GEODIREITO E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA-CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Luiz Antonio Ugeda Sanches

DOI:

https://doi.org/10.26512/ciga.v5i2.15396

Resumo

O presente estudo mostra a interdisciplinaridade entre Geociências e Direito como elemento indissociável da construção de políticas públicas que pressupõem o uso das geotecnologias. Há a demonstração de como esta interdisciplinaridade é tratada pela legislação ao longo da história do Brasil, bem como sua aplicação no setor elétrico, principalmente no processo regulatório e fiscalizatório da Agência Nacional de Energia Elétrica ”“ Aneel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEMAR, A. A interdisciplinariedade entre o direito internacional e a Geografia como simbiose necessária para a análise e o planejamento ambiental. Centro de Investigação e Análise em Relações Internacionais ”“ CIARE <http://www.ciari.org/opiniao/interdisciplinariedade_di_geografia.htm>, acessado em 25 deagosto de 2009.

ANTAS JR., Ricardo Mendes. Território e regulação: espaço geográfico, fonte material e não-formal do direito. São Paulo: Humanitas: Fapesp, 2005.

AOKI, Keith.Law And Geography. Santa Clara Journal Of International Law, 20 de julho de 2007.

BELTRAMINO, Juan Carlos M. Jornadas sobre derecho y geografía: rationale de la relación interdisciplinaria derecho-geografía. Biblioteca de La Facultad de Derecho y Cs. Sociales, 341.2 J 36273, Argentina, Manantial, 1994.

BLOMLEY, Nicholas; DELANEY, David e FORD, Richard T. The Legal GeographiesReader. Blackwell Publishers, 2001.

CARNEIRO, Tony Geraldo. Epistemologia do direito ambiental: uma abordagem interdisciplinar da geografia e do direito normativo aplicado. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Uberlândia. <http://www.bdtd.ufu.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1986>, acessado em 25 de agosto de 2009.

EXÉRCITO. Energia elétrica no Brasil (da primeira lâmpada à Eletrobras). Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1977.

FRAXE, J. M. P. Geodireito entre os povos da floresta. Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito ”“ COMPEDI <http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/manaus/estado_dir_povos_jaiza_maria_fraxe.pdf>, acessado em 25 de agosto de 2009.

GÓES, Guilherme Sandoval. O Geodireito e os centros mundiais de poder. Apresentação realizada no VII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos, 06 a 08 de novembro de 2007, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Brasília/DF. Encontrado em https://sistema.planalto.gov.br IBGE. Notas Metodológicas ao Censo 2000. www.ibge.concar.gov.br. Extraído em 02 de agosto de 2010.

IRTI, Natalino. Norma e luoghi, Problemi di geo- diritto. Roma-Bari: Laterza, 2001.

ORWELL, George. 1984. Tradução de Wilson Velloso. 23. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1996.

OSOFSKY, Hary. M. A Law and Geography. Perspective on the New Haven School. The Yale Journal of International Law. Ed. Forthcoming, 2007.

SANCHES, Luiz Antonio Ugeda. Curso de direito da energia ”“ Tomo I. São Paulo: Instituto Geodireito Editora, 2011.

SANCHES, Luiz Antonio Ugeda. Geodireito e a divisão do trabalho. 2009. Dissertação (Mestrado em Direito) ”“ PUC/SP, São Paulo.

SANCHES, Luiz Antonio Ugeda. O geodireito enquanto identificação do conteúdo da geografia no direito: o caso do setor de energia como propulsor de desenvolvimento regional. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) ”“ PUC/SP, São Paulo.

SANTOS, M.. Espaço e Método. 5ª Edição. São Paulo: Edusp, 2008.

Downloads

Publicado

17-06-2016

Como Citar

Antonio Ugeda Sanches, L. (2016). GEODIREITO E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA-CARTOGRÁFICA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA NO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA. Revista Eletrônica: Tempo - Técnica - Território Eletronic Magazine: Time - Technique - Territory, 5(2). https://doi.org/10.26512/ciga.v5i2.15396

Edição

Seção

Artigos