A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Objetivos

A Revista Eletrônica Tempo - Técnica -Território , aceita para avaliação, trabalhos inéditos que deverão ser de interesse acadêmico e social, escritos de forma inteligível ao leitor culto. Os artigos deverão estar relacionados as temáticas de estudos geográficos e cartográficos, do território brasileiro e de outros países.
A publicação dos trabalhos está condicionada à aprovação de pareceristas, garantindo o anonimato de ambos no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificações serão previamente acordadas com os autores.

1.   Formatação do Trabalho

  1. Os artigos devem ser enviados em forma eletrônica, no programa MS Word 2003 ou superior, não deverão exceder 63 mil caracteres (30 laudas de 2100 caracteres), fonte Tim e New Roman, corpo 12, título 14, subtítulo 12, espaço 1,5, em folha tamanho A4, com margens de 2,0cm.
  2. Os artigos e demais modalidades de apresentação de trabalhos e pesquisas devem estar enquadrados nas Sessões Temáticas do Periódico, a saber: Geografia, Cartografia, Base de Dados Espaciais, Ordenamento do Território e Geodireito.
  3. O texto dos artigos devem ser submetidos obrigatoriamente em português. Já o resumo e as palavras-chave, devem ser obrigatoriamente apresentados em duas línguas: Português e Inglês. (Título, Title e Título; Resumo e Abstract; Palavras-chave e  Key  words, com o objetivo de permitir a divulgação dos trabalhos em indexadores e base de dados estrangeiros.
  4. Em uma página à parte deve constar o título do trabalho, o nome completo dos autores (sem abreviações), a formação, o vínculo institucional, o cargo ou função que desempenha m, endereço para correspondência e e-mail. Na primeira página do artigo deve constar o título completo do trabalho, o resumo e as palavras-chave, (português e inglês), omitindo-se o(s) nome(s) do(s) autor(es).
  5. As figuras devem ser numeradas sequencialmente, assim como quadros e tabelas, e devem ser apresentadas no corpo do texto. Toda figura, quadro e tabela deve ter título, colocado abaixo de figura e acima de quadro e tabela. Todos os materiais gráficos devem apresentar resolução mínima de 300 dpi, com extensão jpg. Figuras coloridas serão custeadas pelos autores.
  6. Os autores devem indicar o órgão financiador da pesquisa, se houver, e se o projeto passou por Comitê de Ética da área, com cópia do certificado de aprovação.
  7. As notas deverão ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários complementares ao texto.

1.1.    Citações

  1. O sobrenome do autor f ora de parênteses deve ser escrito com a primeira letra maiúscula e o restante em minúscula e, dentro de parênteses deve ser todo em letras maiúsculas.
  2. As citações no texto devem ser feitas pelo sistema autor-data (NBR 10520 – ago. 2002).
  3. As citações diretas devem vir entre aspas e acrescido o número da página e citações com mais de três linhas devem apresentar recuo de 4 c m, letra menor que o texto, sem aspas. Em citações de citações   deve ser utilizada a palavra apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve vir em nota de rodapé.
    Exemplos:

Citação direta

Segundo Carvalho e Silva (1996, p. 68) “ler para aprender, no entanto, é tarefa complexa” e, ao contrário do que pensam muitos professores do ensino superior, cabe a esse nível de ensino a tarefa de melhorar a competência em leitura.

Citação direta com mais de três linhas

A discussão sobre a relação educação-meio ambiente contextualiza-se em um cenário atual de crise nas diferentes dimensões, econômica, política, cultural, social, ética e ambiental (em seu sentido biofísico). Em particular, essa discussão passa pela percepção generalizada, em todo o mundo, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente. (GUIMARÃES, 2000, p.15).

Citação indireta

Segundo Fusari et al (1990), a alteração transformou o curso Normal e m Habilitação Profissionalizante ao Magistério trouxe importantes consequências para a formação de professores.

Citação de citação

A linguagem só pode   ser analisada em  seu vínculo com a vida e história (BAKTIN apud FREITAS, 2005)

 

2.  Normas  Editoriais

  1. A revista classificará as colaborações de acordo com as seguintes seções temáticas: Geografia, Cartografia, Base de Dados Espaciais, Ordenamento do Território e Geodireito.
  2. Serão aceitos as seguintes modalidades de trabalhos e pesquisas:
  3. Artigos de pesquisa-Resultantes de pesquisa e estudos concluídos, estruturados em Título (Title), Resumo (Abstract) e Palavras-chave (Key words, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Discussão (que podem estar combinados); Agradecimentos (se houver) e Referências, com, no máximo, 20 páginas.
  4. Relatórios Técnicos de Pesquisas - Resultantes de pesquisa bibliográfica com análise crítica sobre determinado tema, estruturados em Título (Title), Resumo (Abstract) e Palavras- chave (Key words); Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais; Referências, com, no máximo, 30 páginas.
  5. Relatos de experiência - Resultante de experiência individual ou coletiva de proposta de intervenção, relevante na área de Ciências Hu manas, estruturados em Título (Title), Resumo (Abstract) e Palavras-chave (Key words), Introdução, Objetivos, Relato indicando com precisão            as condições de realização do trabalho, Discussão; Referências, com, no máximo, 15 páginas.
  6. Resenhas - Publicações nacionais recentes ou publicações estrangeiras, devendo ser apresentada a referência completa da obra, com, no máximo, quatro páginas.
  7. Resumos (Abstracts) - De dissertações e teses, ressaltando objetivo, metodologia, breve discussão dos resultados e conclusão do trabalho, com, no máximo, uma página.
  8. Os autores devem incluir as referencias das citações apresentadas no texto em campo específico no momento da submissão.

Os critérios adotados p ara seleção /avaliação d os artigos será o processo de avaliação dos pares, onde o Conselho Científico (Conselho Avaliador) é com posto por docentes e/ou pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do país e/ou exterior com finalidade de emitir parecer referente aos trabalhos enviados para publicação na Revista do CIGA : Revista do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica.

Buscando praticidade na dinâmica do periódico eletrônico os membros do Conselho Científico serão os mesmos membros do Conselho Editorial.

 

3.    Referências

As referências citadas devem ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, segundo a norma NBR 6023 (ago. 2002).

Exemplos:

Livro:

LÜDKE, M.; ANDR   É, M. E. D. A.       Pesquisa em educação:    abordagens qualitativas.São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

Mais de três autores:

FUSARI, J. C. et al. O professor de     primeiro grau: trabalho e for mação. São Paulo: Loyola, 1990. 85 p.

Capítulo de livro:

MANZANO, M. A.; DINIZ, R. E. S. A tem ática ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental. In: NARDI, R.; BASTOS , F.; DINIZ, R. E. S. Pesquisa e m ensino de ciências: contribuições p ara a for mação do professor. São Paulo: Escrituras, 2004. p.153-172.

Artigo de periódico:

FREITAS, M. T. A. Sites construídos       por adolescentes: novos espaços de leitura/escrita e subjetivação.Cad. Cedes, v. 25, n. 65, p. 87-101, jan./abr./2005.

Monografia, Dissertação ou Tese:

CAMPOS, M. F. C. Educação ambiental e paradigmas de interpretação da realidade: tendências reveladas. 2000. 389 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

Trabalho apresentado em evento:

LOPES, A. C.; GOMES , M. M.; LIMA, I. D. S. Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matem ática e suas tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. In: ENC ONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 3., 2001, Atibai a, Anais... Atibai a: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001. CD-ROM.

Periódico on-line:

AZANHA, J. M. P. Parâmetros curricular es nacionais e a autonomia da escola. International Studies on Law and Education, 2001. Disponível em: <http://www.hottopos.com/harvard3/zemar.htm>. Acesso em: 16 jun. 2002.

Documento jurídico:

BRASIL. Ministério da Educação. Propostas de diretrizes para a for mação inicial de professores da educação básica em curso de nível superior. Brasília: MEC, 2000. 86 p.

4.    Permissões de Direitos do Autor

Os Autores são responsáveis pela obtenção    de permissões de direitos de autor para reproduzir qualquer cotação, ilustração ou fotografia publicadas anteriormente em outro local.

1.6    Não serão aceitos textos fora destes padrões

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.