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Diretrizes para Autores

Objetivos

A Revista Eletrônica Tempo - Técnica -Território , aceita para avaliação, trabalhos inéditos que deverão ser de interesse acadêmico e social, escritos de forma inteligível ao leitor culto. Os artigos deverão estar relacionados as temáticas de estudos geográficos e cartográficos, do território brasileiro e de outros países.
A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação de pareceristas, garantindo o anonimato de ambos no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificações serão previamente acordadas com os autores.

I. Formatação do Trabalho

  1. Os artigos devem ser enviados em forma eletrônica, no programa MS Word 2003 ou superior, não deverão exceder 63 mil caracteres (30 laudas de 2100 caracteres), fonte Time New Roman, corpo 12, título 14, subtítulo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.
  2. Os trabalhos podem ser submetidos em português, francês, espanhol e inglês. Devendo apresentar independente do idioma: título, o resumo e as palavras-chave, obrigatoriamente em inglês (Título, Title; Resumo,Abstract; Palavras-chave, Key words). Todos os trabalhos em língua estrangeira (espanhol, inglês e francês), por sua vez, terão titulo, resumo e descritores também em português, além do inglês, com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.
  3. Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, o nome completo dos autores (sem abreviações), a formação, o vínculo institucional, o cargo ou função que desempenham, endereço para correspondência e e-mail.
    Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português, inglês e espanhol), omitindo-se o(s) nome(s) do(s) autor(es).
  4. As figuras devem ser numeradas seqüencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado acima da figura e acima de quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg.
  5. Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação.Os trabalhos receberam notas, nas quais será utilizado um formulário próprio para facilitar a avaliação e a comparação entre diferentes pareceristas. Este formulário inclui o enquadramento do tipo de documento (artigo, artigo de revisão, relato de experiência, resenha, etc.), assim como a avaliação relativa ao titulo, resumo, palavra chaves e a parte metodológica: objetivos ou hipótese, metodologia, resultados, discussão e bibliografia etc. , As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários complementares ao texto.

II. Citações

  1. O sobrenome do autor fora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.
  2. As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 – ago. 2002).
  3. As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página e citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 cm, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé. Exemplos:
  • Citação direta
    • Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do ensino superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.
  • Citação direta com mais de três linhas
    • A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente. (GUIMARÃES, 2000, p.15).
  • Citação indireta
    • Segundo Fusari et al (1990), a alteração transformou o curso Normal em Habilitação Profissionalizante ao Magistério trouxe importantes conseqüências para a formação de professores.
  • Citação de citação.
    • A linguagem só pode ser analisada em seu vínculo com a vida e história (BAKTIN apud FREITAS, 2005

III. Normas Editoriais

  1. Todas as colaborações devem ser enviadas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista – SEER, endereço: http://inseer.ibict.br/ciga/, ou por e-mail: revistaciga@unb.br.
  2. Os originais serão submetidos à aprovação de consultores nos temas tratados, sem a identificação de autoria. O processo de seleção de artigos envolve avaliação de especialistas ad hoc e do Comitê Editorial, que deverá selecionar os títulos a serem publicados.
  3. Serão aceitos para avaliação artigos em Português, Inglês, Francês e espanhol.
  4. A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.
  5. Os autores assumem a responsabilidade das informações e dos dados apresentados no manuscrito. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Eletrônica Técnica - Tempo - Território do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica - CIGA - UnB, ficando sua publicaão total ou parcial, sujeita à autorização expressa do Conselho Editorial da revista.
  6. Cada autor receberá um exemplar da revista em meio digital
  7. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
  8. A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções:
  • Artigos de pesquisa
    • Resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.
  • Artigos de revisão
    • Resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.
  • Relatos de experiência
    • Resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Humanas, estruturados em Título (Title e Título), Resumo (Abstract e Resumen) e Palavras-chave (Key words e Palabras clave), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 15 páginas.
  • Resenhas
    • Publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, 4 páginas.
  • Resumos (Abstracts e Resumen)
    • De dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, uma página.

Os critérios adotados para seleção/avaliação dos artigos será o processo de avaliação dos pares, onde os autores e avaliadores são anônimos, conhecido como avaliação cega, onde o Conselho Científico (Conselho Avaliador) é composto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na Revista Eletrônica Tempo - Técnica - Território.

iV. Referências

As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002).

Exemplos:

  1. Livro:

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

  1. Mais de três autores:

FUSARI, J. C. et al. O professor de primeiro grau: trabalho e formação. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.

  1. Capítulo de livro:

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A temática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS, F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa em ensino de ciências: contribuições para a formação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p.153-172.

  1. Artigo de periódico:

FREITAS, M. T. A. Sites construídos por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação. Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr./2005.Monografia, Dissertação ou Tese: CAMPOS, M. F. C. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. 2000. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

  1. Trabalho apresentado em evento:

LOPES, A. C.; GOMES, M. M.; LIMA, I. D. S. Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibaia, Anais... Atibaia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. CD-ROM.

  1. Periódico on-line:

AZANHA, J. M. P. Parâmetros curriculares nacionais e a autonomia da escola. International Studies on Law and Education, 2001. Disponível em: . Acesso em: 16 jun. 2002.

  1. Documento jurídico:
BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

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