Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Água Viva?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Água Viva, publicação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Literatura, sob a forma de artigos e, também, resenhas e criação literária. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, devem ser redigidos em português.

Normas de submissão

Os textos submetidos à Revista Água Viva devem ser enviados tão-somente para o e-mail  da revista, em anexo em Word ou planilha de texto afim, além de obedecer aos seguintes requisitos:

a) Extensão de 06 (seis), no mínimo, e de 20 (vinte) laudas, no máximo.

b) Margens: superior de 2 (dois) cm, inferior de 2 (dois) cm, esquerda de 3 (três) cm e direita de 3 (três) cm;

c) Fonte: Texto principal: Times New Roman, corpo 12, espaço entre linhas: 1,5, com adentramento de parágrafo de 1,25 cm . Texto das notas: corpo 10, espaço simples, sem adentramento de parágrafo;

d) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Times New Roman corpo 12, somente primeira letra em maiúscula em ambos;

e) Nome do autor: duas linhas abaixo do título, alinhado à direita, somente as iniciais dos nomes em maiúscula, seguido de nota de rodapé, indicando titulação, título da pesquisa, e-mail e instituição;

f) RESUMO / ABSTRACT (português e inglês): Dar espaço de três linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, seguida de dois pontos. Redigir o texto (em português) em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo. Inserir uma linha e fazer o ABSTRACT com as mesmas configurações;

g) PALAVRAS-CHAVE / KEYWORDS (português e inglês): Dar espaço de duas linhas abaixo do ABSTRACT e inserir de três a cinco palavras. Colocar o título "PALAVRAS-CHAVE" em caixa alta e separar cada termo por ponto e vírgula. As palavras em inglês devem ser dispostas na linha imediatamente abaixo, antecedidas pelo título “KEYWORDS”;

h) Citações: com menos de 3 linhas aparecem dentro do texto corrido, entre aspas; as citações de mais de 3 linhas vêm destacadas do texto, recolhidas à direita, com entrada duas vezes maior que a do parágrafo (portanto 2,50 cm ). A citação deve ser alinhada na margem direita do texto principal, na mesma fonte, mas corpo 11, espaço entre linhas simples, sem itálico, negrito, aspas ou qualquer outra forma de destaque;

i) As Referências bibliográficas deverão aparecer completas no final do artigo em ordem alfabética de sobrenome do autor, atendendo-se aos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).  

Observações:

a.       Os artigos devem ser inéditos.

b.      Os artigos publicados passam a ser propriedade da revista, não lhes cabendo nenhuma remuneração a título de direito autoral; sua reprodução, total ou parcial, fica sujeita à autorização do(a) editor(a)-geral.

c.       As ideias contidas nos trabalhos são de absoluta responsabilidade dos autores.

d.      Todos os trabalhos encaminhados para publicação serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não de sua publicação, podendo sugerir alterações.

e.      A desconsideração das normas implicará a não-aceitação do trabalho.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.