BRASÍLIA – 50 ANOS DE DINÂMICA TERRITORIAL URBANA

Rafael Sanzio Araújo dos Anjos

Resumo


O Distrito Federal (DF) urbano, a exemplo da maioria dos espaços metropolitanos brasileiros têm exibido problemas parecidos, com diferenças no grau e na intensidade dos seus processos espaciais. Uma das questões mais relevantes se processa no crescimento urbano acelerado e descontrolado, fatos espaciais causadores de danos ambientais, sócias, econômicos, institucionais, políticos e, principalmente, comprometedores do processo de planejamento territorial. Dentre os principais componentes espaciais estimuladores da expansão, mostra-se em destaque o efeito polarizador diferenciado das principais localidades, os grandes canteiros de obras do processo oficial de especulação imobiliária e a consolidação dos parcelamentos urbanos privados.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2177 - 4366

Revita Eletrônica: Tempo - Técnica - Território. 

  Licença Creative Commons

Revista Tempo - Técnica - Território http://periodicos.unb.br/index.php/ciga está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://periodicos.unb.br/index.php/ciga.