Cantando com coisas em arquivos de museus etnográficos

a reunificação de unidades materiais/imateriais como parte de uma etnomusicologia engajada

Autores

Palavras-chave:

Música Indígena, Cultura material/imaterial, Museu, Etnomusicologia Engajada

Resumo

Este artigo mostra, em um primeiro momento, como a separação de unidades ontológicas de entidades materiais e imateriais foi destruída pela prática da coleta colonial. Portanto, a ideia de um “coletivo” (Descola, Latour) como uma noção de extensão da cultura é usada, incluindo interações humanas e não humanas ontologicamente relevantes. Em um segundo momento foram apresentados projetos recentes mostrando o que significa pensamento coletivo em cooperações entre a chamada “cultura de origem” e os museus etnográficos europeus. Além disso, são discutidos os resultados do meu projeto de longa duração realizado com o povo indígena Pemón AreTauKa (Venezuela / Brasil / Guiana) e a cooperação contínua com o projeto “compartilhar saberes” do Museu Etnográfico Berlin Dahlem, com o objetivo de revelar ideias e estratégias para reunir entidades relevantes de objetos sonoros e físicos às suas unidades ontológicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matthias Lewy, Universidade de Brasília

Dr., atualmente pesquisador de pós-doutorado e professor colaborador na Universidade de Brasília (UnB), atuou como professor de etnomusicologia em várias universidades da Alemanha (Universität Halle-Wittenberg), antropologia cultural (Freie Universität Berlin, Universität Bonn, Philipps-Universität Marburg), estudos de música popular (Universidade Humboldt de Berlim) e administração cultural (Europa Universität Frankfurt / Oder). É coeditor de “El oído pensante” desde 2014, editor convidado de “Música em contexto” (2017). Ele publicou recentemente o livro “Sudamérica y sus mundos audibles: cosmologías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas”, com Bernd Brabec de Mori e Miguel García.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Lewy, Matthias. 2018. “Cantando Com Coisas Em Arquivos De Museus etnográficos: a reunificação De Unidades Materiais Imateriais Como Parte De Uma Etnomusicologia Engajada”. Música Em Contexto 12 (1):34-47. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/23510.

Edição

Seção

Artigos