A assistência estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Talita Prada Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mônya Carla da Costa Surdine Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Nova Venécia

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18860

Palavras-chave:

Programa Nacional de Assistência Estudantil, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), programas, recursos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a execução do Programa
Nacional de Assistência Estudantil, a partir das normativas institucionais
dos 38 Institutos Federais de Educação (IFs) e seus campi, para identificar
as ações priorizadas. Realizamos pesquisa documental (51 documentos de todos os 38 IFs). Para o estudo, realizamos análise de conteúdo categorial e temática. Identificamos como está organizado o programa nos institutos em um contexto que se iniciou com a expansão da rede federal e hoje é marcado pelos cortes orçamentários. Nas considerações finais, indicamos como e por que os recursos do programa não contemplam o atendimento universal aos estudantes, que a dualidade do programa separa os pobres dos não pobres, focalizando o atendimento aos mínimos sociais de forma individualizada àqueles que mais necessitam, tornando a disputa interna entre os estudantes acirrada e fragmentando suas lutas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Prada, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestra em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Pós-Graduada em Direitos Sociais e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília (2011); assistente social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-Campus Porto Seguro e membra do Grupo de Estudos Fênix da Universidade Federal do Espírito Santo.

Mônya Carla da Costa Surdine, Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Nova Venécia

Mestranda em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Planejamento de Projetos Sociais pela Faculdade Capixaba de Nova Venécia (2011). Assistente Social do Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Nova Venécia

Downloads

Publicado

11/13/2018

Como Citar

PRADA, Talita; SURDINE, Mônya Carla da Costa. A assistência estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. SER Social, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 268–289, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v20i43.18860. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18860. Acesso em: 28 mar. 2024.