A atualidade dos mitos presentes na obra de Platão

  • Izabela Aquino Bocayuva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Abstract

Platão elabora uma censura aos mitos tradicionais em sua obra capital A República. Isso é necessário exatamente porque segundo seu modo de pensar esses mitos podem proporcionar consequências nefastas na educação dos jovens gregos que não têm ainda discernimento para entrar em contato com a maneira em que neles é exposto o comportamento de deuses e heróis. Quer dizer que o mito, secular, continua sempre atuando atualmente. Isso não acontece apenas no caso de Homero. Os mitos que o próprio Platão reconta ou inventa em sua obra sofrem da mesma atualidade. Podemos experimentar ainda hoje a natureza desassossegada da alma humana tal como descrito no Fedro. Podemos perceber também a necessidade do cuidado a cada momento de cada gesto a partir do mito de Er, bem como igualmente a descrição do modo diferencial ou extraordinário de ser e viver do filósofo numa chamada “terra verdadeira” descrita no mito final do Fédon vem bem a calhar para ainda se entender hoje o modo de ser de um pensador. Queremos, nessa comunicação, expor justamente a atualidade dos mitos que Platão explora em sua obra.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Izabela Aquino Bocayuva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Sou professora adjunta da UERJ desde 2004 no Departamento de Filosofia com interesse sobretudo na Filosofia Antiga e contemporânea.

Published
2014-07-14
How to Cite
Bocayuva, I. (2014). A atualidade dos mitos presentes na obra de Platão. Archai: The Origins of Western Thought, (13), 115. Retrieved from http://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8491