pares (quem fará a avaliação e como ela será feita – procedimento):

Atendidas as questões gerais acerca da filiação teórica estabelecida no foco no escopo da revista, o trabalho submetido é avaliado no modelo por pares duplo-cego, de responsabilidade dos membros do Conselho Editorial com assessoria de pareceristas ad hoc, professores especializados nas temáticas do manuscrito encaminhado para publicação. Os (as) editores(as) da revista, com base nos pareceres produzidos, decidem, finalmente, pela publicação ou não do manuscrito. Os aspectos levados em consideração pelos avaliadores estão estabelecidos nas Diretrizes de Avaliação da revista:

·  relevância e pertinência da abordagem ou análise;

·  contribuição aos estudos da área;

·  atualidade e consistência da bibliografia utilizada;

·  organização textual;

·  clareza de objetivos;

·  correção do texto (em português, inglês e espanhol) no que tange a seus aspectos microestruturais (concordância, regência, pontuação, colocação pronominal, propriedade vocabular, entre outros);

·  coerência entre o resumo e o corpo do artigo;

·  correlação entre os títulos expressos em português, inglês e espanhol;

·  correlação entre os conteúdos expressos nos resumos em português, inglês e espanhol;

·  pertinência das palavras-chave;

·  atualidade da obra original objeto de resenhas;

·  capacidade de expressão e avaliação crítica;

·  clareza de objetivos.

   

Tipos de trabalhos aceitos para publicação:

Serão aceitos: artigos, resenhas e entrevistas.

Critérios adotados para a seleção/avaliação manuscritos submetidos (Informar a política e as diretrizes de avaliação):

A revista Discursos Contemporâneos em Estudo filia-se às diretrizes estabelecidas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e às recomendações de procedimentos éticos em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

É compromisso dos(as) editores(as) da revista envidar esforços para impedir e combater a prática de plágio de conteúdo e de outros textos. Será igualmente perseguido e combatido qualquer tipo de conteúdo que caracterize preconceito ou discriminação racial, linguística, de gênero, de classe social, de orientação sexual, de religião ou de origem geográfica. Além disso, do ponto de vista ético:

1.       Os autores e autoras, ao submeterem trabalho, declaram a originalidade do conteúdo produzido no artigo, na resenha ou na entrevista. Além disso, testemunham que o trabalho é inédito, não tendo sido publicado em outros periódicos, livros, sites ou em qualquer outro suporte ou mídia, de modo completo ou incompleto, em língua portuguesa ou em qualquer outra língua. Por fim, os(as) autores(as) assumem que o trabalho não foi submetido a outro periódico simultaneamente.

2.       Os autores e autoras, ao submeterem trabalho, declaram ser de domínio público ou ter a devida autorização de uso sobre as imagens que, por ventura, venham a ser utilizadas como objeto de análise. 

3.       Os(as) editoras(as) e os(as) pareceristas obrigam-se a avaliar, com objetividade e isenção, o conteúdo do trabalho recebido, com exceção ao que diz respeito à filiação teórica estabelecida no escopo da revista.

4.       Os(as) editoras(as) e os(as) pareceristas obrigam-se a manter sigilo sobre o processo de avaliação do trabalho submetido, inclusive sobre os motivos que, eventualmente, levem-no a ser recusado.

5.       Outros casos não previstos nestas Diretrizes devem ser informadas aos(às) editores(as) da revista para que sejam tomadas as medidas mais sensatas e adequadas acerca do acontecido.