MEMORIAL PROFESSOR TITULAR GEOGRAFIA- CARTOGRAFIA NO TEMPO & NO ESPAÇO

Rafael Sanzio Araújo dos Anjos

Resumo


O texto conta a história geográfica-cartográfica da trajetória do Prof. Dr. Rafael Sanzio Aaraújo dos Anjos no momento da apresentação e defesa do seu Memorial de Professor Titular, ocorrido em outubro\2016 na Universidade de Brasília.  O documento está estruturado em seis partes que dialogam, de certa forma, entre elas. A primeira faz um retrospecto de algumas referências das minhas infância-adolescência-juventude; a segunda parte trata da formação em Geografia no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, os projetos e estágios; no terceiro momento do Memorial são focados os contextos de realização do Mestrado em Planejamento Urbano na FAU-UnB; do vínculo e aberturas junto ao Departamento de Geografia da UnB e a continuidade das pesquisas na sequência no Programa de Pós-Graduação em Informações Espaciais (POLIUSP); na seguinte as referências do Projeto Geografia Afrobrasileira (Projeto GEOAFRO) no país e fora dele, assim como os seus desdobramentos com publicações, exposições temáticas e programas educativos (oficinas temáticas); a quinta parte mostro os desdobramentos das pesquisas e projetos  realizados fazendo uma abordagem dos seus resultados e produtos com exposições, livros, vídeos, oficinas, artigos, dentre outros procedimentos que agregam o tripé da pesquisa, do ensino e da extensão buscando “conversar” com a sociedade civil e o setor decisório usando linguagens de maior eficácia e na última Parte o foco está no momento atual e a operacionalização dos estudos e projetos. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2177 - 4366

Revita Eletrônica: Tempo - Técnica - Território. 

  Licença Creative Commons

Revista Tempo - Técnica - Território http://periodicos.unb.br/index.php/ciga está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://periodicos.unb.br/index.php/ciga.