UM RETRATO EM PRETO E BRANCO DO SERTANEJO EM O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23538

Palavras-chave:

Regionalismo; Romance de trinta; O quinze; Literatura brasileira.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre o modo como o sertão é representado no romance O Quinze (1930) de Rachel de Queiroz, bem como analisar o perfil dos personagens desta obra, compreendendo como estes reagem a uma situação de seca. Para realizarmos esse estudo, fundamentou-nos os estudos sobre sertanismo e regionalismo de Albuquerque Júnior (2011) e Almeida (1999), ancoramo-nos também em discussões sobre o romance de trinta a partir de Bueno (2015) e Bosi (1994). Esse trabalho lança um olhar analítico sobre o modo como Rachel de Queiroz retrata os diferentes tipos sociais que povoam o sertão por ela representado. Destarte, compreendemos que o sertão nordestino aparece como um dos protagonistas desta obra, sedo que o ambiente castigado pela seca participa de forma decisiva no destino de cada personagem, entendemos também que a falta de chuva desestrutura a vida de todos que habitam essa região, haja vista que os personagens das diferentes classes sociais vivem do cultivo da terra, assim ninguém fica isento das consequências da seca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luan Alves Monteiro Carlos, UERN

Mestrando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGL/CAMEAM/UERN). Graduado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAP/UERN). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas. Atualmente desenvolve estudos, principalmente, na área da Análise do Discurso de tradição francesa, membro do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Larissa Cristina Viana Lopes, UFRN

Graduada em Letras; especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; doutoranda em Estudos da Linguagem, na área de Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; professora de Português da Educação Básica (Ensino Médio) pela Secretaria do Estado da Paraíba e professora provisória da UERN nas áreas de ensino de língua e literatura. Atualmente, concentra-se em estudos focados em literatura brasileira e portuguesa, direcionados aos segmentos de análise literária, literatura e ensino, identidade e cultura. 

Francisco Vieira da Silva, UFERSA e UERN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. Pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN).

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e Outras Artes. São Paulo: Cortez, 2011.
____. Nordestino: invenção do “falo” ”“ uma história do gênero masculino (1920-1940). São Paulo: Intermeios, 2013.
ALMEIDA, José Maurício Gomes de. A Tradição Regionalista no Romance Brasileiro. Rio de Janeiro: Topbooks Editora, 1999.
BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Editora Cultrix, 1994.
BUENO, Luís. Uma História do Romance de 30. São Paulo: Editora da Unicamp, 2015.
CAMINHA, Edmílson. Rachel de Queiroz: a senhora do não me deixes. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2010.
GONZAGA, Luiz. Asa Branca. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/asa-branca.html> Acesso em 20 nov. 2017.
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

CARLOS, Luan Alves Monteiro; LOPES, Larissa Cristina Viana; SILVA, Francisco Vieira da. UM RETRATO EM PRETO E BRANCO DO SERTANEJO EM O QUINZE, DE RACHEL DE QUEIROZ. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23538. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23538. Acesso em: 20 abr. 2024.