O NACIONAL-POPULAR NA FICÇÃO DE VIVA O POVO BRASILEIRO: INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Anderson Silveira de França UNIPLAN
  • Crisandeson Silva de Miranda UnB e SEEDF

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12197

Palavras-chave:

Popular-nacional; Subjulgados; Romance histórico; Dilemas nacionais.

Resumo

Este artigo fará uma discussão acerca do tema “o popular-nacional” em Viva o povo brasileiro (1984), de João Ubaldo Ribeiro, romance histórico que narra, de formal ficcional, parte da história do Brasil. A obra mostra personagens subjulgados, - como negros e mulatos e também como estes foram desumanamente reificados, mas que resistiram, dentro das suas possiblidades, pela religião e pela fé ”“ assim como comerciantes e nobres; heróis e míticos. A obra permeia quase 4 séculos, partindo dos seguintes pontos: a história e o nacional-popular, além de abordar de que forma estes aspectos estão relacionados e de que modo foram absorvidos por Ribeiro para a construção do seu grande romance histórico, na tentativa de revelar os dilemas vividos pela conjuntura social na construção do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Silveira de França, UNIPLAN

Anderson França é graduado em Letras com habilitação em português e inglês. Especialista em Literatura (2008) pela Universidade de Brasilia - UNB, Mestre em Literatura Brasileira Contemporânea pela UNB (2012). Foi professor da Universidade Paulista - UNIP (2007 a 2015) e da faculdade Mauá de Brasília (2016-2017). Leciona as disciplinas de Interpretação e Produção Textual (IPT), Oficina de Textos, Práticas Redacionais, Literatura Brasileira, Comunicação aplicada, Ciências Sociais dentre outras. Autor de um artigo sobre a mulher negra na obra Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves. Atua também como palestrante e produtor de eventos culturais e é aluno especial de Doutorado na Universidade de Brasília - UNB. Revisor de textos e corretor do ENEM e PAS. 

Crisandeson Silva de Miranda, UnB e SEEDF

Graduado em Letras (Português/ Espanhol) e em Pedagogia. Pós-graduado em Leitura e Produção de Texto; em Psicopedagogia Clínica e Educacional e em Gestão e Orientação Educacional. Atualmente é Servidor Público da Secretarias de Educação do Distrito Federal. Trabalhou no Serviço Privado e Público nas seguintes Instituições: Colégio Status de Ilhéus - BA; (Ensino Fundamental e Médio), Faculdade Michelangelo ( Administrativo - Pedagógico), Secretaria de Educação do Estado do Goiás ( Ensino Fundamental e Médio e como Coordenador Pedagógico); Instituto Federal de Brasilia ( Ensino Técnico e Superior, Ministério da Fazenda (Analista), Secretaria de Educação do Distrito Federal (Psicopedagogo do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e professor do Ensino Médio ).

Referências

BERGAMO, Edvaldo. Ficção e convicção: Jorge Amado e o neo-realismo literário português. São Paulo, UNESP, 2008.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Editora da Unicamp 2006.

CANDIDO, Antônio. Formação da Literatura Brasileira, (momentos decisivos), 2º volume. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000.

CHAUI, Marilena. O Nacional e o popular na cultura brasileira - seminários. São Paulo: editora brasiliense s. a, 1983.

ESTEVES, Antônio R. O romance histórico brasileiro contemporâneo (1975-2000). São Paulo: Unesp, 2010.

LUKÁCS, György. O romance histórico. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2011.

RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

SANTOS, João Paulo Ferreira dos. Jorge Amado e o Romance do Cacau. Dissertação de Mestrado, Brasília: UNB, 2017.

SILVA, Arlenice Almeida da. O épico moderno. O romance histórico de Gyorgy Lukács. Tese de Doutorado. São Paulo: Usp, 1999.

SILVA, Eduardo; REIS, João José. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.

ZILBERMAN, Regina. Romance histórico: teoria e prática. In: BORDINI, Maria da Glória (org.). Lukács e a literatura. Porto Alegre: PUC/RS, 2003.

Floema ”” Ano VII, n. 9, p. 283-303, jan./jun. 2011 LITERATURA E INTERVENÇÃO: ROMANCE HISTÓRICO NO BRASIL Pedro Brum Santos.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

FRANÇA, Anderson Silveira de; MIRANDA, Crisandeson Silva de. O NACIONAL-POPULAR NA FICÇÃO DE VIVA O POVO BRASILEIRO: INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12197. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12197. Acesso em: 25 abr. 2024.