A PARTICULARIDADE COMO CATEGORIA ESTÉTICA E AS FRONTEIRAS ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO

Autores

  • Fatima Rejane de Meneses UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23533

Palavras-chave:

Lukács; Arte; Particularidade; Ficção e História.

Resumo

O objetivo deste trabalho é, com base nos estudos do filósofo e marxista Georg Lukács, analisar a particularidade como categoria estética e as fronteiras entre história e ficção, ou seja, a análise do particular constitui o ponto central organizador do processo da criação estética, sendo a particularidade entendida num campo de forças entre universal e singular e constituindo a base ideal para a verdade artística da forma. Para Lukács, a arte é o reflexo da realidade, e é por meio dela que o homem se humaniza em suas relações sociais. Assim, a tomada de consciência do homem surge sempre da realidade, da relação do sujeito com a realidade, com a vida concreta em movimento. Este texto busca ainda fazer um apanhado geral dos principais conceitos de Lukács sobre a arte uma vez que estes são relevantes no entendimento geral de suas ideias sobre a estética marxista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fatima Rejane de Meneses, UnB

Doutoranda da Pós-Graduação em Literatura (Poslit) da Universidade de Brasília. Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília e concluído em julho de 2013. Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização em Língua Portuguesa); Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela Universidade de Brasília (1997); e Bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1983). Trabalhou como revisora de texto e chefe do serviço de editoração na Editora da Universidade de Brasília de 15 de janeiro de 1985 a 15 de outubro de 2008. Atualmente é revisora de texto do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam), órgão da Fundação Universidade de Brasília. Especializada na área de revisão de texto e editoração. Revisou em 2018, entre outras obras, o livro Tráfico de pessoas e mobilidade humana, de Maria Lúcia Leal (Org.), publicado pela Editora Universidade de Brasília. 

Referências

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
LAVORATI, Carla; TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Diálogos entre ficção e história: do romance histórico clássico ao novo romance histórico. Revista Odisseia, n. 6, jul.-dez. 2010. Revista do PPGEL/UFRN.
LUKÁCS, Georg. Concretização da particularidade como categoria estética em problemas singulares (Capítulo VI). Introdução a uma estética marxista: sobre a particularidade como categoria da estética. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
____. A teoria do romance. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34, 2000.
MENDONÇA, Carlos Vinícius Costa de; ALVES, Gabriela Santos. Os desafios teóricos da história e a literatura. In: Contraponto: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI, Teresina, v. 2, n.1, ago. 2013.
TERTULIAN, Nicolas. Lukács e o stalinismo 1. Verinotio ”“ Revista On-line de Educação e Ciências Humanas, n. 7, ano IV, nov. 2007. Disponível em: <http://www.verinotio.org/conteudo/0.65943372031621.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018.
WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Edusp, 1995.
____. A questão da narrativa na teoria histórica contemporânea. Capítulo 18 (p. 439-483). In: NOVAIS, Fernando A.; SILVA, Rogerio F. da (Org.). Nova história em perspectiva: propostas e desdobramentos. São Paulo: Cosac e Naify, 2011.
ZILBERMAN, Regina. História romanceada. Gêneros de fronteira: cruzamento entre o histórico e o literário. Tradução Sandra Vasconcelos. São Paulo: Xamã, 1997.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

MENESES, Fatima Rejane de. A PARTICULARIDADE COMO CATEGORIA ESTÉTICA E AS FRONTEIRAS ENTRE HISTÓRIA E FICÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23533. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23533. Acesso em: 19 abr. 2024.