CARTOGRAFIA E TERRITÓRIO DE ARAXÁ – MG: PASSADO E PRESENTE. UMA LEITURA E REPRESENTAÇÃO PRELIMINAR.

Roberta Maria Porfírio De Oliveira Borges

Resumo


O artigo apresenta com referências cartográficas coloniais e imperiais, a evolução da representação cartográfica da região compreendida entre os Rios Grande e Paranaíba, antes da consolidação do território de Araxá, com a criação do seu município. Também, com base nas informações oficiais sobre a formação administrativa de Araxá e dos municípios da região, o artigo demonstra a origem no território do Município de Araxá, do ano de 1835, de todos os municípios que hoje configuram a Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (66 municípios), além de partes da Mesorregião do Noroeste de Minas (5 municípios) e da Mesorregião Central Mineira (5 Municípios), totalizando 76 municípios. Concluindo que 8,9% dos municípios do Estado brasileiro de Minas Gerais e 1,3% dos municípios do país são oriundos do território de Araxá.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2177 - 4366

Revita Eletrônica: Tempo - Técnica - Território. 

  Licença Creative Commons

Revista Tempo - Técnica - Território http://periodicos.unb.br/index.php/ciga está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://periodicos.unb.br/index.php/ciga.