O PERFIL DO ALUNO DE EAD. ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA DA UAB/UNB

Autores

  • Simone Silva Dias Departamento de Geografia - Universidade de Brasília
  • Ana Cláudia Dos Santos Marques
  • Nair Keila Romeu da Cunha Oliveira
  • Regina De Souza Maniçoba

DOI:

https://doi.org/10.26512/ciga.v1i3.15790

Resumo

Diante das constantes transformações advindas do processo de globalização, a
Educação a Distância (EAD) se apresenta como uma alternativa capaz de alcançar uma maior quantidade de alunos, independente da localização espacial destes. Assim, o presente estudo tem como objetivo aprofundar o conhecimento ao traçar o perfil do aluno de graduação do curso de Licenciatura em Geografia a Distância da UAB/UnB com intuito de dinamizar o curso de maneira geral e subsidiar a oferta de futuras disciplinas. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica em livros e periódicos referentes à EAD e coletados na plataforma Moodle e no SIGRA os seguintes dados: idade, formação profissional, local de residência, quantidade de disciplinas em que foi matriculado, e número de aprovação nas disciplinas cursadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAPES.Sobre a UAB. Histórico. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=9&Itemid=21.Acesso em: agosto 2010.

EAD BRASIL.Os idosos e a educação a distância.Disponível em: <http://www.eadbrasil.com/2010/04/os-idosos-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: agosto 2010.

FAVERO, R. V. M.; FRANCO, S. R. K. Um estudo de caso sobre a permanência e a evasão na Educação a Distância. Simpósio Brasileiro de Informática e Educação, Brasília, 2006.

VIANNEY, João. O cenário Brasileiro da EAD. Seminário Internacional de Educação a Distância. Câmara dos Deputados, Brasília, 2008. Disponível em: http://www.slideshare.net/marciacs/cenario-brasileiro-da-ead?src=related_normal&rel=443171. Acesso em: agosto 2010.

MORAN, José Manuel. O que é educação a distância. Novos caminhos do ensinoa distância.Informe CEAD-Centro de Educação a Distância.,SENAI, Rio de Janeiro, ano 1, n.5, out.-dez.1994.

PRETI, Oreste. (org.) Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE -UFMT; Brasília: Plano, 2000.

SANTOS, Elaine Maria dos, et. al. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Maio/2008. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200845607PM.pdf>. Acesso em: agosto 2010.

Downloads

Publicado

10-01-2017

Como Citar

Dias, S. S., Marques, A. C. D. S., Oliveira, N. K. R. da C., & Maniçoba, R. D. S. (2017). O PERFIL DO ALUNO DE EAD. ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA DA UAB/UNB. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 1(3). https://doi.org/10.26512/ciga.v1i3.15790

Edição

Seção

Artigos