A Inclusão e suas práticas

aspectos socioantropológicos da produção de materiais pedagógicos inclusivos para Surdos

Autores

  • Victor Mourão UFV
  • Ana Luisa Borba Gediel
  • Isabela Martins Miranda

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.3501

Palavras-chave:

políticas públicas, ensino superior, inclusão social, pessoas Surdas

Resumo

O cenário da expansão de políticas públicas, que ocorreu nas últimas décadas, pressionou por um conjunto de novos arranjos nas instituições educativas tendo em vista a inclusão de pessoas com deficiência. O presente artigo tem o objetivo de descrever o trabalho de elaboração de materiais didáticos para a inclusão de uma pessoa Surda em uma instituição de ensino superior. Nos interessa refletir acerca da reflexividade e dos conflitos envolvendo os pontos de vista dos profissionais das diferentes áreas para o processo de elaboração dos materiais e as ações institucionais que conformam essa conjuntura. Acessamos os agentes envolvidos a partir da metodologia de redes e pontuamos os principais elementos norteadores e transformadores do processo. Entendemos que as políticas públicas são de extrema importância para gerar oportunidades de mudança e observamos a complexidade na delimitação e efetivação de ações para atender à diversidade socialmente existente, e que as transformações que suscitam ultrapassam o âmbito dos seus destinatários explícitos.

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Publicado

2019-06-28

Como Citar

Mourão, Victor, Ana Luisa Borba Gediel, e Isabela Martins Miranda. 2019. “A Inclusão E Suas práticas: Aspectos socioantropológicos Da produção De Materiais pedagógicos Inclusivos Para Surdos”. Anuário Antropológico 44 (1). https://doi.org/10.4000/aa.3501.

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