Anúncios

  • Edição 54. Revista Ser Social. Tema: Sexualidades, lutas e direitos LGBTQIA+.

    01/31/2023

     

    Desde 2019, o Brasil ocupa o topo do ranking mundial como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. Os debates em torno das temáticas que versam sobre sexualidades, lutas e direitos da população LGBTQIA+ estão no centro de acaloradas discussões acadêmicas (de natureza teórica, epistemológica ou até mesmo metodológica) e também catalizam uma ampla gama de pautas políticas de movimentos sociais e organizações da sociedade civil. Além disso, ocupam lugar fundamental em se tratando do planejamento, da implementação, do monitoramento e da avaliação de políticas sociais. Durante algum tempo, os debates sobre sexualidades andaram na sombra dos estudos sobre gênero e feminismos, e à margem de uma abordagem mais crítica capaz de situá-los na complexa teia das relações sociais que estruturam o sistema capitalista. Nunca é tarde, no entanto, reafirmar que a defesa da diversidade sexual e dos direitos da população LGBTQIA+ é indissociável da luta contra o capitalismo, o sexismo e o racismo. Dito isso, a edição número 54 da Revista Ser Social objetiva publicizar pesquisas teóricas e/ou empíricas, de natureza quali e/ou quantitativa, que contribuam com a construção de um escopo teórico e politicamente crítico na abordagem da temática sobre sexualidades, lutas e direitos da população LGBTQIA+. Os artigos para a Revista, que é editada pelo Programa de Pós-graduação em Política Social (PPGPS), do Departamento de Serviço Social (SER) da Universidade de Brasília (UnB), podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. As normas de elaboração, apresentação e critérios de aceitação de trabalhos devem ser consultadas no endereço: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/about/submissions.

    Período de submissão de artigos: 02 de fevereiro de 2023 até 03 de julho de 2023.
    Lançamento: janeiro a junho de 2024.

    Saiba mais sobre Edição 54. Revista Ser Social. Tema: Sexualidades, lutas e direitos LGBTQIA+.
  • Chamada de artigos para o Número 53 da Revista Ser Social

    07/07/2022

    Tema: Populações Tradicionais e Política Sociais
    Esta chamada da Revista Ser Social tem como objetivo a publicação de artigos temáticos sobre
    populações tradicionais e políticas sociais no Brasil. Podem ser considerados como povos
    tradicionais brasileiros todos aqueles povos que passaram a fazer parte da composição da
    população desde a sua formação e possuem características sociais e culturais diferenciadas em
    suas relações sociais com a sociedade nacional e o meio ambiente. A listagem de quais seriam
    os povos tradicionais brasileiros é resultado de séculos de formação brasileira sendo um
    processo ainda em curso. Entre as comunidades tradicionais brasileiras podem ser
    mencionadas as seguintes que assim se auto reconhecem e são reconhecidas: Andirobeiras;
    Apanhadores de Sempre-vivas; Caatingueiros; Caiçaras; Castanheiras; Catadores de Mangaba;
    Ciganos; Cipozeiros; Extrativistas; Faxinalenses; Fundo e Fecho de Pasto; Geraizeiros; Ilhéus;
    Indígenas; Isqueiros; Morroquianos; Pantaneiros; Pescadores Artesanais; Piaçaveiros;
    Pomeranos; Povos de Terreiro; Quebradeiras de Coco Babaçu; Quilombolas; Retireiros;
    Ribeirinhos; Seringueiros; Vazanteiros; Veredeiros.
    Os povos tradicionais em geral se destacam por sua relação com a terra, a fauna e a flora
    brasileira que é baseada em práticas econômicas sustentáveis compatíveis com a preservação
    do meio ambiente que fundamenta aspectos culturais, econômicos, religiosos e sociais de suas
    comunidades. Nesse sentido, os povos tradicionais com os seus movimentos sociais estão em
    constante luta na defesa de seus territórios, de seus direitos sociais e de uma vida pautada
    pelo respeito à diversidade étnica, cultural e preservação do meio ambiente com seus recursos
    naturais e de enfrentamento à praticas capitalistas hegemônicas. Esta chamada da Revista Ser
    Social 53 é um convite para o envio de artigos baseados em pesquisas empíricas e teóricas
    sobre povos e comunidades tradicionais, suas reivindicações e contribuições epistemológicas
    no campo dos direitos sociais e das políticas sociais brasileiras.
    Período de submissão de artigos: 02 de setembro de 2022 até 02 de janeiro de 2023.
    Lançamento: Julho a Dezembro de 2023.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para o Número 53 da Revista Ser Social
  • LANÇAMENTO DA NÚMERO 50 - QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

    03/03/2022

    Estimados(as) leitores(as),

    Com alegria compartilhamos a publicação de mais um número da Revista SER Social (PPGPS/UnB). Esta edição tratou do tema “Questão Social e Serviço Social”. A imagem da capa é da artista Letícia Rick. A edição completa pode ser acessada pelo link: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/issue/view/2406.

    Agradecemos o apoio ao nosso trabalho e a divulgação desta nova edição.
    Boa leitura!
    Comissão Editorial da SER Social

    Saiba mais sobre LANÇAMENTO DA NÚMERO 50 - QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
  • Chamada para artigos Volume 24, N. 50, 2022 - Questão Social e Serviço Social

    02/03/2021
    Questão Social e Serviço Social:   A comissão editorial da Revista Ser Social, periÓdico do Departamento de Serviço Social e do Programa de PÓs-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB), torna pública a chamada de trabalhos para publicação no número 50 (jan./jun. 2022) que abordará o tema “Questão Social e Serviço Social”. A Comissão Editorial da Revista Ser Social convida pesquisadores(as), docentes, discentes e demais interessados (as) da área de Serviço Social e áreas afins a contribuir com o debate crítico e o adensamento da produção de conhecimento sobre a temática, submetendo seus artigos para o respectivo número que tem como foco a relação entre Questão Social e Serviço Social. O Serviço Social como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho no capitalismo. As múltiplas expressÕes da questão social na sociabilidade burguesa, com suas particularidades para a realidade brasileira e a América Latina. Concepções, abordagens, interpretações e fundamentos sobre a questão social. As expressões da questão social na contemporaneidade: tendências e perspectivas. A questão social no processo de formação e de trabalho de assistentes sociais. Questão social, classes e lutas sociais na sociedade capitalista. Questão social, direitos e políticas sociais. Os artigos para a Revista, que é editada pelo Programa de Pós-graduação em Política Social (PPGPS), do Departamento de Serviço Social (SER) da Universidade de Brasília (UnB), podem ser escritos em português, inglês ou espanhol. As normas de elaboração, apresentação e critérios de aceitação de trabalhos devem ser consultadas no endereço: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/about/submissions.   Recebimento: de 03 de Fevereiro até 30 de Junho de 2021. Lançamento: Semestre Janeiro/Junho de 2022. Saiba mais sobre Chamada para artigos Volume 24, N. 50, 2022 - Questão Social e Serviço Social
  • Chamada para artigos N. 48, 2021 - Alimentação, Abastecimento e Crise

    04/15/2020

    N. 48 – JAN./JUN./2021
    Alimentação, Abastecimento e Crise
    A Comissão Editorial da Revista SER Social, periódico do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (PPGPS/UnB), comunica que se encontra aberta a chamada de trabalhos para publicação no n.48 (jan./jun. 2021). Serão publicados, nesse número, artigos inéditos que versem sobre o: “Alimentação, Abastecimento e Crise”.
    Diante de cenários de crise econômica, social, política e de saúde pública, como o experimentado na pandemia do COVID-19, por exemplo, o direito humano à alimentação adequada é ainda mais ameaçado. Alguns dos fatores que contribuem para essa realidade são: tendência de aumento abusivo dos preços pela via da especulação e boicotes dos agentes do mercado; piora das condições de acesso aos alimentos, especialmente em vazios alimentares, decorrente da paralisação ou restrições que afetam o sistema convencional de varejo alimentar- feiras, mercados públicos, pequenos estabelecimentos varejistas dentre outros; lentidão ou inexistência de políticas públicas que permitam compras diretas da produção que possam, por um lado, aliviar a situação da agricultura familiar e, de outro, assegurar, com doações, o abastecimento dos mais pobres; inexistência ou insuficiência de políticas públicas de distribuição de alimentos.
    Assim, espera-se receber trabalhos que versem sobre a referida temática e suas possíveis consequências para as políticas sociais contemporâneas. Os ensaios e artigos submetidos à SER Social poderão ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Após recebidos, serão avaliados por pareceristas ad hoc convidados pela Comissão Editorial da Revista. A entrevista e a resenha serão encomendadas por esta Comissão que considerará pesquisadores de renome nacional e internacional da temática. 

    As normas de elaboração, apresentação e critérios de aceitação de trabalhos devem ser consultadas no endereço: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/about/submissions

    Recebimento: de 14 de abril até 30 de Junho de 2020.

    Lançamento: Semestre Janeiro/Junho de 2021.

     

    N. 48 - JAN./JUN./2021
    Food, Supply and Crisis
    The Editorial Committee of SER Social, a journal of the Graduate Program in Social Policy at the University of Brasilia (PPGPS/UnB), announces that the call for papers is open for publication at No. 48 (Jan./Jun. 2021). Unpublished articles will be published in this issue that deal with: “Food, Supply and Crisis”.
    In face of the economic, social, political and public health crisis scenarios, such as that experienced in the COVID-19 pandemic, for example, the human right to adequate food is even more threatened. Some of the factors that contribute to this reality are: tendency of abusive price increases by speculation and boycotts of market agents; worsening of conditions of access to food, especially in food voids, due to the paralysis or restrictions that affect the conventional retail food system – fairs, public markets, small retail establishments, among others; slowness or inexistence of public policies that allow direct purchases of production that can, on the one hand, alleviate the situation of family farming and, on the other hand, ensure, with donations, the supply of the poorest; inexistence or insufficiency of public food distribution policies.
    Thus, it is expected to receive papers that deal with the referred theme and its possible consequences for contemporary social policies. The essays and articles submitted to SER Social may be written in Portuguese, English or Spanish. Once received, they will be evaluated by ad hoc reviewers invited by the Editorial Committee of the Journal. The interview and review will be commissioned by this Committee, which will consider researchers of national and international renown on the theme. The deadline for submission is June 30, 2020.
    The rules for the elaboration, presentation and criteria for accepting papers should be consulted at: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/about/submissions

    Receipt: from april 14 to June 30, 2020.

    Launch: Semester January/June 2021.

     

    N. 48 – ENERO/JUNIO/2021
    Alimentación, Abastecimiento y Crisis
    La Comisión Editora de la Revista SER Social, periódico del Programa de Post-Grado en Política Social de la Universidad de Brasília (PPGPS/UnB), comunica que se encuentra abierta la llamada para presentar artículos para publicar en el número 48 (enero/junio de 2021). Serán publicados, en ese número, artículos inéditos sobre el tema: “Alimentación, Abastecimiento y Crisis”.
    Frente a los escenarios de crisis económica, social, política y de salud pública, como el actual de la pandemia del COVID-19, el derecho humano a la alimentación adecuada se encuentra más amenazado. Algunos de los factores que contribuyen para esa realidad son: tendencia de aumento abusivo de los precios por la vía de la especulación y boicots de los agentes del mercado; restricciones en las condiciones de acceso a los alimentos como consecuencia de la paralización y limitaciones que afectan el sistema convencional de circulación de alimentos – ferias, mercados públicos, pequeños establecimientos, entre otros; demora o inexistencia de políticas públicas que permitan realización de compras directas de la producción, que puedan, al mismo tiempo, aliviar la situación de la agricultura familiar y a través de las donaciones el abastecimiento de los más pobres; inexistencia o insuficiencia de políticas públicas de distribución de alimentos.
    Esperamos recibir contribuciones que aborden la referida temática y sus posibles consecuencias para las políticas sociales contemporáneas. Los ensayos y artículos presentados a la Ser Social pueden ser en portugués, inglés o castellano. Después de recibidos serán avaliados por comentaristas ad hoc convidados por la Comisión Editorial de la Revista. La entrevista y la reseña son solicitadas por la Comisión Editorial, considerando el renombre internacional y nacional de los especialistas en la temática. El plazo máximo de envío es 30 de junio de 2020.
    Las normas de elaboración, presentación y criterios de evaluación de los artículos pueden ser consultadas en: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/about/submissions

    Recibo: del 14 de abril al 30 de junio de 2020.

    Lanzamiento: semestre enero / junio de 2021

    Saiba mais sobre Chamada para artigos N. 48, 2021 - Alimentação, Abastecimento e Crise