O método Cross Culture na pesquisa em Ciência da Informação

Autores

  • Rafaela Carolina Silva Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9684-0327
  • Rosângela Formentini Caldas Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6020-9197

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.10675

Palavras-chave:

Método de pesquisa. Cross Culture. Ciência da Informação. Equipamento Cultural.

Resumo

Observar divergências e similaridades culturais pode trazer benefícios às comunidades e gerar desenvolvimentos significativos. O objetivo do estudo compreendeu verificar o método Cross Culture e suas aplicações, como uma metodologia inovativa, na Ciência da Informação. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, utilizando do método Pesquisa Bibliográfica para levantar dados em bases de dados da área da Ciência da Informação, nos cenários nacional e internacional. Os resultados mostraram que o método ainda é pouco explorado pela área, e que a maior parte das publicações sobre a temática ocorrem em âmbito internacional, no campo da Gestão, Mediação e Uso da Informação. A base de dados em que os artigos mais se utilizaram da metodologia é a base de dados Library and Information Science Abstract. Concluiu-se que desenvolver pesquisas transculturais no âmbito da Ciência da Informação significa promover a diversidade cultural e criar mecanismos que reflitam as demandas sociais de cada sociedade.

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Biografia do Autor

Rafaela Carolina Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp Marília, na linha de Pesquisa Gestão, Mediação e Uso da Informação. Bolsista FAPESP. Foi bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO). Fez Mestrado Sanduíche na Robert Gordon University, Escócia, Reino Unido (Setembro a Dezembro de 2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela FUNDEPE, Marília/SP. Graduada em Biblioteconomia, onde também foi bolsista FAPESP. Atualmente dedica-se à pesquisa científica, trabalhando principalmente na interdisciplinaridade dos temas: Bibliotecas híbridas; Conceito de hibridez em bibliotecas; Desenvolvimento social; Gestão da informação; e Desenvolvimento de comunidades. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9684-0327. My Research ID: C-1753-2015.

Rosângela Formentini Caldas, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, UNESP, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Marilia, SP, Brasil

Docente da UNESP. É membro do conselho departamental em Ciência da Informação e da Comissão de Ações Culturais. Na graduação ministra aulas nas disciplinas de: Marketing; Organização, Sistemas e Métodos e Teoria Geral da Administração e no âmbito da pós-graduação atua no Programa de Ciência da Informação da instituição. Participa do grupo de pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional (ICIO) e tem interesse em temas como: Cidades Inteligentes, Estruturas Organizacionais e Desenvolvimento de Comunidades. Contribuiu na estruturação do curso de Arquivologia, reestruturação do curso de Biblioteconomia e no relatório para implementação do curso de museologia da UNESP. Com o apoio da Capes realizou seu doutoramento pleno na escola de engenharia da Universidade do Minho e seu campo de recolha de dados foram regiões da França, Escócia e Inglaterra que possuíam requisitos reconhecidos de cidades inteligentes da comunidade europeia.

 

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Publicado

2019-09-13

Como Citar

Silva, R. C., & Caldas, R. F. (2019). O método Cross Culture na pesquisa em Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 702–727. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.10675

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