Além do Leiwah da Arábia Oriental

Estrutura de um rito de posse na longue durée

Autores

  • Maho Sebiane Museu Nacional de História Natural (MNHN), Paris e Centro de Pesquisa de Etnomusicologia (CREM), Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Nanterre, Paris

Palavras-chave:

Arábia Oriental, África Oriental, Ritual de possessão, Zunúj, dança leiwah

Resumo

Ao longo das margens do Golfo Persa e especialmente no leste da Arábia, o leiwah é um rito de possessão envolvendo música e dança. É praticado por descendentes de escravos da África Oriental chamados Zunûj. Consideram-na como nativa da costa da Swahili (Bilâd as-sawâhil). De fato, sua presença nesta região data do final do século XIX como resultado do comércio de escravos do Oceano Índico. No entanto, o leiwah é mais conhecido como uma dança de entretenimento e percebida pela jovem geração árabe urbanizada como uma tradição secular e local, de inspiração árabe. Esta situação deve-se em parte ao fato de que a apresentação desta prática pelas instituições culturais dos Estados do Golfo minimizaram todos os seus laços com a África e não mencionam a história da escravidão Zunúj. Então, o que significa leiwah para aqueles que a praticam? Quais são as influências culturais nas quais foi estabelecida, bem como as especificidades desta prática no leste da Arábia, dado que a velha geração do Zunûj considera o leiwah como uma expressão cultural da África Oriental e é basicamente um rito de posse? Este artigo foca o estudo do leiwah numa perspectiva diacrônica. O objetivo é, por um lado, substituir numa perspectiva histórica alguns elementos antropológicos e musicológicos observados em sincronia e, por outro, esclarecer suas influências culturais que contribuiriam para uma melhor compreensão de como e a partir do que esta prática foi elaborada na Arábia Oriental.

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Biografia do Autor

Maho Sebiane, Museu Nacional de História Natural (MNHN), Paris e Centro de Pesquisa de Etnomusicologia (CREM), Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Nanterre, Paris

Dr., antropólogo e etnomusicólogo do Centro de Pesquisa em Artes e Linguagem, EHESS, Centro de Pesquisa em Etnomusicologia, LESC-CNRS, Museu do Homem e Museu Nacional de História Natural (MNHN), Paris. Sua pesquisa se concentra nas diferentes práticas musicais e rituais no Golfo Pérsico. Elas envolvem, em particular, uma reflexão sobre o ajuste dos processos de categorização implementados nesta região e seu impacto na compreensão e representatividade das práticas musicais no mundo árabe-islâmico. Ele publicou recentemente os artigos "Traditional Music Patrimonialization in the United Arab Emirates: State of play and Stakes of a Cultural Policy in Mutation (1971-2010)” in Translingual Discourse in Ethnomusicology 2, e “Entre Afrique et Arabie: les esprits de possession sawâhili et leurs frontières” no Journal des Africanistes.

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Publicado

2017-11-24

Como Citar

Sebiane, Maho. 2017. “Além Do Leiwah Da Arábia Oriental: Estrutura De Um Rito De Posse Na Longue durée”. Música Em Contexto 11 (1):13-44. https://periodicos.unb.br/index.php/Musica/article/view/11128.

Edição

Seção

Artigos Científicos - linha C