Iniciativas científicas de arquivamento e preservação de conteúdos em mídias sociais: panorama atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Palavras-chave:

mídia social, preservação digital, Twitter

Resumo

O estudo realiza um mapeamento de experiências científicas que realizam coleta e arquivamento de conteúdos de mídias sociais. Apresenta inicialmente um breve referencial teórico relacionado à preservação digital e Web 2.0. Pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho exploratório uma vez que buscou identificar nas experiências inovadoras questões pouco investigadas, tais como as características: tecnológicas (plataforma de mídia social utilizada, solução tecnológica utilizada para a coleta dos dados e formato de armazenamento dos dados coletados); e contextuais verificando se os metadados garantem proveniência, autenticidade e como é a gestão de direitos e tipos de acesso aos dados. Os resultados apontam que, embora o foco principal destas iniciativas não seja diretamente a preservação, esta questão está intrinsecamente contemplada. O Twitter é a plataforma principal de coleta de dados utilizada por pesquisadores. Vários são os desafios elencados, é preciso especificar como e por quem os dados coletados serão utilizados e relevante deve ser a atuação curatorial nestes projetos, visando selecionar o que de fato deve ser guardado. Por fim, as restrições das plataformas de mídias sociais e a falta de transparência e compreensão sobre suas práticas de gestão de dados atualmente dificultam a preservação deste tipo de conteúdo.

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Biografia do Autor

Laura Vilela Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Goiás (UCG); Graduada em Ciência da Computacão pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrando disciplinas relacionadas com Tecnologias da Informação e Comunicação, Inteligência Competitiva, nos cursos da Faculdade de Informação e Comunicação. Representante da Região Centro-Oeste da Rede Cariniana de Preservação Digital (IBICT). Experiência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação realizando estudos sobre os seguintes temas: Redes sociais de Comunicação, Preservação Digital, Curadoria Digital, Inclusão social e digital, Mediação da informação, Biblioteca Escolar, Gestão da Informação e do conhecimento, Inteligência competitiva, Inovação tecnológica, Recursos Educacionais Abertos (REA), Repositórios Digitais. 

Dalton Lopes Martins, Universidade Federal de Goiás

Professor no curso de Gestão da Informação e no Programa de Pós-graduação em Comunicação PPGCOM (Mestrado) da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Engenharia da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutor em Ciências da Informação pela ECA-USP (2009-2012), trabalhando com o tema de mapeamento, análise estrutural e dinâmica de Redes Sociais em ambientes digitais distribuídos. Tem experiências nas áreas de inclusão e cultura digital, análise de redes sociais, estudos métricos e dinâmica humana. Tem trabalhado atualmente em pesquisas na interface das áreas de Comunicação e Informação, focando nos fatores e nas condições que favorecem a formação de coletivos inteligentes e pesquisas com aplicações de Ciência de Dados (aprendizagem de máquina e mineração de dados) em problemas envolvendo políticas públicas, mídia e participação social.

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Publicado

2017-10-27

Como Citar

Rezende, L. V. R., & Martins, D. L. (2017). Iniciativas científicas de arquivamento e preservação de conteúdos em mídias sociais: panorama atual. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(1), 219–236. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8538

Edição

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