SOB OS BRAÇOS E AS LIRAS DE EROS: UMA ANÁLISE DA POÉTICA DE GILKA MACHADO À LUZ DA CRÍTICA LITERÁRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.23846

Palavras-chave:

Poesia Erótica. Transcendentalidade existencial. Gilka Machado.

Resumo

Este artigo objetiva traçar à luz da fortuna crítica literária uma breve análise de aspectos da poética, de Gilka Machado, a partir de uma revisão crítica acerca das características literárias da estética poética gilkiana, que é marcada por discursos e contextos de produção numa época em que as vozes femininas eram silenciadas e marcadas pela violência simbólica ao corpo, pensamento e comportamentos das mulheres numa sociedade conservadora e fechada para os direitos das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, UECE e UNILAB

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016).

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

PAIVA, Francisco Jeimes de Oliveira. SOB OS BRAÇOS E AS LIRAS DE EROS: UMA ANÁLISE DA POÉTICA DE GILKA MACHADO À LUZ DA CRÍTICA LITERÁRIA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i1.23846. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23846. Acesso em: 23 abr. 2024.