Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura

Autores

  • Meri Nadia Marques Gerlin Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4292-2559
  • Marta Leandro Matta Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil
  • Denise Bacellar Nunes Universidade de Brasília, Biblioteca Central, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.22032

Palavras-chave:

competência em informação, competência leitora, biblioteca universitária, sociedade da informação

Resumo

Diante daquilo que tem sido registrado no Brasil pela Ciência da Informação sobre competência em informação e perante a escassez de programas de formação de competências em Universidades, apresenta-se como objetivo compartilhar um processo de planejamento desse tipo de programa compreendendo bibliotecários, docentes e discentes envolvidos em ações universitárias. Para tanto, realizou-se um levantamento de artigos científicos em bases de dados de periódicos online, considerando a importância da competência em informação e competência leitora em diferentes espaços de (in)formação e educação, como bibliotecas universitárias, escolares e públicas. Como considerações iniciais e não apenas finais, percebeu-se a importância de envolver em programas de formação profissionais que atuam em diferentes espaços de formação da competência em informação, como bibliotecas universitárias, públicas e escolares. A Universidade torna-se, por conseguinte, uma instituição importante em um contexto de formação de redes colaborativas, ao receber a contribuição de profissionais de diversas áreas que possibilitem o planejamento, implementação e execução de programas de competência em informação que também incluam a competência leitora, possibilitando o desenvolvimento de habilidades informacionais e capacidades de leituras mais especificamente, em estudantes e docentes, de modo a fortalecer os processos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade interna e externa.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação, bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), professora Adjunto do Departamento de Biblioteconomia e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. Coordena ações do projeto extensionista "Informa-ação e cultura" e lidera o grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados" certificado pelo CNPq, trabalhando com atividades relacionadas com os campos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária intercambiando, desse modo, temas relacionados com o campo da ação cultural, multiculturalismo, serviço de referência, competência narrativa, competência leitora e competência em informação. Ocupa uma cadeira na Academia Capixaba de Artes e Letras de Poetas Trovadores (ACALPT-CTC) como acadêmica fundadora correspondente, envolvendo-se em movimentos culturais que compreendem a arte e a literatura espírito-santense.

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Publicado

2019-01-21

Como Citar

Gerlin, M. N. M., Matta, M. L., & Nunes, D. B. (2019). Programa de formação em competência em informação: redes de cooperação entre os sujeitos que atuam em espaços de informação, educação e cultura. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(2), 493–514. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.22032

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