RELAÇÕES DE PODER E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NO CONTO O PRESO, DE MOREIRA CAMPOS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA GENEALOGIA FOUCAULTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v4i1.22112

Palavras-chave:

Conto. Sujeito. Poder.

Resumo

O artigo que aqui se apresenta está pautado na identificação das relações de poder existentes entre os personagens da narrativa O preso, de autoria do contista cearense Moreira Campos. Nesse contexto, o objetivo proposto é analisar a constituição dos sujeitos no conto, a partir das relações de poder que se estabelecem no desenvolvimento do enredo. Para fundamentar esta abordagem, buscou-se subsídios, basicamente, em Foucault (1976; 1987; 2008; 2009), que trata das questões inerentes à constituição dos sujeitos, mediante o poder que lhes é conferido por diversas instâncias da sociedade e pelas relações de poder que se estabelecem, oriundas de sua capilaridade. Da mesma forma, trata-se da prisão, enquanto estratégia de poder disciplinar. Como procedimento metodológico, percorreu-se com a leitura analítica do conto, concatenando-a com os aspectos teóricos inerentes aos escritos foucaultianos. Como resultado, percebeu-se que as relações de poder são determinadas pelo lugar social de cada um, o que converge para a constituição dos sujeitos. Dessa forma, entende-se que a análise das relações de poder entre os sujeitos confere uma visão mais aguçada acerca de suas lutas para a constituição da subjetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Gomes de Souza, UERN

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA - (2010), especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela URCA (2011), mestrado na área de Linguagens e Letramentos pela Universidade Federal de Campina Grande (2018), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É professor efetivo da rede estadual do Ceará desde 2010, atuando em turma de ensino médio. Dedica-se à pesquisa sobre Retextualização, Letramento e Linguística textual com vistas ao aprimoramento do trabalho com textos em sala de aula. O projeto de pesquisa do doutorado visa à análise da interface entre Retextualização e Referenciação na produção escrita de alunos de Ensino Médio.

Francisco Vieira da Silva, UFERSA e UERN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ciências da Linguagem aplicadas à Educação a Distância (CLEAD) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Graduado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Professor efetivo de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus de Caraúbas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação entre a a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Atua, principalmente, nas seguintes temáticas: Análise do Discurso, mídia e discurso, construção de identidades, bem como a formação de professores numa perspectiva discursiva. Pesquisador do Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Grupo de Estudos do Discurso (GRED), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (GEDUERN). 

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

SOUZA, Wellington Gomes de; SILVA, Francisco Vieira da. RELAÇÕES DE PODER E ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA NO CONTO O PRESO, DE MOREIRA CAMPOS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA GENEALOGIA FOUCAULTIANA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 4, n. 1, 2019. DOI: 10.26512/aguaviva.v4i1.22112. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22112. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)