LA CANTATRICE CHAUVE ENTRA EM CENA: UMA ANÁLISE DA MONTAGEM DE NICOLAS BATAILLE

Autores

  • Carla Cristina Campos Brasil Guimarães Université de Nantes

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23527

Palavras-chave:

La Cantatrice chauve; Ionesco; Espectador.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor uma reflexão acerca das relações entre o texto teatral e sua montagem. A partir da peça La Cantatrice chauve, de Ionesco, pretende-se investigar como ocorreu o uso das indicações cênicas e do texto literário em relação à montagem de Nicolas Bataille, que é apresentada todas as semanas há mais de 60 anos no Théâtre de la Huchette, em Paris. A referida peça é conhecida como o marco do que se convencionou chamar de o teatro do absurdo (ESSLIN, 1968). Dentro dessa perspectiva, as repetições sem sentido, o relógio que toca inúmeras vezes, a curiosidade e o bizarro dão lugar à crise da linguagem (IONESCO, 1966). Dessa forma, demonstraremos através das análises aqui apresentadas como esses elementos - o texto e a montagem - se traduzem através do olhar do espectador, a quem a realidade do texto e da cena se mostram possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Cristina Campos Brasil Guimarães, Université de Nantes

Mestra em Literatura, pela Universidade de Brasília - UnB e licenciada em Letras - Francês, pela mesma Universidade. Integra o Grupo de Literatura, Educação e Dramaturgias Contemporâneas e o Grupo Literatura, Feminismos e Revolução. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, Literatura Francesa e nos estudos sobre os Femininos, atuando principalmente nos seguintes temas: Francês língua estrangeira, literatura francesa, teatro moderno, feminismos e educação.

Referências

ESSLIN, Martin. O Teatro do Absurdo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
IONESCO, Eugène. La Cantatrice Chauve. Paris: Gallimard, 2016.
____. Notes et contre-notes. Paris: Gallimard, 2006.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. Tradução de Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

GUIMARÃES, Carla Cristina Campos Brasil. LA CANTATRICE CHAUVE ENTRA EM CENA: UMA ANÁLISE DA MONTAGEM DE NICOLAS BATAILLE. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23527. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23527. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiês