Competências do bibliotecário: o exercício da mediação implícita e explícita na biblioteca universitária

Larisse Macêdo de Almeida, Gabriela Belmont de Farias, Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo


Os princípios da mediação têm sido aplicados em diversos contextos culturais e sociais por permitir a apropriação da informação de forma direta ou indireta. No ambiente das bibliotecas universitárias, a interação entre o usuário e o bibliotecário faz-se indispensável não só pela troca de experiências, mas, principalmente, para a construção de conhecimentos. Este estudo tem como objetivo identificar quais são as competências necessárias ao bibliotecário para atuar como mediador da informação na biblioteca universitária, procurando especificar as demandas da mediação implícita e explícita. O conceito de mediação da informação requer o envolvimento de sujeitos protagonistas, que se apropriam do conhecimento e que direcionam as ações para a construção colaborativa. Apesar de ser uma ação fundamental do fazer bibliotecário, nem sempre a mediação faz parte do cotidiano das bibliotecas de forma eficiente. Observamos que, para exercer o papel de mediador, o bibliotecário necessita de uma série de competências, as quais estão relacionadas à organização, representação, acesso, utilização, apropriação da informação e ao comportamento humano frente às necessidades informacionais, entre outras. Identificamos que as atividades da mediação explícita podem exigir um número maior de competências do bibliotecário, entretanto, as ações desenvolvidas na mediação implícita possuem influência direta na qualidade da mediação explícita, demonstrando a necessidade do trabalho cooperativo entre os profissionais dos diversos setores. Concluímos que o bibliotecário deve buscar traçar trajetórias cognitivas e empreendê-las de forma consciente pautadas nos princípios da mediação implícita ou explícita, a fim de que o processo de mediação esteja sempre centrado nas necessidades do usuário e voltado para um processo continuo de apropriação da informação.


Palavras-chave


Biblioteca Universitária; Competência em Informação; Mediação da Informação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, S.; SANTOS NETO, J. A.; SILVA, R. J. (Org.). Mediação oral da informação e da leitura. São Paulo: Abecin, 2015.

CARVALHO, J. Tópicos em Biblioteconomia e Ciência da Informação: epistemologia, política e educação. Rio de Janeiro: Agência Biblioo, 2016.

DAVALLON, J. A mediação: a comunicação em processo? Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, n. 4, p. 3-36, 2007.

FARIAS, M. G. G. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, set. 2015/fev. 2016.

GOMES, H. F. Tendências de pesquisa sobre mediação, circulação e apropriação da informação no Brasil: estudo em periódicos e anais dos ENANCIB (2008-2009). Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.3, n.1, p. 85-99, jan./dez. 2010.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS NETO, J. A.; ALMEIDA JÚNIOR, O. F. O conceito de mediação implícita da informação no discurso dos bibliotecários. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306058116_O_CONCEITO_DE_MEDIACAO_IMPLICITA_DA_INFORMACAO_NO_DISCURSO_DOS_BIBLIOTECARIOS Acesso em: 3 set. 2017.

SILVA, J. L. C.; SILVA, A. S. R. A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 2, p. 1-30, 2012.

SOUTO, L. F. Mediação, necessidade informacional, busca de informação e serviços de disseminação seletiva de informações. In: SOUTO, L. F. Informação seletiva, mediação e tecnologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2010.

VARELA, A. V.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Mediação em múltiplas abordagens. Informação & Informação., Londrina, v. 19, n. 2, p. 138-170, 2014.

VARELA, A.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. G. G. Desenvolvimento de competências informacionais, científicas e tecnológicas: responsabilidade do ensino superior com parceria entre a docência e a biblioteca. In: BELLUZZO, R. C. B.; FERES, G. G. (Org.). Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: Febab, 2013, p. 169-202.

VARELA, Aída. Informação, cognição e mediação: vertentes, contextos e pretextos. Revista Ibero-americana de Ciência da Informação (RICI), v. 1 n. 1, p. 21-45, jan./jun. 2008.