Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: a biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762

Palavras-chave:

Biblioteca universitária. Avaliação. Ensino de graduação. Universidade Federal da Bahia. Avaliação educacional. INEP.

Resumo

Este artigo, resultado parcial de pesquisa, tem como objetivos (1) conhecer a contribuição da biblioteca na avaliação, pelo INEP, dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia, tendo como foco as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados; (2) demonstrar o modus operandi dos avaliadores e seu impacto no resultado da avaliação dos cursos de graduação. Analisaram-se as notas atribuídas aos cursos de graduação da UFBA pelos avaliadores, nas visitas in loco, entre os anos de 2010 a 2017. O estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, de caráter descritivo, baseada na literatura pertinente e em levantamento documental referente aos instrumentos do INEP e aos relatórios de avaliação dos cursos, elaborados pelos avaliadores. A análise dos dados, comparativamente à realidade conhecida e vivenciada pelas bibliotecas da UFBA, revelou que os critérios de avaliação registrados pelos avaliadores se apresentam muitas vezes subjetivos, não revelando com fidedignidade o estado real das bibliotecas. Conclui-se que ter como únicos indicadores de avaliação da biblioteca universitária as bibliografias básicas e complementares e os periódicos especializados não é uma medida suficiente para configurar se ela cumpre sua função junto à comunidade acadêmica. Ademais, o peso de sua contribuição no cômputo total da avaliação do curso é ínfimo, uma vez que ela integra um elenco de itens da dimensão Infraestrutura. Ante esse cenário, propõe-se que a biblioteca universitária seja transformada numa quarta dimensão a ser avaliada ”“ ao lado da Organização Didático-pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura ”“ na perspectiva que ela tenha representatividade no total da avaliação, por sua função de estrutura fundante da Instituição e para justificar os investimentos feitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nídia Maria Lienert Lubisco, Universidade Federal da Bahia. Instituto de Ciência da Informação. Salvador, BA. Brasil

Doutora em Documentação, Universidade Carlos III de Madrid; docente do Programa de Pós-graduação em Ciência de Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), líder do grupo de pesquisa GEINFO Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento, membro da Academia de Ciências da Bahia.

 

 

Flávia Bulhões de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Bacharel em Biblioteconomia, Universidade Santa Úrsula (RJ); Especialista em Metodologia do Ensino Superior, IBPEX; Mestre em Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia.

 

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Lubisco, N. M. L., & Sousa, F. B. de. (2019). Avaliação dos cursos de graduação da Universidade Federal da Bahia: a biblioteca universitária em foco, de 2010 a 2017. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 665–701. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.17762

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.