LITERATURA E MILITÂNCIA: A SOCIEDADE NA CRÍTICA DE ANTONIO CANDIDO

Autores

  • Ana Clara Vieira da Fonseca UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23521

Palavras-chave:

Literatura; Militância; Antonio Candido; Crítica literária; Historiografia literária.

Resumo

Antonio Candido de Mello e Souza, considerado por muitos o maior representante da crítica e da historiografia literárias do Brasil, deixou um legado imensurável ao desenvolver, por meio da escrita, uma intervenção social cuja orientação primordial está na luta contra o pensamento estagnado e na constante busca pela contradição ”“ que é o coração da vida em sociedade. Para Candido, a crítica literária dialética possibilita que se reconheça o papel da realidade e da tradição cultural no fazer literário. Retomando textos do livro Textos de intervenção, organizado por Vinícius Dantas, esta exposição tem o objetivo de realizar um breve percurso pela produção do autor e destacar pontos de sua crítica militante, acadêmica e, acima de tudo, de uma atualidade fascinante, de modo a homenageá-lo e fornecer ânimo para aqueles que continuam lutando por uma sociedade mais justa e esclarecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Vieira da Fonseca, UnB

Bacharela em Letras - Português pela Universidade de Brasília e Mestra em Literatura pela mesma instituição. Tem experiência na área de crítica literária, literatura italiana e literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Antonio Candido, Pier Paolo Pasolini, Dino Buzzati, Dyonélio Machado, problemas da modernidade, espera e romance moderno.

Referências

CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção; seleção, apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

FONSECA, Ana Clara Vieira da. LITERATURA E MILITÂNCIA: A SOCIEDADE NA CRÍTICA DE ANTONIO CANDIDO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23521. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23521. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiês