A GEOGRAFIA DO MARACATU-NAÇÃO DE PERNAMBUCO E A EXPANSÃO DE GRUPOS NO BRASIL E NO MUNDO

Autores

  • Cleison Ferreira
  • Rafael Sanzio Araújo dos Anjos

DOI:

https://doi.org/10.26512/ciga.v7i2.19094

Palavras-chave:

Maracatu-Nação. Cartografia. Expansão Geografica

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar a cartografia do Maracatu-Nação de Pernambuco e a expansão dos grupos de maracatu nas escalas cadastral, regional, nacional e internacional. Pressupomos que a cartografia de uma manifestação cultural se expressa a partir da representação das escalas de ação na produção do espaço geográfico e tem sua importância na medida em que evidenciamos a sua concretude por meio de mapas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, Rafael Sanzio A. dos. Territiorialidade Quilombola ”“ Fotos e Mapas. Brasília: Mapas Editora e Consultoria, 2011.
ANJOS, Rafael Sanzio A. dos. A África brasileira: população e territorialidade. In: Textos Básicos do CIGA, Brasília: CIGA ”“ CESPE, 2010.
CORRÊA, Roberto Lobato. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri et. al. A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios, São Paulo: Contexto, 2011.
MESQUITA, Z. Do território à consciência territorial. In: MESQUITA, Zilá e BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Territórios do cotidiano. Porto Alegre/Santa Cruz do Sul, UFRGS/UNISC, 1995
SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. In: Território, territórios ”“ ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização ”“ do pensamento único à consciência universal. São Pauto: Record, 2013.

Downloads

Publicado

16-04-2018 — Atualizado em 13-08-2020

Versões

Como Citar

Ferreira, C., & Anjos, R. S. A. dos. (2020). A GEOGRAFIA DO MARACATU-NAÇÃO DE PERNAMBUCO E A EXPANSÃO DE GRUPOS NO BRASIL E NO MUNDO. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 7(2). https://doi.org/10.26512/ciga.v7i2.19094 (Original work published 16º de abril de 2018)

Edição

Seção

Artigos