Foco e Escopo

A Revista Água Viva (RAV), ISSN 1678-7471, é uma publicação semestral, até 2018 e quadrimestral a partir de 2019, dos discentes da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A RAV tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre Literatura e suas diversas teorias e práticas produzidas no Brasil e no exterior, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas.

A Revista Água Viva recebe contribuições, em fluxo contínuo, para as seguintes seções temáticas:

  1. Dossiê: contempla um tema diferente a cada edição, definido pela comissão editorial.
  2. Artigos: recebe artigos científicos de temática livre, dentro do escopo da revista, produzidos por pesquisadores mestres e doutores e desses em parcerias com graduandos ou graduados.
  3. Entrevista: recebe textos resultantes de entrevistas com especialistas nas diversas áreas dos estudos literários.
  4. Espaço Literário: recebe textos literários inéditos produzidos em línguas portuguesa, francesa, inglesa e espanhola.
  5. Resenhas: recebe resenhas de obras literárias e de crítica literária, com até dois anos de publicação.

A Revista Água Viva (RAV) visa a incorporar as contribuições do pensamento científico na área das literaturas e das áreas afins do conhecimento, que enriqueçam as fronteiras das Ciências Humanas e Sociais (Aplicadas) na (trans)(inter)disciplinaridade necessárias aos estudos acadêmicos contemporâneos.

 

Políticas de Seção

 Dossiês

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Espaço Literário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

 

Processo de Avaliação pelos Pares

 

O julgamento de trabalhos para publicação é feito em duas instâncias. Num primeiro momento o trabalho é lido pela Equipe Editorial, que faz uma avaliação preliminar de seu conteúdo para decidir se ele se enquadra na política editorial da Revista Água Viva (RAV). Se o trabalho atende a esses requisitos básicos, ele é então enviado para dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados por dois pareceristas são encaminhados para publicação, desde que as modificações sugeridas, se houver, sejam atendidas pelo(s) autor(es). Os trabalhos são avaliados quanto a sua clareza, pertinência, implicações e originalidade. Os trabalhos aceitos são publicados integralmente na Revista Água Viva (RAV), no site do periódico.

Cada número será composto por trabalhos artístico-científicos (dossiês, artigos e resenhas); e poderá contemplar, também, um editorial, apresentação, entrevistas e outras seções que venham a ser criadas. Todos os trabalhos a serem submetidos para publicação deverão ser inéditos, inclusive as resenhas, e serão encaminhados para apreciação de pareceristas internos e externos. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e em línguas estrangeiras (Espanhol, Francês e Inglês).

A Revista Água Viva (RAV) utiliza a avaliação double blind peer-review. Tanto os avaliadores quanto os autores não têm acessos os nomes uns dos outros. Todos os artigos da revista passam por apreciação de dois avaliadores. Caso haja empate, um terceiro avaliador analisa o trabalho. Os avaliadores têm um prazo de 20 dias para concluir seus pareceres. A escolha dos avaliadores, para cada artigo, leva em consideração a experiência desses profissionais em seus respectivos campos de atuação. Para que todo o processo double blind peer-review ocorra de forma adequada, os autores devem submeter seus textos, em formato .doc ou .rtf ou docx., sem nenhuma identificação de autoria ou filiação, inclusive nos metadados do arquivo (propriedades do documento). No texto, nas figuras (assim como quadros e tabelas) e nas referências, solicitamos que todas as informações referentes ao nome e filiação do(s) autor(es)  sejam retiradas (utilize apenas a palavra AUTOR). Não informar fontes de financiamento e não incluir possíveis agradecimentos, somente após o aceite do manuscrito.

É imprescindível que todos os usuários efetuem o cadastro no sistema da Revista Água Viva. Cada usuário deve preencher os campos nas abas "Identificação", "Contato" e "Público" do seu perfil. Favor não preencher os campos em CAIXA ALTA, respeitando o uso de maiúsculas e minúsculas. Link: http://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/user/profile

Na aba público, em URL, por favor, deve-se informar o link do seu Lattes. Deve-se informar, impreterivelmente, o link do seu ORCID. Caso não tenha se cadastrado ainda, por favor, se cadastre em: https://orcid.org

Ao informar o seu “Resumo da biografia” na aba “Público”, por favor, utilize o modelo seguido pela Revista Água Viva (Para maiores detalhes, por favor, verifique, por exemplo, as notas de fim presentes nos nomes dos autores dos artigos do último número publicado pela revista).

Caso o texto seja em coautoria, por favor, confirme com o seu(sua) coautor(a) que ele(a) está cadastrado(a) no Portal da Revista Água Viva. Caso não esteja, peça a que se cadastre e preencha todas os campos requisitados.

Ademais, preencha todos os metadados da submissão em questão (em português e em uma língua estrangeira utilizada no decorrer do texto), inclusive os metadados relacionados à coautoria. O mau preenchimento do cadastro e dos metadados da submissão ocasionam sumária rejeição do manuscrito. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...