AS Pálidas flores de Rosalina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i48.21177

Palavras-chave:

Erotismo, Gênero, Intertextualidade, Memória, Metatextualidade

Resumo

O presente artigo é um estudo sobre a construção da personagem feminina Rosalina, do romance Ópera dos mortos (1967), de Autran Dourado. Sua base teórica é constituída pelas teorias de Ecléa Bosi (2003), em seu estudo sobre tempo e memória; Georges Bataille (2013), que se detém no Erotismo; Lúcia Castello Branco (1991), que, ao analisar a escrita feminina, dedica um capítulo ao estudo da memória; Sigmund Freud (2014), que dedica um estudo ao luto e à melancolia; e, por último, Autran Dourado (1982; 2000), em seus estudos sobre sua própria obra. A categoria principal desta análise é a memória coletiva e individual. A partir dela, outras categorias são destacadas: a intertextualidade, a metatextualidade e o erotismo. Tentou-se aqui mostrar como e porquê Ópera dos mortos é um trabalho de grande labor estético e apurado senso crítico.

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Referências

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Publicado

01-02-2019

Como Citar

Perna Filho, F. (2019). AS Pálidas flores de Rosalina. Revista Cerrados, 27(48), 84–98. https://doi.org/10.26512/cerrados.v27i48.21177

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