Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos

Autores

  • Adir Valdemar Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaime Hillesheim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tânia Regina Kruger Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18861

Palavras-chave:

projetos político-pedagógicos, luta social, educação, pobreza, desigualdade social

Resumo

O artigo apresenta uma análise da relação das pautas das lutas
sociais, em especial as do campo educacional, com os conteúdos dos
Projetos Político-Pedagógicos em um contexto de regressão de direitos em face da crise do capital. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa quanti-qualitativa realizada sobre uma base documental mais ampla, sendo aqui privilegiados os PPPs de 12 escolas de Santa Catarina. As pautas das lutas da educação defendem a instituição de um sistema de educação universal, público, democrático e de qualidade em correlação com os direitos da cidadania. Conclui que os conteúdos dos PPPs trazem críticas à ordem social do capital, ainda que sem confronto com questões estruturais dessa sociabilidade, propondo a educação como solução dos problemas sociais e necessária para o desenvolvimento da condição cidadã dos/as estudantes, sem, no entanto, refletir sobre a pobreza e desigualdade social, expressões cabais da negação de direitos.

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Biografia do Autor

Adir Valdemar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Pedagogo, doutor em Sociologia Política, professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jaime Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, doutor em Serviço Social, professor do Departamento de Serviço Social, do Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina

Tânia Regina Kruger, Universidade Federal de Santa Catarina

Assistente social, doutora em Serviço Social, professora do Departamento de Serviço Social, do Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

11/13/2018

Como Citar

GARCIA, Adir Valdemar; HILLESHEIM, Jaime; KRUGER, Tânia Regina. Lutas sociais e educação: os (des)caminhos dos Projetos Político-Pedagógicos. SER Social, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 290–309, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v20i43.18861. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18861. Acesso em: 28 mar. 2024.

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