OSMAN LINS: LITERATURA E POLÍTICA

Autores

  • Cacilda Bonfim UnB e IFMA

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23526

Palavras-chave:

Osman Lins; A Rainha dos cárceres da Grécia; Política; Literatura.

Resumo

Neste trabalho analiso alguns aspectos políticos que ressoam na obra do escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978), mais especificamente em sua última obra publicada em vida, A rainha dos cárceres da Grécia (1976), que traz o diário fictício de um professor secundarista de História Natural dedicado à análise do romance não publicado de sua amante. Além de comportar um ensaio literário sobre o livro que analisa, o diário é também preenchido por desabafos, dúvidas, elucidações biográficas e pelo registro de algumas notícias da época. Após explicitar alguns posicionamentos políticos do autor, apresento as questões mais flagrantes do romance que envolvem a perspectiva política, em sua dimensão filosófica. Concluo que esta obra literária de Lins, além de evidenciar temas caros ao fenômeno político, suscita também questões que envolvem o sentido da literatura e que perpassam o universo conceitual de significação da existência humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Bonfim, UnB e IFMA

Doutoranda em Literatura no Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit) da Universidade de Brasília (UnB) Mestre em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB): linha de pesquisa Ética e Filosofia Política. Especialista em Filosofia: linha de pesquisa: Ética - pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Graduada em Filosofia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Monte Castelo. Experiência na área de Educação e Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: Hannah Arendt, Ensino de Filosofia, Filosofia Contemporânea, Ética e Política.

Referências

ARENDT, Hannah. O que é política? Tradução de Reinaldo Guarany. 2ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BARTHES, Rolland. Crítica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1970.
BOBBIO, N. et al. (Org.) Dicionário de política. 2v. Brasília: Editora UnB, 2007.
CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000.
LINS, Osman. Evangelho na taba: novos problemas inculturais brasileiros. São Paulo: Summus, 1979.
____. O escritor e a política. O Estado de São Paulo. Suplemento Cultural. 3 de abril de 1977.
____. A rainha dos cáceres da Grécia. 2 ed. Melhoramentos: São Paulo, 1977.
HAZIN, Elizabeth. O Báçira. In: ____.; BARRETO, Francismar Ramírez; BONFIM, Maria Aracy (Orgs.). Quem sou? Siglaviva: Brasília, 2016 (p. 254-293).

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

BONFIM, Cacilda. OSMAN LINS: LITERATURA E POLÍTICA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23526. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23526. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiês