Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Indicou-se no campo das Referências somente os materiais devidamente citados no texto encaminhado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto passou por revisão linguística antes da submissão.
  • O artigo é de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

A Revista Cerrados, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Literatura, sob forma de artigos e, eventualmente, traduções, entrevistas e resenhas. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, italiano, inglês e francês, devem atender às seguintes exigências:

1. Os artigos devem ser inéditos.

2. A simples remessa de originais implica autorização para publicação. Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução, total ou parcial, fica sujeita à autorização dos editores.

3. As ideias contidas nos trabalhos e a adequação à norma linguística padrão são de absoluta responsabilidade dos autores.

4. A editoria da Revista Cerrados divulgará, anualmente, chamada para artigos nos três números que são publicados por ano. Prazos serão estipulados para o envio dos artigos e, se necessário, poderão ser prorrogados.

5. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. No caso de haver pareceres contrários, o conselho editorial poderá decidir pela publicação ou poderá enviar o trabalho a um terceiro consultor.

6. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito. 

7. Os artigos devem ser padronizados conforme modelo: Leiaute Cerrados 2023

8. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a oito, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, resumos, gráficos e ilustrações.

9. Os títulos e resumos devem ser traduzidos para o inglês. Caso o artigo seja escrito em alguma língua estrangeira, deve conter - além da tradução para o inglês - título e resumo em língua portuguesa.

10. Evitar o uso de notas de rodapé. 

11. É necessário preencher todo o campo dos metadados, que inclui: dados dos autores (incluindo o ORCID), título do artigo, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, referências.

12. O artigo precisa ser de autoria de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.

13. O texto deve passar por revisão linguística antes da submissão.

14. A desconsideração das normas implicará a não-aceitação do trabalho.

 

 
 
Qualquer dúvida, nos procure. 

Fabulações e cenas especulativas

A proposta deste dossiê temático é estimular artigos que analisem fabulações e cenas especulativas atentas às histórias alternativas aos arquivos oficiais. Afrofuturismo e ficções científicas, perspectivismos ameríndios e multinaturalismos, realidades mais-que-humanas, narrativas não-humanas, viradas animais e cosmologias decoloniais receberão uma atenção especial para esta edição. Trata-se de um paradigma emergente, em consolidação, que revisa criticamente modos mais oficiais, realistas e canônicos de narrativa nas artes e na literatura. Se, segundo Sadya Hartman, os arquivos de vigilância são incapazes de abarcar a história da pulsão das vidas rebeldes dos guetos negros, a ficção especulativa revela-se como uma fonte, uma forma de escrita histórica que não se conforma com a violência e a violação das narrativas hegemônicas. Mundos futuros, mundos em ruínas e lacunares ensejam, portanto, narrativas que propõem outros mundos. Serão bem-vindas obras de caráter comparatista, que situam suas análises nas fronteiras ou fricção de linguagens, como o cinema, a literatura, a artes dramáticas, a cultura pop, as séries de TV e as artes visuais.

Literatura negra e indígena no Brasil

A literatura oral nunca fez parte do cânone, que sempre privilegiou a escrita, legitimada pela branquitude, pela colonialidade e pelo Império. São séculos de apagamento, silenciamento, invisibilidade, epistemicídio e desumanização. Temos uma dívida impagável com os ancestrais desse país que fundaram a nação e ficaram fora dela, subalternizados e apagados da história. Este dossiê é uma forma de reparação, uma tentativa de dar visibilidade à luta dos povos originários e negros deste país. Este número da Revista Cerrados aceitará artigos que contribuam para fomentar a discussão sobre a literatura negra e indígena feita no Brasil, na perspectiva da oralidade, da ancestralidade e das resistências.

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