CHAMADA REVISTA SER SOCIAL NÚMERO 45

12/10/2018

Chamada Número 45 – Segundo Semestre de 2019:

"Nova direita, Estado e Política Social"

 

A Revista SER Social, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (PPGPS/UnB), abordará na sua próxima edição (v.22, n. 45, 2.2019) o temaNova direita, Estado e Política Social”. 

Entendemos por “Nova Direita” um fenômeno em escala global, de articulação político-econômica, constituído fundamentalmente por uma aliança entre neoliberalismo e neoconservadorismo. As contribuições esperadas para o número em pauta deverão abordar a origem na década de 1970 e os princípios que organizam a denominada “Nova Direita”, sua tradução em diretrizes para as políticas públicas setoriais de caráter ultra-reacionárias e liberalizantes; a transformação do Estado Social em Estado mínimo para as políticas sociais e em Estado máximo para o mercado; o predomínio de propostas de alívio a pobreza e flexibilização dos direitos dos trabalhadores, em lugar de políticas de pleno emprego. Os textos também poderão abordar as origens e características específicas da Nova Direita na América Latina, em comparação com outras latitudes, e seu fortalecimento recente como efeitos de oposição aos governos populares na virada do milênio.

Tendo em vista a complexidade do momento histórico e a expansão da Nova Direita, a reorientação das funções do Estado e a mercadorização das políticas sociais, em escala mundial, a Revista SER Social pretende reunir contribuições de autores(as) e pesquisadores(as) das diversas áreas das ciências humanas e sociais na abordagem do tema Nova direita, Estado e Política Social.

Além de trabalhos sobre a temática específica do número, serão publicados artigos sobre outras temáticas que se situem no campo das Políticas Sociais, na seção de Temas Livres.

As normas de elaboração, apresentação e critérios de aceitação de trabalhos estão disponíveis em   http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/information/authors

Os artigos temáticos e de temas livres submetidos até 10 de março de 2019, serão avaliados por pareceristas ad hoc convidados pela Comissão Editorial da Revista. Entrevista. Ensaio, entrevista e resenha são encomendadas pela Comissão Editorial, que considerará pesquisadores de renome nacional e internacional da temática, podendo acatar sugestões.

 

Brasília, 10 de dezembro de 2018

 

Comissão Editorial da Revista SER Social

http://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social

ISSN 2178-8987 versão eletrônica ISSN 1415-6946 versão impressa