O USO DO GÊNERO FÁBULA COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE LEITURA E (RE)ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rachel Alves Dias UFLA
  • Gasperim Ramalho de Souza UFLA e CEFET/MG

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12173

Palavras-chave:

Gênero Literário; Fábula; Leitura; (Re)escrita

Resumo

Visando fomentar uma prática de atividade contextualizada, o presente trabalho possibilita a reflexão do processo de (re)escrita nos anos iniciais escolares a partir das fábulas, que se constituí como um gênero literário que abrange diversos aspectos relacionados à etária trabalhada. Assim, para a realização desta pesquisa propõe-se analisar a leitura e a (re)escrita de fábulas na educação básica como estratégia para aprimorar a linguagem escrita dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Alves Dias, UFLA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Gasperim Ramalho de Souza, UFLA e CEFET/MG

Gasperim Ramalho de Souza é doutorando em Estudos da Linguagem pelo Centro Federal e Tecnológico de Minas Gerais ( CEFET-MG), graduado em Letras, habilitação em Inglês pela Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, Especialista em Ensino de Língua Inglesa e Mestre em Estudos Linguísticos pelo POSLIN (FALE/UFMG). No campo profissional, atuou como docente da disciplina Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) na UFMG (FALE/DRI). Foi um dos fundadores da Associação voltada também para o ensino de línguas denominada ILE. Além disso, é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEEMG) e já atua no ensino de inglês há mais de 10 anos tendo experiência em diversos contextos de ensino, a saber; escolas privadas, pública, educação de jovens e adultos (EJA), projetos de aceleração (PAV), cursos livres de idiomas, projetos de extensão e educação continuada na UFMG. Atualmente, é Professor efetivo do Departamento de Estudos da Linguagem (DEL) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Seus principais interesses de pesquisa são: globalização, letramento crítico, inclusão, ensino de inglês na na escola pública, formação de professores para a escola pública ine produção de materiais didáticos na perspectiva crítica.

Referências

ANTUNES. I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo Parábola, editorial, 2003.

BARBOSA, J. P. Trabalhando com os Gêneros do Discurso: Uma Perspectiva Enunciativa para o Ensino de Língua Portuguesa. Tese de Doutorado. São Paulo: LAEL / PUC-SP, 2001.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326.

____. Estética da Criação verbal. 2 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1997.

DALFOVO, M. S; LANA, R. A; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008. Disponível em: http:/www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf>. Acessado em: 29 mai. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

____. “Apprendre à écrire ou comment étudier la construction des capacities langagières? ”. Études de Linguistique Appliquée,1996.

DEZOTTI, M. C. C. A fábula. In: ____. (Org.) A tradição da fábula: de Esopo a La

Fontaine. Brasília: UNB; São Paulo: IOESP, 2003.

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo:

Pioneira, 1991.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÃSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.

____. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. São Paulo: Cortez, 2008.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Downloads

Publicado

2018-08-24

Como Citar

DIAS, Rachel Alves; SOUZA, Gasperim Ramalho de. O USO DO GÊNERO FÁBULA COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE LEITURA E (RE)ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12173. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12173. Acesso em: 18 abr. 2024.