Rua Augusta, de São Paulo para o mundo: uma proposta de projeto de identidade visual de alunos de Design Gráfico

  • Livio Lima de Oliveira Centro Universitário das Américas
  • Ana Elizabeth Lima Vasconcelos Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: manual de identidade visual, ensino de design, pesquisa em design

Resumo

O presente artigo visa apresentar uma experiência de ensino na área de design gráfico. Tal experiência foi aplicada em duas salas de aula do curso superior tecnológico em Design Gráfico, na Faculdade das Américas (FAM), em São Paulo (SP), como parte de um projeto de extensão. Por meio de metodologia de pesquisa e do design, solicitou-se aos alunos que, em grupos, criassem painéis semânticos, pictogramas e uma marca que identificasse parte da Rua Augusta conhecida como “Baixo Augusta”. Esse trecho da rua é repleto de cinemas, teatros, casas noturnas, bares, lanchonetes e restaurantes que proporcionam farta e variada vida cultural e gastronômica para o público jovem que a frequenta. Selecionamos um dos manuais de identidade visual, apresentado pelo estúdio Unknown, por melhor ter representado a rua, por meio de pictogramas, e como exemplo de projeto integrado bem-sucedido como atividade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARTHUR, Paul; PASSINI, Romedi. Wayfinding: People, Signs, and Architecture, Ontario: McGrawHill, 1992.
BERGER, Craing. M. Wayfinding: designing and implementing graphic navigational systems. Switzerland: RotoVision, 2005.
CARDOSO, Eduardo et al. Contribuição metodológica em design de sinalização. InfoDesign. São Paulo. v. 8. n. 1. [2011], p. 10-30. 20/05/2017.
CALORI, Chris. Signage and wayfinding design. Hoboken: John Wiley & Sons, 2007.
CHAMMA, Norberto. Marcas & sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: Editora Senac, 2014.
CONSOLO, Cecilia. Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Blucher, 2015.
D’AGOSTINI, Douglas. Design de sinalização: planejamento, projeto e desenho. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2010.
GIBSON, David. The Wayfinding handbook: information design for public places. Nova York: Princeton, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MUNHOZ, Daniella Rosito Michelena. Manual de identidade visual: guia para a construção de manuais. Rio de Janeiro: 2AB, 2013.
PÉON, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.
PISSARDO, Felipe Melo. A rua apropriada: um estudo sobre as transformações e usos urbanos na Rua Augusta (São Paulo, 1891-2012). Dissertação (Mestrado em Projeto, Espaço e Cultura). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
UNKNOWN, Estúdio. Manual de identidade da marca Augusta: Somos_Augusta! São Paulo: Projeto Integrado Semestral apresentado à Faculdade das Américas, 2016.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
Publicado
2018-12-30
Como Citar
de OliveiraL. L., & VasconcelosA. E. L. (2018). Rua Augusta, de São Paulo para o mundo: uma proposta de projeto de identidade visual de alunos de Design Gráfico. Revista De Design, Tecnologia E Sociedade, 5(2), 19-30. Recuperado de http://periodicos.unb.br/index.php/design-tecnologia-sociedade/article/view/21207