A retrospective listening through archival material
Palavras-chave:
Etnomusicologia, arquivos no campo, escuta retrospectiva, GabãoResumo
Este artigo questiona o uso de arquivos etnomusicológicos no campo. Como a percepção e a interpretação de arquivos por músicos contemporâneos nos fornecem informações etnográficas, musicológicas e socioculturais sobre ambas as práticas musicais histórica e contemporânea? Este trabalho preliminar pretende envolver músicos gaboneses na interpretação dos arquivos e no uso futuro de arquivos na prática musical. Baseia-se em dois exemplos de audição retrospectiva: a primeira é sobre a percepção de Yannick a respeito de sua própria execução gravada há dez anos, e a segunda é sobre a percepção de três músicos Fang sobre a execução de outros músicos Fang gravados há 50 anos por Pierre Sallée. Os arquivos etnomusicológicos carregam micro-história, traços de execuções e períodos de tempo que podem ter sido esquecidos há tempos. Revisitar e retornar gravações em um contexto científico permite ao pesquisador introduzir novas perspectivas e tópicos de pesquisa sobre a historicidade das práticas musicais de tradição oral, bem como as percepções e interpretações dos músicos sobre execuções musicais. A realização de uma audição retrospectiva no campo com músicos nos permite enriquecer o material arquivístico com dados etnográficos, estudar a transformação das práticas musicais ao longo do tempo e definir melhor os critérios que os músicos usam para ouvir e caracterizar o desempenho de um músico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Música em Contexto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.