Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional

Autores

  • Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Glória Georges Feres Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2203

Palavras-chave:

competência em informação, interdisciplinaridade, pensamento complexo

Resumo

Atualmente a competência em informação tem sido estudada em diferentes contextos sociais. Sendo assim um artigo que demonstre as principais atuações desta competência contribui na construção do pensamento complexo do pesquisador e do público em geral. Portanto a presente pesquisa possui a seguinte questão norteadora: como a competência em informação influencia os diferentes contextos sociais? Ressalta-se que foram escolhidos os principais âmbitos de influência a fim de que o leitor possua uma visão amplificada sobre o tema, contudo uma pesquisa que apresente todas as perspectivas de um conhecimento é improvável. Como procedimentos metodológicos o artigo apresenta uma pesquisa exploratória baseada em uma revisão bibliográfica. Nas considerações finais afirma-se que a competência em informação está presente na política, pois é um fator que permite exercer a cidadania; nas escolas desenvolvendo o aprendizado dos estudantes; além disto, é necessária no manuseio das tecnologias e é uma estratégia de vantagem competitiva nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Letícia Capinzaiki Ottonicar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela FATEC de Garça/SP e mestranda do Departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências-FFC da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho campus Marília

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Graduação em biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP e atualmente é professora Drª do departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências-FFC da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho campus Marília.

 

Glória Georges Feres, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos. Atualmente é professora Drª do departamento de Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências-FFC da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho câmpus Marília

Downloads

Como Citar

Ottonicar, S. L. C., Valentim, M. L. P., & Feres, G. G. (2016). Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 124–142. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2203

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.